Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Decepting the threatPublication . Rodrigues, Bruno Miguel Gariso Andrade; Durães, João António Pereira Almeida; Santos, Luís Eduardo Faria dosEstratégias de defesa que utilizam tecnologias de segurança tradicionais, como firewalls, sistemas de prevenção de intrusão (IPS) e sistemas de d teção de intrusão (IDS) tendem a gerar um elevado número de alertas falsos positivos. Tal problema prejudica a eficácia na identificação e resposta aos verdadeiros ataques. Neste documento é apresentada uma plataforma de cyber deception caraterizada pela sua capacidade de detetar a presença de atacantes e o seu baixo número de alarmes falsos. A plataforma permite aos seus utilizado res a gestão de recursos monitorizáveis em máquinas alvo. Tais recursos são implementados com técnicas de deception cujo objetivo passa por aliciar eventuais atacantes. Ao fazê-lo, estes recursos atuam como uma camada adicional de defesa, capaz de detetar de forma mais eficaz a presença de ata cantes e até, em última instância, de desviar a sua atenção de recursos que estejam realmente a ser usados em produção. Foram realizados ensaios à plataforma, nomeadamente, testes de segurança e desempenho, para validar o seu comportamento e a sua escalabilidade. Os resultados obtidos oferecem boas perspetivas quanto à sua aplicaçãoem ambiente real.
- The Use of Digital Media for the Employer Brand Management in HotelsPublication . Kilson, Gabriel Almeida; Calisto, Maria de Lurdes; Peres, RitaOs colaboradores exercem um papel fulcral no sucesso da marca dos hotéis. Existe um número incontável de marcas de hotéis, cada uma com as suas características únicas, o que requer diferentes colaboradores para darem vida às suas promessas. Estes devem estar em sintonia com os valores e requisitos da marca do hotel de modo a poderem representá-la adequadamente durante a interação com os hóspedes. Os gestores devem comunicar corretamente as suas employer brands de modo a atrair os colaboradores desejados. As empresas enviam sinais sobre o seu posicionamento enquanto empregadoras sempre que utilizam um meio de comunicação online. Estas devem apresentar aos potencias candidatos informações claras e precisas de modo a permitir-lhes avaliar a sua afinidade com a empresa mesmo antes de se candidatarem. Assim, a hipótese de ocorrer um emparelhamento entre os colaboradores e os seus empregadores aumenta. Os gestores devem tomar especial atenção à forma como comunicam o seu posicionamento enquanto empregadores de modo a potencializar ativamente este emparelhamento. Neste estudo, explorou-se como dez das maiores redes hoteleiras do mundo utilizam os seus websites de recrutamento para apresentar o seu posicionamento enquanto empregadoras. Paralelamente, analisou-se como estas redes comunicam aos seus potenciais colaboradores, através de anúncios de trabalho, os valores da empresa e os benefícios que estas oferecem. Para tal, seguiu-se um design qualitativo e adotou-se uma abordagem abdutiva. O presente estudo demonstrou, por meio de uma template analysis, que as redes hoteleiras avaliadas gerem explicitamente as suas estratégias de employer branding com o intuito de atraírem apenas colaboradores que partilham os seus valores e objetivos. Também revelou que os hotéis que promovem um ambiente de trabalho socialmente diverso são potencialmente mais atrativos enquanto empregadores. Finalmente, apresentam-se recomendações sobre como os gestores de hotéis podem melhorar a comunicação das suas employer brands através dos meios digitais.
- Impacto da Pandemia COVID-19 na Transição para a Nova EconomiaPublication . Chaves Perdigão, Jéssica Jubeda; Silva, AgostinhoA pandemia COVID-19 apanhou as empresas e as famílias de surpresa. Sem aviso prévio, muito do trabalho presencial passou a ser realizado remotamente, deixando muitas organizações confrontadas com uma situação de grande fragilidade. O termo “Nova Economia” surge na literatura após a década de 1980, como sinónimo dos efeitos da globalização, significando para alguns autores, a massificação da tecnologia ocorrida a partir do século XXI. Por via da digitalização dos processos nas empresas, assistimos à conectividade das cadeias de valor globais, e à exposição das fragilidades das empresas tradicionais. Pese embora as consequências nefastas da pandemia COVID-19 na economia e na saúde das populações, é aceitável que, tal como em outras catástrofes na História, a prazo, se verifiquem alguns benefícios para a Humanidade. Decorre assim, deste paradigma, o seguinte problema de investigação: Admitindo o “comércio online” como um dos eixos fundamentais da Nova Economia, que benefícios a pandemia COVID-19 estará a causar na transição das empresas para este novo modelo económico? Partindo da perspetiva Service Dominant Logic sobre ecossistemas, a resposta a este problema, foi obtida por via de uma metodologia quantitativa aplicada a uma amostra da população na cidade de Lisboa, concluindose que a pandemia COVID-19 pode, a prazo, beneficiar a transição das empresas para a Nova Economia entre 58 % e 77%.
- Fileira Agroalimentar Brasileira: Impacto da pandemia COVID-19Publication . Pinto de Albuquerque, Ana Karoline; Silva, AgostinhoO presente trabalho tem o intuito de avaliar o impacto da pandemia Covid-19 na procura interna e a externa dos produtos agroalimentares produzidos no Brasil, tendo em conta um enquadramento e contexto relacionando o agronegócio, o setor agroalimentar brasileiro. As variações dos cenários econômicos no mercado interno e externo e a pandemia e seus impactos no setor agroalimentar mundial. Além disso, busca identificar quais as alterações quantitativas foram vistas na demanda interna e quais alterações qualitativas e quantitativas foram observadas na demanda externa. A fundamentação teórica foi estabelecida através da Teoria dos Custos de Transação e como complemento, foi realizada o enquadramento empírico da investigação. A metodologia foi criada a partir da recolha de dados contabilísticos através de plataformas governamentais com informações referentes aos efeitos do Covid-19 em diferentes setores. Os dados recolhidos durante a coleta das informações foram produtos e fileiras agroalimentares específicas que possuíam informações suficiente para construir uma análise e discussão a respeito do tema dissertado no decorrer do trabalho. Os resultados evidenciaram que o setor agroalimentar brasileiro no contexto econômico atual foi, em geral, positivo, pois a procura interna não sofreu com escassez de alimentos ou fortes quedas de consumo, e no âmbito das divisas externas, houve uma expansão das exportações e um aumento da visibilidade do setor agroalimentar para mercados internacionais.
