Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Procedimentos de manutenção de equipamentos de eletromedicina e de desinfeção hospitalarPublication . Morais, Ana Rita Ferreira; Coutinho, Fernanda de MadureiraEste relatório descreve o estágio curricular realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto/Estágio do Mestrado em Instrumentação Biomédica. O bom funcionamento de um hospital depende, em grande parte, do bom estado dos equipamentos médicos. Para tal, é aconselhável e necessário que sejam implemen tadas boas práticas de manutenção tanto a nível preventivo como corretivo. Para esse processo, é fulcral a existência de profissionais com competências adequadas e conhecimentos detalhados sobre as especificidades de cada equipamento. Nesse sentido, um dos objetivos estipulados para este estágio curricular foi a aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre um leque variado de equipamentos de eletromedicina e dos respetivos procedimentos de manutenção, nomeadamente de autoclaves de bancada, de eletrobisturis, de desfibrilhadores, de monitores de sinais vitais, de eletrocardiógrafos, entre muitos outros. Outro aspeto igualmente importante, abordado indiretamente neste estágio, está relacionado com as infeções nosocomiais. Com efeito, qualquer unidade de saúde, nomeadamente um hospital, é uma fonte rica de vírus e bactérias, o que pode levar ao aparecimento de infeções em ambiente hospitalar, vulgarmente denominadas por infeções nosocomiais. É um problema delicado e é crucial que sejam adotadas medidas para prevenir ou reduzir a sua disseminação. Uma dessas medidas consiste na desinfeção de espaços, utilizando equipamentos adequados. Assim, outro dos objetivos do estágio foi a aquisição de conhecimentos no que diz respeito ao princí pio de funcionamento e procedimentos necessários à utilização e manuseio de um equipamento de desinfeção hospitalar. Concretamente, foi estudado um robô autónomo que utiliza radiação ultravio leta de comprimento de onda curto (também conhecida por “radiação germicida ultravioleta”) que tem a capacidade de matar ou inativar microorganismos. Este estágio, com a duração de sete meses, teve como instituição de acolhimento a empresa SMH - Serviços de Manutenção Hospitalar, Lda., tendo a aluna sido integrada na equipa de eletromedicina da SMH residente no Hospital da Luz Coimbra e na equipa móvel da SMH da região centro.
- Contributos para a Análise Financeira da SodexoPublication . Almeida, Ana Rita César Alves de; Reis, Ana MariaEste relatório de estágio foi realizado na sequência de um estágio, em 2021, na empresa Sodexo – uma empresa que presta serviços para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e parceiros. O seu principal objetivo é propor melhorias na análise financeira da empresa, bem como facilitar a compreensão da mesma. Assim, foi realizada uma análise de rácios financeiros, bem como a apresentação de gráficos para facilitar a sua interpretação. Este relatório poderá ser interessante para a empresa melhorar e otimizar a sua análise financeira através da análise de rácios, para apoiar e sustentar a tomada de decisão dos gestores. A Sodexo apresentou um crescimento gradual e favorável até 2019. Como principais conclusões destaca-se o efeito negativo sobre os principais rácios financeiros da Sodexo no ano de 2020, com destaque para a redução dos rácios de rendibilidade, o aumento do rácio de endividamento e o decréscimo do rácio de solvabilidade, consequência da pandemia Covid-19. Esta tendência negativa deveu-se principalmente ao cessar de atividades que têm um grande impacto nos serviços prestados. Em 2021, assistiu-se a uma tendência de recuperação financeira da empresa, fruto da retoma da atividade dos serviços que presta, sendo expectável o regresso aos valores já atingidos antes da pandemia e uma tendência para o crescimento da empresa. Em termos de saúde financeira a Sodexo revelou-se uma empresa equilibrada, com capacidade para resolver problemas adversos e inesperados como foi a pandemia Covid-19.
- Procedimentos de manutenção de equipamentos de eletromedicina e de desinfeção hospitalarPublication . Morais, Ana Rita Ferreira; Coutinho, Fernanda de MadureiraEste relatório descreve o estágio curricular realizado no âmbito da UnidadeCurricular de Projeto/Estágio do Mestrado em Instrumentação Biomédica.O bom funcionamento de um hospital depende, em grande parte, do bom estadodos equipamentos médicos. Para tal, é aconselhável e necessário que sejam implementadas boas práticas de manutenção tanto a nível preventivo como corretivo. Paraesse processo, é fulcral a existência de profissionais com competências adequadase conhecimentos detalhados sobre as especificidades de cada equipamento. Nessesentido, um dos objetivos estipulados para este estágio curricular foi a aquisiçãoe aprofundamento de conhecimentos sobre um leque variado de equipamentos deeletromedicina e dos respetivos procedimentos de manutenção, nomeadamente deautoclaves de bancada, de eletrobisturis, de desfibrilhadores, de monitores de sinaisvitais, de eletrocardiógrafos, entre muitos outros.Outro aspeto igualmente importante, abordado indiretamente neste estágio, estárelacionado com as infeções nosocomiais. Com efeito, qualquer unidade de saúde,nomeadamente um hospital, é uma fonte rica de vírus e bactérias, o que pode levarao aparecimento de infeções em ambiente hospitalar, vulgarmente denominadaspor infeções nosocomiais. É um problema delicado e é crucial que sejam adotadasmedidas para prevenir ou reduzir a sua disseminação. Uma dessas medidas consistena desinfeção de espaços, utilizando equipamentos adequados. Assim, outro dosobjetivos do estágio foi a aquisição de conhecimentos no que diz respeito ao principio de funcionamento e procedimentos necessários à utilização e manuseio de umequipamento de desinfeção hospitalar.Concretamente, foi estudado um robô autónomo que utiliza radiação ultravioleta de comprimento de onda curto (também conhecida por “radiação germicidaultravioleta”) que tem a capacidade de matar ou inativar microorganismos.Este estágio, com a duração de sete meses, teve como instituição de acolhimentoa empresa SMH - Serviços de Manutenção Hospitalar, Lda., tendo a aluna sidointegrada na equipa de eletromedicina da SMH residente no Hospital da Luz Coimbrae na equipa móvel da SMH da região centro.
