Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-18"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Microscopia de força atómica de vírus e proteínasPublication . Tomás, Rui Adalberto SousaA Microscopia de Força Atómica (MFA) é uma técnica de visualização e mapeamento tridimensional de estruturas ao nível atómico, com uma enorme capacidade de resolução e precisão, que revolucionou a microscopia. Criado em 1986, o microscópio de força atómica demonstrou grande relevância e proveito na área da nanotecnologia e em muitos outros ramos da ciência. Usufruindo da capacidade de analisar organismos e partículas biológicas in vitro, in situ e in vivo, torna-se numa ferramenta indispensável na captura de interações não visíveis ao olho humano entre estruturas biológicas, como os vírus e as proteínas. Os bacteriófagos (ou fagos) Pf1 e M13, são vírus que infetam bactérias e que revelam enorme interesse na área da nanotecnologia, devido às suas características ímpares. As fibras de actina, tendo em conta a sua estrutura singular e funções que desempenha, é também alvo de imensos estudos na área da biologia celular. O microscópio de força atómica é essencial para realizar estes estudos e sem ele não seria possível apreciar e estudar todas as valências das estruturas referidas. É, sem dúvida, um instrumento chave para a monitorização de todos os processos que envolvem estas estruturas microscópicas.
- Reintegração ou reincidência. Casa de transição - contributo para a eficácia da ressocializaçãoPublication . Henriques, Elsa Maria Poeiras Carlos; Ribeirinho, Carla Marina da Cunha; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosA presente dissertação tem como tema central a Casa de Transição enquanto estrutura que pretende consubstanciar uma parte importante das políticas de reeducação e reinserção social, como meio de evitar a reincidência nas práticas criminosas. Pretendemos entender o seu papel e contributo para a reinserção social dos ex reclusos que não possuem à saída do Estabelecimento Prisional um domicílio estável, nem laços familiares, visando a sua reeducação e aquisição de competências que lhes permitam encontrar um trabalho que lhes garanta a sua autonomização e, quando seja necessário, intervir em situações de adições pré-existentes. Para a realização desta investigação, no sentido de responder às problemáticas e aos objetivos propostos, optámos por uma metodologia de caráter qualitativo, que permite, trabalhar com significados, motivações, valores e crenças. Trata-se, assim, de uma investigação de caráter descritivo, através de um estudo de caso, no sentido de salientar a intervenção efetuada na reeducação destes indivíduos e a sua integração na sociedade. Foram realizadas 15 entrevistas semiestruturadas tendo sido utilizada como técnica de tratamento da informação, a análise de conteúdo. Considerando que atualmente uma das finalidades da política criminal é a da ressocialização positiva dos ex-reclusos e a sua recuperação da sociedade, foi possível inferir através dos resultados desta investigação que a Casa de Transição assume uma função importante para o cumprimento destes objetivos. A Casa de Transição tem como um dos seus objetivos contribuir para que os ex reclusos possam adquirir experiências de voltar a viver num prédio de habitação, voltar a viver como homens livres, após o período de reclusão e que não voltem a praticar crimes, uma vez que enquanto cumpriram as penas de prisão experimentaram o sofrimento resultante da privação de liberdade e permanência num Estabelecimento Prisional.
- Estudo de mercado para lançamento de uma nova gama de produtos da marca WepharmPublication . Monteiro, Ana Carolina Frazão; Tavares, Victor Manuel DomingosA necessidade de inovação permanente para se destacarem da concorrência apresenta-se, cada vez mais, como sendo a solução eficaz para as empresas se conseguirem manter competitivas. Devido à enorme quantidade e semelhança das opções disponíveis, o consumidor acaba por prestar atenção ao packaging dos produtos, que contribui para a sua perceção das características do produto em si. Isto faz com que a embalagem se revele um elemento importante a ter em consideração na sua escolha final. O presente trabalho desenvolve a relação entre estas temáticas com base numa revisão da literatura, assim como descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular, no departamento de contas da agência Actimundi – Creative Agency, com ênfase no papel dos Account Managers. O acompanhamento do projeto da marca Wepharm revelou a necessidade de se realizar um estudo de mercado para a marca. Tal estudo desenvolvido visou perceber as preferências dos tutores de animais de companhia (target da marca), no que respeita a aspetos relacionados com a compra de alimentos complementares para tais animais e de outros produtos de uso veterinário. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário, tendo-se aplicado o mesmo a uma amostra de 154 indivíduos. Os resultados mais relevantes deste estudo demonstraram que, apesar dos tutores terem a noção de que conseguem estes produtos a um preço mais acessível em lojas online e hipermercados, preferem pagar mais em canais de venda que consideram mais credíveis, como os Centros de Atendimento Médico-Veterinários.
- Estudo de padrões de filigrana para aplicações em joalharia biomédicaPublication . Miranda, Catarina; Noronha, OlgaEnquanto arte enraizada e meio de afirmação do povo português, a filigrana tradicional é talvez um dos maiores captadores de atenção internacional, quando se aborda a cultura portuguesa. No entanto, levanta-se a questão: permanecerá apenas como arte de joalharia e de decoração convencionais? O presente documento atribui à filigrana uma outra propriedade que, para além de estética, contribuirá fundamentalmente para uma melhoria na recuperação física e psicoterapêutica de pacientes sujeitos a intervenções cirúrgicas para a fixação e consolidação de fraturas ósseas. É neste sentido que aqui se apresentam novas propostas de placas de osteossíntese para fracturas não urgentes que, sustentadas pelo pensamento crítico de médicos cirurgiões e engenheiros biomecânicos, repensam as geometrias das atuais placas, por forma a promover a customização das mesmas e, consequentemente, espoletar uma maior aceitação física e emocional por parte dos pacientes.O projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) “Estudo de padrões de filigrana para aplicações em joalharia biomédica”, de referência EXPL/ART-DAQ/1347/2021 e acrónimo FIOS, liderado e orientado pela Professora Doutora Olga Noronha e co-orientado pelo Professor Rafael Coelho, visa o desenvolvimento e projeção de placas de fixação óssea a partir de motivos inspirados na filigrana tradicional portuguesa que, após consolidação da fratura óssea, são transformadas em peças joalharia exclusivas aos pacientes.
