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- Limites no emprego dos sistemas aéreos autónomos à luz do direito internacional humanitárioPublication . Rodríguez, Juan Manuel Rodríguez; Fontes, JoséMotivado pelo desenvolvimento de Sistemas Aéreos Autónomos (SAA), surge a dialética entre o emprego destes sistemas dotados com inteligência artificial (IA) e a problemática da aplicação do Direito Internacional Humanitário (DIH) à máquinas com capacidade de decisão própria, pelo que se torna necessário conhecer qual a interpretação do Direito Internacional (DI) no que se refere ao emprego de SAA e se este posicionamento pode limitar a sua capacidade de uso e se é necessário um novo regime jurídico. Através de uma metodologia assente numa estratégia científica de investigação qualitativa, segundo um raciocínio indutivo, abordou-se a utilização dos Sistemas Aéreos Autónomos em conflitos armados pelas Forças Armadas (FFAA), com o objetivo de compreender a forma como, mediante a aplicação do DIH, as operações militares com estes sistemas aéreos são afetadas. O estudo permitiu concluir que os Sistemas Aéreos Autónomos não são considerados pelo Direito Internacional ilegais per se como sistemas de armas, mas as suas capacidades são afetadas e limitadas pela proteção conferida pelo Direito Internacional Humanitário, especialmente quando falamos de Sistemas Aéreos Autónomos Letais (SAAL), para os quais considera-se que sempre tem de haver um controlo humano significativo.
- Caso PROZIS: como uma marca foi alavancada através do digitalPublication . Bila, Bruna Filipa Segurado; Santos, José Marques dosNos últimos anos, o Marketing Tradicional deu origem ao Marketing Digital, presenciando-se uma era em que a decisão de compra dos consumidores reflete-se através do conteúdo que estes consomem. O consumo está cada vez mais afetado pelas partilhas online, sobretudo, pelas redes sociais como é o caso do Instagram. É através deste que o Marketing de Influência e o Marketing de Conteúdo têm vindo a sobressair-se no mercado como estratégia de vendas de forma a que as marcas ganhem uma maior notoriedade. A presente investigação tem como intuito explorar como é que o mercado se comporta face a estratégias como o Marketing de Influência e o Marketing de Conteúdo, exemplificando com o caso da marca Prozis. De um modo mais específico, pretende investigar se efetivamente é possível uma marca construir-se através do meio online e como a rede social Instagram pode influenciar esse percurso. De modo a responder a tal desafio, adotou-se um método qualitativo de colecta de dados apoiado em entrevistas semi-estruturadas, tendo estas sido analisadas com base no método Análise Temática. Percebeu-se, portanto, que existe uma predominância online da marca no Instagram paralelamente ao word of mouth como veículo de comunicação; há uma complementaridade entre a compra online e a compra tradicional (supermercado), onde um canal não substitui o outro, vincando a necessidade de estratégias omnichannel; e que subsiste uma decisão de compra apoiada em nomes como @ruiunas e @carolinapatrocínio.
- Aplicação de Social Network Analysis na caracterização de uma Rede para Comunicação de Marketing: o caso do Subreddit r/intelPublication . Oliveira, Natiele Dias; Santos, José Marques dosO Reddit é uma plataforma onde existe uma coleção de fóruns, designados de subreddits, com diferentes conteúdos e temas, onde os utilizadores partilham notícias, opiniões e outros conteúdos, sendo que também votam e comentam os mesmos. Este estudo cinge-se no subreddit ‘r/intel’, criada para abordar tudo o que seja relacionado à Intel Corporation, um fabricante de componentes de computadores. Como o subreddit em questão tem um forte potencial de fornecer informação relevante sobre os membros como consumidores, a questão de partida é qual o potencial do Reddit como ferramenta de estudo de comunidades? O objetivo será analisar a possibilidade de utilização do Reddit para o estudo de comunidades, tendo como objetivos específicos a caracterização do engagement da comunidade, o estudo do tipo de afiliação entre os membros e a identificação do nível das características estruturais do subreddit. Esta investigação utiliza como ferramentas o UCINET, o Excel e o Wordart para atingir os objetivos estabelecidos. Quanto aos dados recorreu-se ao frontpagemetrics e a um script em Python para ser possível adquirir informação. Os resultados sugerem que os tipos de interações mais frequentes são assistências e associações, o que significa que os membros procuram este subreddit para discutir e trocar informação com outros membros, ou para pedir ajuda nas suas questões sobre os produtos da Intel. Quanto ao tipo de afiliação entre os membros, concluiu-se que a network deste subreddit apresenta características das webs e das pools, e está centrada em apenas alguns membros, sendo estes os que apresentam maior influência dentro dela. Ao estudar as características estruturais é possível verificar que este subreddits é um dos que tem o maior número de membros, sendo também um dos mais antigos. Esta comunidade aceita qualquer utilizador como membro, mas todas as publicações analisadas estavam relacionadas à marca o que indica que o interesse dos utilizadores que procuram este subreddit encontra-se apenas na Intel. No fim, concluiu-se que os membros procuram interagir com a comunidade para discutir e trocar informações, procurar apoio e colocar questões relacionadas aos produtos da Intel. Quanto ao tipo de afiliação, os membros não se encontram de forma isolada dentro desta comunidade, criando relações entre si sendo que existem membros que têm mais ligações a si comparativamente a outros.