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- Sistemas de climatização e águas quentes sanitárias com aproveitamento de energias renováveisPublication . Melo, Luís Miguel Gonçalves; Carvalho, Anabela Duarte deO presente relatório de estágio enquadra-se na unidade curricular de Estágio do segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica na especialização em Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos, e baseia-se no estudo de soluções de climatização e águas quentes sanitárias para habitações utilizando energias renováveis. O aluno optou pela realização do estágio curricular na empresa NRG - Sistemas de Energias Renováveis, Lda, por se tratar de uma empresa especializada em soluções energéticas com o aproveitamento de energias renováveis, permitindo assim ao aluno alcançar os seus objetivos de consolidar e de aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer da sua formação académica, assim como de obter competências ligadas ao dimensionamento e à instalação de sistemas de climatização e AQS com o aproveitamento destas energias. Este relatório relata os trabalhos desenvolvidos durante o estágio, designadamente, os dimensionamentos de sistemas de aquecimento central com bomba de calor e radiadores ou piso radiante, e de bombas de calor dedicadas exclusivamente à produção de AQS. São também descritos os acompanhamentos de obras, a tarefa da gestão das manutenções preventivas dos vários sistemas solares térmicos já instalados pela empresa, assim como o acompanhamento de uma dessas manutenções, entre outros trabalhos. Para completar este relatório, o aluno desenvolveu um estudo comparativo de duas tecnologias utilizadas para a produção de AQS. Um sistema solar térmico forçado e uma bomba de calor de AQS, cuja análise económica, considerando os custos de investimento e os custos anuais de operação, revelou ser mais vantajosa a instalação da uma bomba de calor de AQS. A necessidade do conhecimento aprofundado dos diversos equipamentos e componentes associados aos sistemas propostos pela empresa, assim como toda a envolvência com área das energias renováveis, tornaram a realização deste estágio bastante enriquecedora para o aluno, considerando-se agora mais preparado para o mercado de trabalho.
- O Desenvolvimento do Raciocínio Matemático e da Comunicação Matemática numa Turma de 1º ano de EscolaridadePublication . Bernardo, Rita; Machado, RicardoA Matemática, para além da sala de aula, está presente no nosso dia-a-dia, e apresenta caraterísticas importantes que permitem o desenvolvimento de capacidades e competências primordiais, tais como, o raciocínio (matemático) e a comunicação (matemática). Estas competências tornam-se fundamentais no ensino da Matemática, uma vez que, o raciocínio nos remete para calcular, mas também para compreender, avaliar, examinar, justificar, concluir e ainda, apresentar razões que sustentem e justifiquem o que foi dito (Canavarro, 2008), promovendo deste modo, a comunicação matemática. O presente trabalho surge da reflexão de uma futura profissional de educação, ao observar a inexistência do desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática, em sala de aula. Neste sentido, sentiu-se a necessidade de criar tarefas matemáticas capazes de estimularem estas competências, de forma dinâmica e divertida, recorrendo a alguns materiais manipuláveis estruturados e não estruturados, uma vez que estes podem tornar as aulas mais dinâmicas e compreensíveis. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática pedagógica supervisionada, no contexto de uma turma do 1.˚ ano de escolaridade do 1.˚ ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto, desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo, tendo sido usados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, diário de bordo (DB), recolha documental e conversas informais. Considerou-se como participantes uma turma do 1.˚ ano de escolaridade, a professora cooperante e a professora/investigadora. Relativamente aos resultados, foi notório o desenvolvimento e o melhoramento do raciocínio matemático e da comunicação matemática dos alunos face às tarefas propostas. Os momentos de partilha de raciocínios e estratégias utilizadas foram fundamentais para a compreensão dos alunos.