Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O papel da PSP na proteção de pontos sensíveis face à ameaça terrorista: O caso do Aeroporto Francisco Sá CarneiroPublication . Santos, Diogo João Henrique dos; Duque, Raquel dos SantosO terrorismo constitui-se como uma das principais ameaças às infraestruturas críticas e pontos sensíveis nacionais, nomeadamente, às infraestruturas aeroportuárias, comprometendo a segurança de todos os passageiros e dos próprios Estados, dado que, a aviação civil é uma área com uma expansão evidente e existe um histórico bastante considerável de ataques levados a cabo nestes espaços. O novo paradigma securitário, caraterizado por ameaças mais complexas, vem revelar fragilidades no setor da proteção das infraestruturas críticas, tendo em conta que não existe um plano nacional adequado à proteção destes domínios. O aeroporto Francisco Sá Carneiro tem vindo a ganhar preponderância como infraestrutura com uma elevada importância estratégica nacional, servindo a região norte do país e da Península Ibérica, ao acolher cada vez mais passageiros, oferecendo um maior número de rotas e colaborando com mais companhias aéreas. A Polícia de Segurança Pública é a Força de Segurança com competência na proteção desta infraestrutura e, ao longo deste trabalho, propusemo-nos aferir se o papel desempenhado por esta Polícia se adequa às novas necessidades securitárias, por força das alterações da organização da segurança da aviação civil e do surgimento de novas ameaças. Com este intuito, averiguámos se esta Polícia ministra uma eficaz formação aos seus polícias e verificámos se o número de recursos humanos são consonantes com a relevância atribuída a este aeroporto. Para tal, recorremos a um conjunto de métodos e técnicas, com forte aplicabilidade nesta matéria, para podermos responder às questões de investigação. Assim, a metodologia adotada é qualitativa e exploratória realizando uma fase de pesquisa, precedida a uma revisão da literatura e de uma observação direta, bem como, uma análise de informação obtida e a aplicação de entrevistas semi estruturadas, dirigidas a vários elementos, que por inerência das suas funções ou pelo seu conhecimento nesta matéria nos poderão dar um contributo importante.
- A Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e a Segurança Privada: contributos na garantia da segurança internaPublication . Will, Constantino Pinto D´apresentação; Escudeiro, Maria João Simões; Torres, Bruno Miguel FenaAs questões relacionadas com a segurança no mundo atual são uma das grandes preocupações de qualquer Estado, quer a nível interno, quer a nível externo, uma vez que a criminalidade é transversal a todos os países e cada vez mais sofisticada nas suas mais variadas formas de atuação. Nos tempos contemporâneos, a preocupação relacionada com a segurança levou os Estados, à semelhança de São Tomé e Príncipe, a permitirem que outros atores atuassem no âmbito dos assuntos relacionados com a mesma, nomeadamente no âmbito da segurança a estabelecimentos comerciais, transporte de valores e condomínios privados, o que levou a uma proliferação e consequentemente a um desenvolvimento destas empresas de segurança privada, bem como ao aumento da sua área de intervenção, na medida em que o seu papel tem sido imprescindível na prevenção da criminalidade e na dissuasão de práticas criminais. No que se refere a São Tomé e Príncipe, a legislação que regula a atividade de segurança privada surgiu no ano de 2007, como forma de apoiar as Forças de Segurança do Estado, no âmbito da manutenção da segurança interna, em virtude destas empresas se encontrarem numa situação de maior proximidade com os cidadãos em vários setores, colmatando a falta de recursos das Forças de Segurança do Estado, que podem ser deslocados para outras finalidades. Assim, consideramos que as empresas de segurança privada, são um contributo, uma mais-valia para garantir a segurança interna dos cidadãos e das empresas, de São Tomé e Príncipe.
