Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de ativos do setor das águas com recurso à ferramenta ValuekeepPublication . Caldeira, Ricardo Afonso Beirão; Raposo, Hugo David Nogueira; Farinha, José Manuel TorresA gestão de ativos físicos nos dias de hoje tem um papel fundamental em grande parte das organizações e é de suma importância que estes sejam geridos por gestores qualificados e que essa gestão tenha em conta não só a manutenção, mas também áreas que normalmente não são consideradas na manutenção. Para que essa “nova” gestão de ativos seja implementada nas organizações é importante mostrar resultados aos responsáveis por cargos públicos, indústrias ou outras organizações e que estes vejam esses resultados e apostem no conhecimento adquirido por um gestor de ativos físicos. O presente documento mostrará isso mesmo, pois serão apresentados aspetos pouco explorados que podem fazer diferença na hora de tomar decisões. O presente projeto tem como objetivo a implementação de um plano de gestão de ativos com o apoio de softwares de gestão e outras ferramentas aplicadas ao setor das águas que conduza à otimização e melhoramento dos processos da organização, à aplicação de medidas de manutenção preventiva e, consequentemente, à redução de perdas e custos. Como referido, a gestão de ativos tem aplicações muito extensas e em diversos tipos de atividades e/ou meios, entre eles, o setor das águas. Ao longo do presente documento irá ser detalhada a gestão deste tipo de ativos bem como a sua importância e aplicação. A realização deste projeto com o apoio do SMAS Guarda - Serviços Municipalizados da Câmara Municipal da Guarda será uma excelente oportunidade para pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo do percurso académico, mas também para aprofundar conhecimentos na área em estudo.
- Implementação da norma ISO 55001 com apoio de uma ferramenta aplicada à gestão de ativosPublication . Figueiredo, João Miguel Varandas Pinto Portela; Farinha, José Manuel Torres; Raposo, Hugo David NogueiraO setor industrial é cada vez mais competitivo. Devido a esta competitividade, as empresas têm cada vez mais o desafio de se destacar entre os seus concorrentes. Uma opção para esta diferenciação é acompanhar tanto a evolução tecnológica como a evolução da área de gestão, designadamente a gestão de ativos. Estas duas áreas interligam-se através da convergência entre a Indústria 4.0, a evolução dos softwares de gestão e a transformação digital. A gestão de ativos é um tema que ganhou interesse no final do século XX, sendo este amplificado no início do século XXI, ao ponto de serem criados e emitidos documentos de referência, para a adaptação e implementação de um sistema viável a este conceito, designados por PAS 55 em 2004 e a família de normas ISO 5500X (X=0,1,2) em 2014, sendo as últimas mais recentes, portanto mais adaptáveis à indústria atual. Como as normas ISO 5500X são recentes e trazem benefícios de estruturação e prestígio, tanto interno como externo, leva a que a maioria das empresas queiram obter um grau de certificação nesta família de normas, destacando-se assim dos seus concorrentes e propiciando a otimização de ativos, redução dos custos de posse, e conformidade com os requisitos de segurança e qualidade. Este relatório descreve o trabalho realizado, no âmbito da disciplina de Estágio, do Mestrado em Engenharia e Gestão de Ativos Físicos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. O trabalho desenvolveu-se em contexto empresarial, visando o apoio à implementação da família de normas ISO 5500X, através da utilização de uma aplicação de apoio à Gestão de Ativos, Gestão da Manutenção e Transformação Digital. O trabalho consistiu em verificar quais os requisitos da norma ISO 55001 que são suportados pelo CDM® - Complete Drive Management, desenvolvido pela empresa SEW-EURODRIVE. Inclui a análise teórica das normas ISO 5500X, seguida da implementação de um caso prático na aplicação e análise dos seus resultados, no âmbito do cumprimento dos requisitos da norma. Como corolário deste projeto destaca-se a relevância do apoio à estruturação das empresas a nível da gestão de ativos e ao cumprimento dos requisitos da norma, de modo a obter a certificação pela ISO 55001, utilizando uma aplicação de apoio.
- Perspectiva de imigrantes sobre a integração pessoal e familiar na sociedade brasileiraPublication . Dal Pizzol, Erica dos Santos Ratuchnei; Barreto, Mayckel da Silva; de Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri; Gurrutxaga, María Idoia Ugarte; Padilla, Francisca Maria Garcia; Santos, Maria Luísa; Lino, Iven Giovanna Trindade; Marcon, Sonia Silva; Santos, Maria Luísa Vieira AndradeObjetivo: descrever as vivências de imigrantes e suas famílias relativas à integração no Brasil. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em município no Sul do Brasil. Os informantes foram 13 imigrantes que residiam no Brasil entre seis meses e cinco anos e que conseguiam se comunicar em português, inglês ou espanhol. Os dados foram coletados entre maio e novembro de 2021, mediante entrevistas semiestruturadas, audiogravadas e submetidas à análise de conteúdo temática. Resultados: os 13 participantes tinham idades entre 27 e 65 anos (média de 36 anos), sendo nove mulheres, sete provenientes da Venezuela e os demais de países da América do Sul, Central e África. Emergiram três categorias as quais mostram as adversidades experienciadas, sobretudo em relação a empregos (baixos salários, exploração de mão de obra, não reconhecimento de títulos acadêmicos), dificuldades de comunicação e distância da família. Por outro lado, mostram também a satisfação com a segurança pública, assistência à saúde e possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Para manter a união familiar e suas origens, as pessoas em situação de imigração ajudam financeiramente os membros que não puderam migrar, fazem comidas típicas e utilizam o idioma nativo no ambiente domiciliar. Conclusão: a integração à sociedade brasileira é permeada por desafios, nomeadamente pela ausência/ distância da família de origem e/ou constituída, não compreensão do idioma, problemas laborais e financeiros e fragilidade na rede de apoio social. Contudo, os imigrantes buscam manter um adequado funcionamento familiar a partir do apoio de instituições e da manutenção da cultura de origem.
