Percorrer por data de Publicação, começado por "2021-04-16"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Sistemas e produção de energias renováveis em edifícios hospitalaresPublication . Pereira, Hugo Miguel de Jesus Mendes; Coelho, Dulce Helena de CarvalhoEste Relatório refere-se ao Estágio curricular, no âmbito do Curso Mestrado de Engenharia Eletrotécnica – Área de especialização em Automação e Comunicações em Sistemas de Energia, que decorreu no Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), no departamento de Engenharia – Energia. O trabalho realizado durante o estágio teve como objetivo principal o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos ligados à rede e a serem instalados em edifícios do setor de saúde. Como suporte à concretização daquele objetivo, no estudo do funcionamento dos sistemas fotovoltaicos e a sua aplicabilidade: tipos de sistemas fotovoltaicos que podem ser implementados em edifícios e principais elementos constituintes de cada sistema. Como auxílio ao dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos, foi elaborado um Guia para o dimensionamento de um sistema fotovoltaico ligado à rede, que inclui o cálculo do número de módulos fotovoltaicos; o cálculo da potência do inversor; o número de módulos por fileira; o dimensionamento dos cabos e a seleção do interruptor de corte bipolar. Tendo como base o Guia de dimensionamento elaborado, foram dimensionados 29 sistemas fotovoltaicos destinados a unidades de saúde, maioritariamente Centros de Saúde, localizados em diferentes zonas geográficas e com diferentes montantes de consumo anual de eletricidade. Apesar do condicionamento imposto pela pandemia COVID 19, surgiu a oportunidade de acompanhar as vistorias realizadas às instalações elétricas em alguns edifícios do setor de saúde, como ao Hospital S. Teotónio - Viseu, ao Departamento de Psiquiatria – Abraveses, ao Hospital Sousa Martins – Guarda, ao Edifício Sede da ULS Guarda e ao Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa. As vistorias envolveram a inspeção aos Postos de Transformação (PT) e a realização de testes/medições de equipamentos de proteção das instalações elétricas.
- Fusões & Aquisições na Banca Portuguesa: O Impacto no Desempenho Operacional dos Bancos AdquirentesPublication . Cardoso, João; Romacho, João; Vaz, JoaquimO presente trabalho, pretende investigar através de um estudo de caso, o processo de Fusões e Aquisições (F&A) na Banca Portuguesa. Mais concretamente, o impacto no desempenho operacional dos bancos adquirentes. Assim, foi analisado o processo de F&A do Banif - Banco Internacional do Funchal, S.A., por parte do Banco Santander Totta, S.A, através da análise do impacto que as transações obtiveram no desempenho operacional do Banco Santander Totta S.A. Para a elaboração do estudo, foram escolhidos cinco indicadores que servem como base para a investigação: Return on Assets (ROA), Return on Equity (ROE), Valor da Empresa (VAL), a margem financeira e, por fim, numa perspetiva dos acionistas, será também estudado o indicador Equity Cash Flows Valuation (ECFV). Com base na investigação, é possível verificar a evolução do desempenho do banco adquirente, sendo imperioso analisar se o processo de Fusão & Aquisição originou melhoria no desempenho do banco Santander Totta S.A na ótica do desempenho operacional e se, por conseguinte, criou valor para os seus shareholders. Através da análise dos resultados dos principais indicadores de rendibilidade financeira, na globalidade, é possível concluir que o desempenho operacional do banco após o processo de F&A obteve resultados significativos. Tal é visível através da análise dos vários indicadores em estudo, como por exemplo o ROE que cresceu 11% face ao ano anterior ao processo de F&A, indicando que o banco obteve um aumento da rendibilidade sobre o seu património líquido
- Dark Triad e a Perceção de Eficácia da LiderançaPublication . Guerreiro, Ana Rita Pedragosa; Cesário, FranciscoA presente investigação tem como objetivo principal verificar se existe uma possível relação entre os traços designados por Dark Triad e as práticas de liderança. Pretende-se analisar se pessoas com determinados traços dominantes de Dark Triad percecionam da mesma forma ou de forma diferente a eficácia do líder. Para o estudo optamos por avaliar se as pessoas que se auto identificam com determinados traços de Dark Triad, também conseguem percecionar características específicas de uma liderança eficaz. Com os resultados obtidos conseguimos verificar que em média os participantes se percecionam com um ligeiro traço orientado para o narcisismo e não se percecionam com traços de maquiavelismo ou psicopatia. De um modo geral, os indivíduos percecionam um líder como eficaz com o conjunto das cinco práticas apresentadas (Desafiador, Inspirador, Exemplar, Potenciador e Encorajador). Não se encontrou uma associação significativa entre o traço narcisismo e as práticas de liderança. Ainda foi possível analisar que os traços de maquiavelismo e psicopatia mostram associações negativas com praticamente todas as práticas de liderança. As implicações destes resultados são discutidas e as direções para estudos futuros são facultados.