- Impact of the COVID-19 Pandemic on Cryptocurrency Markets: A DCCA AnalysisPublication . Almeida, Dora; Dionísio, Andreia; Ferreira, Paulo Jorge Silveira; Isabel VieiraExtraordinary events, regardless of their financial or non-financial nature, are a great challenge for financial stability. This study examines the impact of one such occurrence—the COVID19 pandemic—on cryptocurrency markets. A detrended cross-correlation analysis was performed to evaluate how the links between 16 cryptocurrencies were changed by this event. Cross-correlation coefficients that were calculated before and after the onset of the pandemic were compared, and the statistical significance of their variation was assessed. The analysis results show that the markets of the assessed cryptocurrencies became more integrated. There is also evidence to suggest that the pandemic crisis promoted contagion, mainly across short timescales (with a few exceptions of non-contagion across long timescales). We conclude that, in spite of the distinct characteristics of cryptocurrencies, those in our sample offered no protection against the financial turbulence provoked by the COVID-19 pandemic, and thus, our study provided yet another example of ‘correlations breakdown’ in times of crisis.
- O impacto do diagnóstico de perturbação do espetro do autismo nos paisPublication . Pereira, Katia; Barbosa, MiguelEnquadramento: O diagnóstico de perturbação do Espectro de Autismo é emocionalmente exigente para a estrutura familiar e implica um processo de aceitação e reorganização psicológica face às necessidades especificas apresentadas pela da criança. As figuras parentais têm de lidar com a transição da criança idealizada para a criança real e com a consequente adaptação intrafamiliar e social. Objetivos: O presente estudo teve como objetivos avaliar a relação entre aspetos sociodemográficos e o impacto do diagnóstico de PEA nos pais e identificar os preditores da adaptação social. Métodos: A amostra foi constituída por 101 participantes (Midade=38 anos; DP=6,85; 69,3% mães e 30,7% pais), que preencheram um questionário online sobre o impacto do diagnóstico nos pais que inclui a avaliação de sentimentos e emoções ao saber o problema do seu filho; reações e atitudes atuais; interação familiar; adaptação intrafamiliar/mudanças a nível familiar; adaptação social/mudança a nível social; expetativas quanto ao futuro; reações aos apoios/necessidades sentidas. Resultados: Globalmente, verificou-se uma associação significativa entre o tempo de diagnóstico e a idade da criança e o impacto negativo percebido. Ao nível das dimensões individuais do impacto percebido pelos pais, o rendimento mensal correlacionou-se positivamente com todas as dimensões da escala de impacto percebido do autismo. Verificou-se que as reações e atitudes negativas dos pais face ao diagnóstico, bem como mudanças a nível individual e familiar foram preditores significativos da adaptação social, explicando 51% da variância nessa dimensão. Conclusão: Esta investigação, demonstra a importância de considerar o impacto de aspetos sociais e relacionais na adaptação ao diagnóstico de autismo nos pais, sugerindo assim a necessidade de desenvolver programas de intervenção que se ajustem às necessidades destes pais promovendo a sua adaptação numa fase precoce do diagnóstico.
- Impacto da qualidade da vinculação no desenvolvimento de sintomas psicopatológicos em indivíduos com eventos de vida negativosPublication . Peixe, Cristiana; Barbosa, MiguelIntrodução: Durante o seu processo de desenvolvimento, os seres humanos passam por diversas fases e desafios que se refletem posteriormente na sua personalidade e comportamentos. Se os indivíduos experienciarem desde cedo relações afetivas e de suporte social saudáveis, quer com os pais, quer com os pares com que se relacionam, tornam-se menos vulneráveis ao desenvolvimento de sintomas psicopatológicos e doenças mentais. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da qualidade da vinculação no desenvolvimento de psicopatologia em indivíduos com eventos de vida negativos. Método: Neste estudo participaram 200 indivíduos (83.5% do sexo feminino) que preencheram a Experiences in Close Relationships – Relationship Structures Questionnaire, o Inventário de Acontecimentos de Vida Negativos – Revisto, a Impact of Event Scale - Revised e a Symptom Checklist 90 – Revised. Resultados: Verificou-se a existência de relações significativas entre a qualidade da vinculação e o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos e entre a frequência, o impacto, e os sintomas traumáticos do impacto dos eventos de vida negativos e o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. O evitamento na vinculação (na atualidade) e os sintomas traumáticos do impacto dos eventos de vida negativos surgem como preditores do desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. A frequência e o impacto dos acontecimentos de vida negativos medeiam a relação entre a vinculação evitante e ansiosa na infância e na atualidade e o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. Conclusão: A qualidade da vinculação e a frequência e o impacto de eventos de vida negativos contribuem para o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos. Os eventos de vida negativos medeiam a relação entre a qualidade da vinculação e o desenvolvimento de sintomas psicopatológicos