Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-25"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Mulheres, Paz e Segurança : implementação da RCSNU 1325 no Brasil e em PortugalPublication . Carreiras, Helena; Morais, Diana; Medeiros, SabrinaWebinar realizado no dia 25 de Fevereiro de 2021, no âmbito da parceria IDN-ABED. Na abertura os intervenientes foram Helena Carreiras, diretora do Instituto da Defesa Nacional e a Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Coordenador Cristina Silva, assessor do Instituto da Defesa Nacional. Moderador Danielle Jacon Ayres Pinto, UFSC/ABED.
- Processo produtivo de cerveja artesanal e desenvolvimento de cerveja com medronhoPublication . Tavares, Ricardo André Henriques; Botelho, Goreti Maria dos AnjosEste trabalho é referente ao estágio curricular no âmbito do mestrado em Engenharia Alimentar, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), que decorreu na empresa Praxis - Cervejas de Coimbra, Lda. Este relatório apresenta todo o acompanhamento do processo produtivo de cerveja artesanal Praxis e o desenvolvimento de cerveja com medronho. O principal objetivo passa por acompanhar o processo produtivo de cerveja artesanal desde a seleção da matéria-prima até à sua expedição, passando por diversas etapas, imprescindíveis ao fabrico de cerveja. Para o desenvolvimento de cerveja com adição de medronho foram realizados quatro ensaios (A, B, C e D), que se diferenciam no processo de tratamento dos medronhos antes da sua adição à cerveja, em diferentes fases do processo de fabrico. Das cervejas desenvolvidas nos quatro ensaios, três delas apresentaram contaminações microbiológicas que inviabilizaram a obtenção de um produto final aceitável. O ensaio D foi realizado com sucesso, tendo-se obtido uma cerveja distinta, de cor levemente dourada e com um ligeiro sabor e aroma a medronhos.
- Implementação dos requisitos da norma ISO 9001:2015 numa fábrica de alimentação para animaisPublication . Silva, Octávio Joaquim; Gândara, Joao Filipe MarquesEste relatório resulta do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar da Ecola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio decorreu entre o dia 19 de Janeiro e o dia 19 de Junho de 2020, na empresa Alimave, S.A, que se dedica à produção de alimentos compostos para animais, mais especificamente para galinhas poedeiras.Hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes, estabelecendo uma diversidade de requisitos, o que leva a uma maior competitividade entre as empresas. Para tal, estas têm de adotar estratégias que permitam assegurar uma posição no mercado. A implementação de um sistema de gestão de qualidade torna-se cada vez mais uma opção estratégica que trará muitas vantagens para a empresa.A realização deste estágio teve como objetivo dar o meu contributo no processo de implementação dos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015, tendo como objetivos: rever/atualizar toda a documentação existente na empresa, criar os documentos necessários, atualizar dados de monitorização.No decorrer do estágio comecei por me integrar na realidade da empresa, interagindo com todos os colaboradores para obter o máximo de informações nos diversos departamentos existentes, tal como os feedbacks de cada um. Após isto, foi efetuado um levantamento de todas as alterações necessárias a ser efetuadas, procedendo assim à elaboração dos documentos necessários e há correção dos documentos existentes, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015.
- Plano de mitigação da fraude alimentar e defesa dos alimentos em indústrias alimentares com certificação IFS FOODPublication . Pedroso, Verónica Eliana Carvalho; Gândara, Joao Filipe MarquesEste relatório resulta do estágio curricular do mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio decorreu entre os dias 1 de Março e 31 de Agosto de 2020, na empresa Faster – Produtos Alimentares Lda. O âmbito deste estágio foi o controlo da fraude alimentar, a revisão do plano de food defense e o seu teste e verificação.A fraude alimentar é o ato intencional de adulteração de alimentos com o objetivo de obter lucro económico. Para evitar que tal ocorra é necessário haver um sistema de controlo de fraude alimentar, que defina medidas preventivas que permitam produzir alimentos de confiança para os consumidores. Food defense é a proteção dos produtos alimentares contra atos intencionais de adulteração de alimentos com o objetivo de causar danos aos consumidores e às empresas.A empresa Faster – Produtos Alimentares Lda, de forma expandir o seu mercado e conseguir produzir para grandes retalhistas internacionais sentiu a necessidade de implementar os requisitos do referencial IFS Food 6.1. A prevenção da fraude alimentar e a food defense são requisitos obrigatórios deste referencial e, portanto, de implementação obrigatória nas organizações que pretendam obter a certificação.Durante o período de estágio foi realizado um plano de avaliação da fraude alimentar, em que para mitigar os tipos de fraude considerados como sendo de médio e alto risco foram implementadas medidas de controlo. Relativamente à food defense foram introduzidas diversas melhorias no plano já existente na Faster.
- Manutenção de equipamentos de eletromedicina em meio hospitalarPublication . Santos, Lúcia Cristina Reis dos; Vasconcelos, Verónica Maria Marques do Carreiro Silva; Marto, Helena Jorge Carvalho da SilvaO presente relatório expõe o trabalho desenvolvido no decorrer do estágio curricular, realizado na empresa de manutenção de equipamentos médicos, ATM – Manutenção Total entre janeiro e junho de 2019. O estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Projeto/Estágio do Mestrado em Instrumentação Biomédica (MIB), tendo sido orientado pela Professora Verónica Vasconcelos e pela Professora Helena Marto, docentes no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), e supervisionado pelo Engenheiro Pedro Serra.A empresa ATM – Manutenção Total é responsável por realizar a manutenção em diversas áreas desde as infraestruturas à eletromedicina, intervindo em diversas empresas e hospitais. Este estágio teve como principal objetivo acompanhar e realizar, de forma autónoma, manutenções de cariz preventivo e corretivo de equipamentos integrados em meio hospitalar, permitindo consolidar os conhecimentos obtidos, durante a licenciatura em Engenharia Biomédica – Bioeletrónica e no Mestrado em Instrumentação Biomédica. Permitiu estudar as características dos equipamentos, as normas, o funcionamento deste setor e os testes aplicados aos equipamentos, de forma a verificar o estado de atividade dos mesmos.