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- Ezipizi: A User Experience no Apoio à Gestão de Academias Desportivas e Comunidades OnlinePublication . Carvalho Pereira, Ema Patrícia; Varzim, MartaNas últimas décadas, o avanço exponencial da tecnologia transformou significativamente comportamentos e interações humanas, especialmente devido à evolução dos meios de comunicação digitais—que permitem uma rápida partilha de informações e promovem interações mais orientadas aos interesses dos utilizadores. O presente projeto aborda um tema relevante no contexto de escolas, academias e associações de dança em Portugal, onde a realidade que prevalece, devido à escassez de recursos, é a de serem muitas vezes geridas por profissionais apaixonados por dança, desporto ou cultura, mas que, infelizmente, carecem de conhecimentos sólidos em gestão—o que resulta em práticas administrativas desatualizadas, problemas financeiros e obstáculos na comunicação com os membros. Partindo da questão “Será possível desenvolver uma proposta de valor através da simplificação e automatização de diversos procedimentos, por meio da elaboração de uma app com funcionalidades projetadas para serem uma solução intuitiva e eficiente no contexto de negócios, enquanto estimula a interação com os clientes?”, o desígnio do projeto reside na conceção e no desenvolvimento de uma aplicação móvel como uma sugestão para resolver a problemática identificada, com o propósito de proporcionar um alívio significativo aos gestores dessas instituições—uma vez que este tipo de apoio ainda está pouco desenvolvido pelo mercado.
- Aprender Matemática e Português por meio das Artes Visuais no 3º ano do 1º CEBPublication . Moura, Rita; Caiado, FátimaNo presente estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico centrámos a nossa investigação nas Artes Visuais como uma abordagem interdisciplinar positiva, de modo a perceber o verdadeiro impacto das mesmas na prática educativa. Este tema surge da necessidade de trazermos as mesmas, para o dia a dia da sala de aula e prevenir que sejam deixadas para segundo plano. Pretendemos também evidenciar as suas diversas potencialidades ligadas às áreas do Português e da Matemática, abordando ilustrações, obras e pintores, contribuindo e pensando sempre num maior aproveitamento escolar. Ao longo desta investigação qualitativa respondemos à grande questão: - Como é que as Artes Visuais podem ser potenciadoras do ensino da Matemática e do Português no 3.º ano do 1.ºCEB? O seguinte estudo carateriza-se por um Estudo Qualitativo que pretende responder a um paradigma interpretativo através da investigação-ação, assim utilizámos diversas técnicas de recolha de dados, importantes na tomada de decisões e conclusões neste estudo, com alunos de 3.º ano do 1.º CEB, numa escola que segue o Movimento da Escola Moderna (MEM). Para que tal acontecesse desenhámos 6 atividades, divididas por várias tarefas sequenciais, 3 de Português e 3 de Matemática com objetivo de potencializar a exploração educativa através das Artes Visuais. Assim, o estudo realizado evidenciou as potencialidades das Artes Visuais no ensino da Matemática e do Português, sendo que os alunos compreenderam que através das obras e ilustrações conseguimos observar outras áreas de conhecimento, demonstraram predisposição e muito interesse ao longo das suas tarefas, evidenciando-se nos resultados positivos de todas as atividades.
