Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-07"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Processo de seleção e recrutamento na Polícia de Ordem Pública da Guiné-BissauPublication . Baldé, Aminata Mustafa; Mendes, João Fernando de SousaAtualmente, várias organizações vivem em constante evolução principalmente numa das áreas de Gestão de Recursos Humanos, recrutamento e seleção, pois, consiste em qualificar pessoas com um determinado perfil para entrada na organização. Portanto, é relevante que as organizações através de recrutamento e seleção adotem uma forma de trazer as competências dentro das suas instituições e saber avaliar estas capacidade para prol da organização. Evidentemente, a Polícia de Ordem Pública (POP) guineense não está excluída destes valores, pois, através do processo de recrutamento e seleção vai permitir promover a competência, capacidade física e mental para futuros funcionários da instituição referida. Ao longo deste trabalho abordamos sobre diferentes conceitos de Gestão de Recursos Humanos, suas evoluções e suas práticas, também, foram aportados sobre processo de seleção e recrutamento na Polícia de Ordem Pública da Guiné-Bissau que teve como objetivo, estudar e verificar se o atual modelo de recrutamento e seleção praticado na POP é o mais adequado para esta polícia, comparando-o com os modelos de recrutamento e seleção de outras corporações congéneres, particularmente a PSP e PNA por forma a nos habilitar se for o caso, propor um modelo que nos pareça mais adequado às necessidades e exigências da Polícia guineense. Ainda, teve uma parte prática através de um estudo de campo. Assim sendo, depois deste estudo de campo feito, concluímos que o modelo de POP não está adequado para este polícia porque não existe uma norma especifica que fala sobre o processo de recrutamento e seleção, o que há é o regime geral da Administração Pública. Portanto, concluímos que o modelo alternativo para POP é adotar uma legislação própria sustentada nas leis existente de modo a garantir segurança na POP.
- Aptidão física na função policial: o impacto metabólico agudo no uso de fardamento e equipamentos de proteção individualPublication . Oliveira, Pedro Miguel Mourato Rolim; Monteiro, Luís FernandesOBJETIVO: O objetivo deste estudo é estudar o impacto metabólico agudo no uso do equipamento de proteção individual (VTOP) no desempenho de elementos policiais de elite. MÉTODO: 42 elementos do Corpo de Intervenção da PSP (39.4 ± 1.3 anos, Altura = 178 ± 0.01 cm, Peso = 80.3 ± 1.3 kg, IMC = 26.2 ± 0.3 kg/m2 , % Massa Gorda = 15.4 ± 0.5) realizaram uma bateria de testes à Aptidão Física com vista a mensurar a capacidade cardiovascular, a agilidade, a força e potência dos membros superiores, inferiores e core, e flexibilidade dos membros superiores e inferiores. A amostra realizou o Circuito de Aptidão Física para a Função Policial On-Duty Task (ODT) em dois momentos distintos, estando num 1.º momento equipados com Equipamento de Educação Física (EEF) e num 2.º momento com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) VTOP. Foram controladas as seguintes variáveis: Tempo (s), Frequência Cardíaca (FC, bpms) Lactato (LAC, mmol/L); Força de Preensão Manual (FPM, kg); Countermovement Jump (CMJ, cm); Perceção Subjetiva do Esforço (PSE). Comparou-se o desempenho do circuito com EEF e EPI, o Tempo do Circuito foi correlacionado com os testes físicos e identificamos os fatores preditivos de sucesso no ODT. RESULTADOS: Observou-se que a polícia de Elite apresenta um nível de Atividade Física Vigorosa (87.9 %), um bom nível de Aptidão Física, e uma boa composição corporal (10 a 20 % MG, 82% da amostra) mesmo em comparação com o panorama policial internacional. Verificou-se ainda, uma forte correlação negativa entre as variáveis de aptidão física e o tempo do circuito, ou seja, quanto maior é o nível de aptidão física, menor é o tempo na realização do circuito ODT. O uso de EPI resulta em perdas de desempenho em cerca 25% (p < 0.01). Aplicando a regressão linear múltipla alcançou-se a equação, Desempenho no Circuito ODT com VTOP = 185.87 – (2969 * Nº Barras) + (15.777 * Teste T) – (1.732 * FPM_D) expondo que o número máximo de repetições de flexões de braços na trave, o desempenho no teste de agilidade (Teste T) e nos valores da FPM da mão direita, explicam a variação de performance até 46.2%. CONCLUSÕES: Concluiu-se que a utilização de EPI causa perdas significativas no rendimento dos operacionais da Polícia de Elite, afectando-os no seu trabalho policial.
