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- A Felicidade Organizacional na Administração Pública LocalPublication . Santos, Maria de Fátima da Conceição Canoa; Rodrigues, CarlosCom a questão de partida: “Existe Felicidade no Trabalho nos Trabalhadores na Administração Local?”, o nosso estudo procurou conhecer a felicidade organizacional nos doze municípios da região Oeste. Efetuamos um percurso de pesquisa bibliográfica, designadamente, pelos modelos de gestão da Administração Pública e dos Recursos Humanos, bem como, pelos conceitos de Felicidade. Desta revisão da literatura da especialidade, deduzimos quatro hipóteses e lançamos um inquérito, através da aplicação do questionário Happiness Works. Desenvolvemos um estudo quantitativo, de natureza descritivo-correlacional que abrangeu 220 respostas. Dos resultados da nossa análise concluímos que a insatisfação com o estatuto remuneratório é um motivo significativo para a saída dos trabalhadores das suas Organizações, porém, sem nos alhear de que o emprego numa entidade pública garante segurança e estabilidade, a sua confirmação surge com o reforço de que os trabalhadores, claramente não querem mudar de Organização. Concluímos ainda que os trabalhadores procuram através do trabalho, realizar uma dimensão, que é ter um trabalho com sentido de propósito e significado. Circunstâncias que tenderão a desenvolverem o bem-estar psicológico e uma ligação afetiva no contexto organizacional, em que a dissonância entre os valores comunicados e os vividos na organização, é intolerável. O significado do trabalho demonstrou-se uma necessidade para os trabalhadores. Nutrido pelo desempenho e pelas condições em que se realiza, confirmam-se os aspetos da dimensão eudemónica da felicidade no trabalho. Assim, sendo a dimensão holística, nas organizações um novo paradigma na área da gestão e liderança, e, como muito do bem-estar no trabalho depende da liderança que aqui se concluiu estar a ter um efeito negativo, confirma-se como significativa, a necessidade do reforço das capacidades de gestão e liderança, para promoção da Felicidade Organizacional.
- A resolução de problemas e o Ensino Exploratório:Publication . Cenrada, Catarina; Machado, RicardoA resolução de problemas é encarada como a essência da aprendizagem da Matemática, visto que é através da mesma, que os alunos desenvolvem a capacidade de desenvolver estratégias e, consequentemente, de resolver problemas. Porém, com a evolução da sociedade, torna-se necessário instruir os alunos com competências específicas, sendo essencial modificar as práticas de sala de aula, bem como as práticas pedagógicas dos professores. Assim, surge o ensino exploratório, que se baseia numa estratégia de ensino e de aprendizagem alternativa e que parte do conhecimento do próprio para a construção de novos conhecimentos Foi neste sentido, que se sentiu a necessidade de compreender o modo como a resolução de problemas é concretizada pelos alunos com base nesta estratégia de ensino. Como tal, estruturou-se um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos que tem por objetivo perceber a potencialidade do ensino exploratório na disciplina da Matemática, enquanto ambiente de aprendizagem ativo. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática de ensino supervisionada, no contexto de uma turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram os alunos dessa turma, a professora/investigadora e a professora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Os resultados evidenciaram a importância que o ensino exploratório assume na sala de aula, o que possibilitou uma evolução positiva dos alunos nos mais diversos domínios. A promoção de um ambiente de aprendizagem ativo e a criação de momentos de diálogo e partilha, permitiram que os alunos pudessem contribuir para a construção do seu próprio conhecimento e de aprendizagens significativas em relação à Matemática, nomeadamente no que respeita à resolução de problemas. Palavras-chave: