Browsing by Issue Date, starting with "2023-02-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Bisfenol A (BPA) : sua presença nos compósitos e sistemas adesivosPublication . Peixoto, Nelson Silva; Moura, Pedro de Melo eO bisfenol A (BPA) é um dos produtos químicos de maior volume produzidos em todo o mundo. Ele é utilizado, por exemplo, na produção de resinas epóxi e de plásticos de policarbonato os quais que se encontram em muitos produtos de consumo. Vários estudos, realizados em humanos, mostraram níveis mensuráveis de BPA nos fluídos corporais, sendo encontrado em adultos, crianças e também grávidas. Com uma estrutura muito semelhante à dos estrogénios, ele foi classificado como um desregulador endócrino. Por causa da sua presença, vários efeitos foram observados, desde alterações comportamentais, cardiovasculares, no aparelho reprodutor, e até na cavidade oral. Na área da medicina dentária, os monómeros mais encontrados são a família dos di-metacrilatos da qual o bis-GMA e seus derivados são mais usados. Presentes maioritariamente na parte orgânica das resinas compostas também se pode encontrar em quantidade inferior na parte resinosa dos adesivos. Precauções, por parte do médico dentista, podem ser tomadas para reduzir grande parte da libertação do BPA após colocação do material restaurador no paciente. No entanto, novas alternativas estão presentes no mercado, que resolvem à partida a questão dos desreguladores endócrinos por não conter derivados de BPA nas suas composições. Essas alternativas, revelam propriedades promissoras.
- Reforço de estruturas de betão armado com compósitos reforçados com fibras de carbono CFRPPublication . Santos, José Carlos Fernandes dos; Correia, António José Pedroso de MouraA dissertação vai abordar sistemas alternativos para reforço das estruturas, denominados por FRP. Serão dados a conhecer diversos tipos de FRP mais utilizados e o porquê, as técnicas utilizadas na sua construção, aplicação dos mesmos e informações mais especificas necessárias ter em consideração, com as condições durante um incêndio. Vão ser dados a conhecer também alguns pormenores e resultados de ensaios e experiências desenvolvidas por autores/as para melhorar a compressão dos conceitos e para apresentar informações que puderam ser úteis para o desenvolvimento do documento e para possíveis desenvolvimentos futuros. O dimensionamento será efetuado com recurso a um programa de cálculo desenvolvido pela empresa S&P Reinforcement, nos quais serão tidos em consideração apenas alguns elementos da estrutura, visto que existe muito pouca informação sobre os mesmos. Os elementos em estudo são: • Pilares; • Se possível, as paredes da caixa de elevadores. No final serão analisadas as conclusões, incluindo uma critica sobre as fases de dimensionamento e se o que foi feito será a melhor forma ou se poderá ser melhorado.
- Novas Estratégias de Marketing para a SASIA - Reciclagem de Fibras Têxteis SAPublication . Silva, Mariana Pereira Sarmento da; Lopes, Jorge Manuel Neves GomesO presente trabalho de projeto foi desenvolvido no âmbito da obtenção de grau do mestre em Direção Comercial e Marketing, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão. Este trabalho foi orientado pelo Professor Jorge Lopes, e tem como propósito a elaboração de novas estratégias de marketing para a empresa Sasia- Reciclagem Fibras Têxteis, SA. Desde 1952 que a Sasia promove a Economia Circular, com o propósito de garantir que os produtos e os materiais são mantidos na economia pelo maior tempo possível, minimizando a geração de resíduos. Apesar de a Sasia ser uma empresa de referência no seu setor, possuindo a tecnologia de ponta para a sua produção, a comunicação necessita de ser mais desenvolvida e trabalhada. Dada a importância do setor têxtil para a economia do país, é necessário que as empresas aumentem a sua competitividade ao nível da inovação e da digitalização, mas também é essencial que apostem no mundo do marketing e da comunicação. Neste trabalho, para além das medidas já implementadas, serão descritas ações que serão postas em prática na empresa nos próximos tempos. Estas ações têm como principal objetivo o aumento da notoriedade da firma e a angariação de novos clientes, bem como atingir uma maior diferenciação face à concorrência. Este trabalho de projeto será apoiado numa abordagem qualitativa, mais particularmente em entrevistas exploratórias e estruturadas, com o intuito de entender a importância do marketing e da comunicação no setor têxtil em Portugal e encontrar as melhores soluções e estratégias a implementar na Sasia.