- Satisfação profissional, motivação no trabalho e presentismo em enfermeiros do INEMPublication . Baião, Hélder; Pedro Rocha, Rui Manuel; Guerra, Margarida; Cunha, Sónia; Gonçalves, Rita; Queirós, Cristina; Campos, RuiIntrodução: Após a sobrecarga da pandemia COVID-19 nos profissionais de saúde, é fundamental conhecer o seu grau de motivação e satisfação profissional, pois o cansaço acumulado prejudica o desempenho e afeta a saúde mental destes trabalhadores (Huang et al.,2024; Vargas et al.,2023) e a qualidade dos serviços (Moore & Glette, 2023), favorecendo a intenção de mudar de serviço ou até de profissão (Wei et al., 2023). Pretendem-se conhecer os níveis de satisfação/motivação laborais e de presentismo em enfermeiros do INEM. Métodos: Um estudo transversal/comparativo/correlacional recolheu online dados entre julho-novembro/2023, com autorização institucional e ética do INEM. O questionário foi divulgado a todos os enfermeiros, incluindo questões de caracterização sociodemográfica/laboral, Questionário de Satisfação no trabalho (Pais-Ribeiro & Maia,2002) e versões portuguesas da Utrecht Work Engagement Scale-9 de Schaufeli (Sinval et al.,2018) e Stanford Presenteeism Scale-6 de Koopman (Ferreira et al.,2010). Participaram 62 enfermeiros, com tempo de serviço médio de 10,4 anos no INEM, trabalhando 58% em meio urbano e sendo 19% Enfermeiro Especialista/Gestor. Resultados: Encontraram-se níveis moderados de satisfação laboral para 87% dos enfermeiros, e apesar de 71% apresentarem elevada satisfação com colegas, 24% e 26% apresentaram baixa segurança com o futuro da profissão e baixo nível de satisfação com a profissão. A motivação no trabalho foi elevada para 47% e a dedicação elevada para 45%, apresentando 48% nível moderado de vigor. O presentismo teve impacto em 15% da amostra, predominando a presença de cefaleias/enxaquecas, problemas musculo-esqueléticos, alergias, ansiedade/stress. Análises comparativas revelaram poucas diferenças significativas. Satisfação e motivação correlacionaram-se entre si positivamente, mas negativamente com presentismo. Conclusões: Os resultados expressam satisfação e motivação com o trabalho, mas a presença de doenças associadas ao presentismo exigem atuação da Saúde Ocupacional e da Enfermagem do Trabalho. Desta forma poderá reduzir-se o impacto do presentismo na saúde dos enfermeiros e os seus custos nas instituições de saúde e na qualidade dos serviços prestados.
- O "falso" anonimato da Blockchain:Como rastrear o circuito do dinheiro para a concretização probatória da verdadePublication . Oliveira, Gonçalo Alexandre da Piedade de; Fontes, José; Pimentel, LourençoA presente dissertação surge no âmbito do curso de mestrado em Ciências Policiais, área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. O falso anonimato da blockchain permitiu que durante os seus primeiros anos de vida fosse um lugar perfeito para o agente do crime transferir e guardar os seus capitais em carteiras digitais. No entanto, nesta dissertação abordamos de que forma esta tecnologia não é totalmente anónima. Para isso, são introduzidos conceitos como a blockchain, criptomoedas e de que forma são usados pelos agentes do crime. Porém, as suas características também permitem ao investigador rastrear o circuito do dinheiro para a concretização probatória e descoberta da verdade. Desta forma, realizamos um estudo de caso, onde aleatoriamente escolhemos uma carteira suspeita e tentamos rastrear até a podermos identificar, para isso utilizamos o software Graphsense. Posto isto, analisámos formas possíveis que a Investigação Criminal tem para a repressão criminal desta natureza, entendemos também as suas limitações e discutimos possíveis políticas de combate ao cibercrime.
- O "falso" anonimato da Blockchain:como rastrear o circuito do dinheiro para a concretização probatória da verdadePublication . Oliveira, Gonçalo Alexandre da Piedade de; Fontes, JoséA presente dissertação surge no âmbito do curso de mestrado em Ciências Policiais, área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. O falso anonimato da blockchain permitiu que durante os seus primeiros anos de vida fosse um lugar perfeito para o agente do crime transferir e guardar os seus capitais em carteiras digitais. No entanto, nesta dissertação abordamos de que forma esta tecnologia não é totalmente anónima. Para isso, são introduzidos conceitos como a blockchain, criptomoedas e de que forma são usados pelos agentes do crime. Porém, as suas características também permitem ao investigador rastrear o circuito do dinheiro para a concretização probatória e descoberta da verdade. Desta forma, realizamos um estudo de caso, onde aleatoriamente escolhemos uma carteira suspeita e tentamos rastrear até a podermos identificar, para isso utilizamos o software Graphsense. Posto isto, analisámos formas possíveis que a Investigação Criminal tem para a repressão criminal desta natureza, entendemos também as suas limitações e discutimos possíveis políticas de combate ao cibercrime.