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- Introdução de repiso de tomate no alimento de galinhas poedeiras para pigmentação da gemaPublication . SANTOS, João Pedro Ferreira; Conceição, Maria Antónia Pereira daO presente trabalho teve como objetivo a avaliação da introdução de repiso de tomate como pigmento natural do ovo e a avaliação de deposição de licopeno na gema do ovo.Foram usadas 96 galinhas da estirpe Lohmann Brown, alojadas em gaiolas individuais e distribuidas por 3 grupos.O grupo C foi alimentado com alimento composto standard de postura A-120 galinha de postura, grupo T10 com alimento standard e com uma adição de 10% de repiso de tomate e o grupo de T20 com alimento standard e uma adição de 20% de repiso de tomate. Os alimentos compostos são isoproteicos e isoenergeticos, sendo que contem 2759 kcal/kg.Os parâmetros produtivos analisados foram os seguintes: consumo médio diário de alimento composto e semanal (g), peso vivo médio (inicial e final) (kg), índice de conversão médio semanal, postura média semanal (%), peso médio semanal do ovo (g), massa de ovo semanal (kg) e mortalidade acumulada semanal (%). No respeitante à qualidade do ovo avaliou-se o pigmento da gema, a coloração da gema e a resistência da casca.Registaram-se diferenças estatisticamente significativas apenas na postura entre o grupo controlo (98,0%) o grupo T10 (98,35%) e o grupo T20 (94,2%).O peso do ovo não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, sendo de 63,41g, 63,08g e 62,03g, respetivamente para o grupo controlo (C), T10 e T20, tal como o valor de licopeno medido na gema, com valores de 0; 1,99 e 2,97 mg/kg, respetivamente, para os grupos C, T10 e T20.A polpa de tomate não demonstrou efeito na alteração da cor da gema. A polpa de tomate pode ser utilizada no alimento composto, quando a sua inclusão for de 10%, sendo que, uma incorporação de 20% de polpa de tomate resultou num efeito negativo na postura, massa de ovo e resistência da casca do ovo.
- IANNIS XENAKIS: A MÚSICA, O RITMO E O ESPAÇOPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, Tiago; Gibson, BenoîtBrochura de sala do concerto/conferência "Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço" realizado pelo grupo Percussões da Metropolitana e conferencista Benoît Gibson a 15 de Novembro de 2022 no INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR integrado no ciclo Música e Ciência, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto/conferência foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. O projeto Percussões da Metropolitana, dirigido pelo professor Marco Fernandes, junta os alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra e evidencia a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical que demonstra a sua qualidade através de várias distinções a nível nacional e internacional. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- IANNIS XENAKIS: A MÚSICA, O RITMO E O ESPAÇOPublication . Fernandes, Marco; Llopis, Fernando; Moital, Tomás; Cipriano, Francisco; Louro, Rafael; Rocha, Tiago; Gibson, BenoîtBrochura de sala do concerto/conferência "Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço" realizado pelo grupo Percussões da Metropolitana e conferencista Benoît Gibson a 15 de Novembro de 2022 na BIBLIOTECA JOSÉ SARAMAGO do INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA integrado no ciclo Música e Ciência, no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto/conferência foi preenchido com obras de Iannis Xenakis. O projeto Percussões da Metropolitana, dirigido pelo professor Marco Fernandes, junta os alunos da Escola Profissional da Metropolitana, do Conservatório de Música da Metropolitana e da Academia Nacional Superior de Orquestra e evidencia a ponte entre a formação pedagógica e a prática artística musical que demonstra a sua qualidade através de várias distinções a nível nacional e internacional. As Percussões da Metropolitana tocam exclusivamente com produtos da marca Yamaha e Zildjian.
- Plano de Inbound Marketing: caso Gelataria PinguimPublication . Santos, Ana Sofia Lima Gouveia Loureiro dos; Matos, José PedroA proliferação da internet conduziu ao crescimento dos canais digitais e trouxe consigo novas oportunidades de expansão de negócio. As PMEs e as empresas unipessoais, por sua vez, desacreditam que as estratégias de marketing as possam beneficiar no seu crescimento íntegro. O Inbound Marketing é uma metodologia inovadora que visa atrair de forma permissiva os visitantes e alinha as táticas de marketing a fim de obter um crescimento contínuo do negócio. Desta forma, explana-se na presente investigação um plano de Inbound Marketing para a empresa Gelataria Pinguim, uma gelataria artesanal localizada na cidade de Coimbra. Através desta metodologia são enumeradas táticas de atração e nurturing que culminem no aumento da notoriedade da marca, aumento de visitas ao website e canais digitais, aumento de visitantes na loja física, geração de leads qualificadas e fidelização de clientes. A utilização de uma estratégia omnichannel revelou-se ainda uma componente valorativa para a brand awareness e nutrição de leads.