- A proteção de Soft Targets face à ameaça terrorista: o caso dos centros comerciais em PortugalPublication . Conceição, Sérgio Miguel Saraiva; Duque, RaquelAs organizações terroristas têm vindo a alterar a sua seleção de alvos prioritários, revelando uma tendência para privilegiar os denominados soft targets. A mudança dos padrões de ameaça e a preferência por operações individualizadas, difíceis de detetar e prevenir, obrigam a uma nova abordagem protetiva. Os centros comerciais inserem-se nesta categoria de alvos, não só por serem espaços que atraem uma grande quantidade de visitantes, como também por apresentarem um grau aparentemente reduzido de medidas securitárias robustas. O propósito desta investigação consiste em averiguar a adequação das atuais práticas de segurança aplicadas nos centros comerciais face à ameaça terrorista e identificar estratégias de consolidação. Foi realizado um estudo exploratório, envolvendo cinco das principais empresas gestoras de centros comerciais no país através de entrevistas semiestruturadas aos seus respetivos Diretores de Segurança. O estudo demonstra um entendimento similar entre os participantes quanto ao quadro operacional de proteção dos centros comerciais, com uma preparação proporcional ao nível atual de risco, mas desequilibrada na taxa de esforço. No que respeita à cooperação entre o setor público e setor privado, identificam-se tanto obstáculos como oportunidades. Conclui-se que o quadro legislativo em vigor não estimula devidamente a realização de exercícios conjuntos de incidentes de security e que a reduzida cultura de segurança no país compromete a capacitação dos vários intervenientes. Fica ainda patente a necessidade de promover espaços de discussão entre os diversos operadores e proporcionar informação útil e oportuna dos soft targets à primeira linha de resposta ao incidente.
- Manutenção de equipamentos de Smart Grids suportada em sistemas FuzzyPublication . Mateus, Balduíno Patrício César; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino da; Farinha, José Manuel TorresO surgimento de novas tecnologias tem sido crucial no que respeita à sua contribuição e preocupação em as tornar estáveis de modo a corresponderem aos seus propósitos, designadamente no incremento da fiabilidade dos equipamentos; com isso surge a necessidade de recorrer às políticas de manutenção para que haja boas práticas e, por consequência, boas respostas, dessas mesmas tecnologias. O presente projeto faz uma revisão da literatura sobre as Smart Grids e as tecnologias de comunicação Wired e Wireless com o objetivo de dar suporte ao sistema de deteção de avarias em equipamentos ligados através de Smart Grids. Tendo como referência o precedente Estado da Arte, designadamente no que concerne às tecnologias IoT (Internet of Things), o presente projeto destaca a sua ascensão e utilidade no mundo empresarial. A Internet das Coisas é uma importante aliada para os objetivos que se pretendem alcançar na fiabilidade e, por consequência, na manutenção de equipamentos inseridos em Smart Grids. Baseado na caracterização das tecnologias em apreço, nos conceitos de Fuzzy Logic, e utilizando o método IEC (International Electrotechnical Commission), é apresentada uma abordagem à deteção de avarias de um transformador, tendo como base as amostras dos gases, designadamente através dos seguintes compostos químicos: H2; CH4; C2H2; C2H4; C2H6; CO; CO2. Para a elaboração do projeto recorreu-se ao Notebook Jupyter, que permite a programação em linguagem Python; a biblioteca utilizada para o desenvolvimento do algoritmo Fuzzy Logic foi a skfuzzy, cujos resultados obtidos se mostraram fortemente conclusivos.
- Gestão e Liderança nas Escolas Públicas Portuguesas – Revisão sistemática de LiteraturaPublication . Ana Rita Soudo Martins Silva; Silva
- Comunicação de crise na Polícia da República de Moçambique (2017-2020)Publication . Abudo, Alberto; Dias, Eurico José GomesO índice de criminalidade tem sido um enorme problema nos últimos anos em Moçambique. A Polícia Da República de Moçambique (PRM) tem trabalhado arduamente para manter a Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas, com isto houve o surgimento de uma crise nacional. Pretende-se estudar, sob o prisma teórico com factos documentados, a situação institucional da PRM em termos de comunicação organizacional na área de Relações Públicas, para possuirmos uma noção cabal como as relações públicas encaram os mass media em momentos de crise como este. As Relações Públicas (RP) constituem uma componente fulcral para a imagem de uma organização no caso dos programas educativos que contribuem para a prevenção e combate ao crime de acordo o artigo 19º do Decreto Lei n.º 27/1999, de 24 de maio que cria a Orgânica da PRM e Moçambique tem acompanhado a evolução nessa área onde a PRM é beneficiaria por meio de formações constantes de seus quadros em instituições públicas e privadas vocacionadas na matéria. Através destas conhecem a organização por meio das ações de manutenção de Ordem Pública e por meio da comunicação que se desencadeia ao nível institucional de modo que as informações internas e externas sejam definidas e difundidas para a utilidade pública, contudo este esforço não tem sido suficiente para acalmar aos cidadãos pelas imensas questões levantadas aos vários órgãos de comunicação social sobre as falhas nas Forças de Defesa e Segurança em manter a Ordem, Segurança e Tranquilidade Públicas para devolver a paz, harmonia no país e a falta de informação permanente para dar resposta imediata