Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão Ambiental nas Organizações - Definição de Metodologias do Novo Modelo de RAAsPublication . Cruz, Bruna Ramos de Sousa; Amaral, Pedro Sergio Rosas Bingre doO presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o trabalho realizado numa empresa de consultoria, a Neoamb – Gestão Ambiental, Lda, no distrito de Leiria. O estágio teve uma duração de 5 meses (de fevereiro a junho de 2020) e foi desenvolvido no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Gestão Ambiental, da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra. A área de atuação que presidiu à resolução do presente relatório consistiu no preenchimento de Relatórios Ambientais Anuais, tendo sido realizadas análises SWOT de forma a constatar necessidades de atuação/melhoramento ao nível das metodologias utilizadas na empresa – necessidades estas discutidas, numa fase final, tendo-nos permitido alcançar uma série de pertinentes
- Projeto e acompanhamento de sistemas de gestão técnica de edifíciosPublication . Simões, Kévin dos Santos; Marques, António Luís Ferreira; Silva, Marco José daEste documento descreve o estágio curricular realizado na empresa Projedomus que decorreu entre os dias 7 de novembro de 2018 e 21 de julho de 2019, no âmbito do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica, na Área de Especialização em Automação e Comunicações em Sistemas Industriais do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, De forma a enquadrar o trabalho realizado durante o decorrer do estágio curricular, é apresentada a empresa de acolhimento, assim como a sua área de atuação e metodologia de trabalho. Este relatório tem como principal foco a gestão técnica de edifícios, abordando as características intrínsecas destes sistemas, o seu modo de funcionamento, assim como os métodos de interligação entre os dispositivos de controlo de um edifício. Os trabalhos realizados durante o estágio curricular permitiram pôr em prática o conhecimento adquirido sobre diversos protocolos de comunicação dedicados a edifícios. Neste âmbito, são apresentadas as características mais relevantes dos principais protocolos de comunicação, as suas vantagens e desvantagens quando são utilizados em gestão técnica de edifícios, como é exemplo o Modbus, o BACnet, o KNX e o DALI. Ao longo deste documento, apresentam-se trabalhos realizados durante o estágio curricular, nomeadamente trabalhos de implementação de sistemas de gestão técnica centralizada, aplicados num edifício comercial, num edifício hoteleiro e num edifício coletivo. É ainda descrito um trabalho que foca o controlo de um sistema de iluminação e a implementação de um sistema de chamada de funcionários dedicado a um Centro Escolar. Nesta dissertação conclui-se que a gestão técnica de edifícios é vantajosa, uma vez que facilita o controlo/monitorização dos sistemas de um edifício conseguindo-se reduzir os consumos energéticos e aumentando a longevidade dos equipamentos instalados neste. Também é concluído que o uso na gestão técnica de edifícios de dispositivos de automação baseados em protocolos de comunicação abertos, possibilita a integração de sistemas de fabricantes distintos e facilidade na expansão do edifício.
- A atuação do Digital Influencer no processo de comportamento de compra de produtos de belezaPublication . Santos, Gabriela Enata Cardoso dos; Cruz, RuiOs digital influencers, conhecidos como usuários digitais com a habilidade de disseminar e viralizar mensagens que afetam comunidades em ambiente virtual, surgiram em meados de 2000, monopolizando as redes sociais e causando inúmeros efeitos na sociedade atual. A investigação é de importância para aprofundar a temática dos digital influencers, assim como analisar de que forma estes interferem no comportamento de compra de produtos de beleza, e qual o seu papel no processo. Este estudo realizou uma pesquisa de natureza quantitativa, baseando - se num estudo de hipóteses que objetivou analisar as motivações e o processo de decisão do comportamento. Foi utilizado como escopo a Teoria da Ação Planeada de Ajzen para elaboração de um questionário, que foi aplicado a uma amostra total de 217 indivíduos, sendo validada 190 respostas. Para mensuração das variáveis e dos resultados, foi conduzida uma Análise Fatorial Confirmatória, tendo sido confirmadas 7 das 9 hipóteses elaboradas para o estudo. De início o intuito era utilizar a variável demográfica de localização entre Portugal e Brasil, mas que acabou por não revelar uma relação significativa devido a uma diferença discrepante na obtenção de mais respostas de um país comparativamente ao outro. Foi possível perceber as variáveis influenciadoras no processo de compra de produtos cosméticos, e o papel que os influenciadores digitais possuem como mediadores de comportamento. Conclui-se que não são mediadores diretos na intenção de aquisição de produtos.
