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- A implementação de estratégias de Social Media no desenvolvimento da E-Reputation das marcas: um estudo de caso controlPublication . Cardoso, Catarina Vieira; Figueiredo, Ronnie; Soares, RaquelSeja através de uma pesquisa num motor de busca ou de um social media (mídia social), nos dias que correm é cada vez mais frequente que o primeiro contacto de um potencial consumidor com uma marca se dê através de um canal de comunicação online. Dado isto, torna-se imprescindível que as organizações saibam gerir a reputação online (e-reputation) das suas marcas no sentido de definir ações nos social media que estejam alinhadas com a identidade das mesmas. Com esta nova dinâmica de comunicação marca - consumidor, as empresas reconhecerem a importância dos social media para fortalecimento da reputação das suas marcas tornando-se o foco do desenvolvimento de uma imagem no mercado. Como tal, definiu-se a seguinte questão de investigação: “Qual a importância das estratégias de social media na e-reputation das marcas?” No sentido de ajudar as empresas a melhorarem as estratégias digitais e consequentemente a reputação das suas marcas esta dissertação tem como objetivo perceber a importância da implementação de estratégias de social media no desenvolvimento da e-reputation da marca Control. Para responder à questão de investigação e ao objetivo proposto, a metodologia da investigação passou por um estudo de caso com uma abordagem quali-quantitativa, onde se utilizou como instrumento de recolha de dados uma entrevista semi-diretiva com a direção do departamento de marketing da unidade de análise (Control) e a aplicação de um inquérito por questionário aos seguidores da página de Instagram da unidade de análise. Para análise dos dados recorreu-se ao programa estatístico SPSS Statistics. Com a análise de dados, os resultados mostraram que uma estratégia de social media que se encontre alinhada com a identidade corporativa da marca traz vantagens positivas para a mesma dado que propicia a criação de uma relação fidedigna entre a imagem que a marca comunica e aquilo que a marca é. O que leva a que os seguidores percecionem a marca exatamente como ela é e passem a identificar-se e a partilhar conteúdo estratégico com outros utilizadores dos sites de redes sociais aumentando assim a reputação da mesma.
- Estratégia de conteúdo digital para manutenção do Engagement de Consumidores Low Cost: um estudo de caso da Gol Linhas AéreasPublication . Corsi, Daniella Campodonio; Figueiredo, Ronnie; Soares, RaquelA mudança na economia mundial dos últimos anos, deu vasão ao surgimento de companhias de baixo custo, criando uma forte concorrência, principalmente em termos de comunicação com o consumidor, iniciando uma corrida em busca da atenção, satisfação e retenção de seus clientes. Com a democratização da Internet e o avanço das redes sociais, o relacionamento e a comunicação entre empresas e consumidores, ficou mais dinâmico, pois promoveu o acesso à informação com mais facilidade. Neste contexto, o marketing digital tem sido uma abordagem muito útil pois com a utilização de canais digitais é possível atingir um grande número de usuários, obter resultados mensuráveis em tempo real e assim traçar estratégias cada vez mais eficazes para o engagement. Além disso, com o cenário atual onde o mundo está passando por uma fase de clausura, devido à disseminação do Covid-19 (Coronavirus), manter-se na mente do consumidor é um desafio para as companhias aéreas que neste momento estão numa constante luta para a própria sobrevivência. Assim, este trabalho buscou responder a seguinte questão: Qual é a estratégia de conteúdo utilizada pela Gol Linhas Aéreas para manter o engagement em suas redes sociais durante a crise global do Covid-19? A metodologia adotada teve como abordagem um estudo de caso realizado sobre a empresa GOL Linhas Aéreas. Para que a pesquisa se enquadrasse ao momento de crise a que se propôs analisar, o conteúdo manuseado se restringiu aos posts feitos pela Gol Linhas Aéreas em suas redes sociais no período de início da crise do Covid-19 no Brasil, em março de 2020 indo até o mês de maio do mesmo ano. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo que possui um viés qualitativo e demanda alto grau de interpretação do pesquisador. A amostra estipulada foi composta por 139 publicações feitas pela Gol em suas redes sociais no período de 14 de março a 20 de maio de 2020. Após análise foi possível perceber que a estratégia utilizada pela Gol Linhas Aéreas em meio a pandemia do Covid-19 consistiu essencialmente em informar os consumidores sobre suas políticas, assim como tranquilizá-los em relação a prevenção e segurança da empresa durante uma viagem. Pôde-se perceber também que os seguidores da Gol valorizam este tipo de conteúdo assim como ações em relação aos profissionais de saúde e ao combate ao Coronavírus. Concluiu-se ainda, que conteúdos em vídeo possuem maior engagement à medida que são de fácil entendimento, mais dinâmicos e transmitem a informação de forma mais rápida e direta. Mas por outro lado foi possível analisar que o YouTube, mesmo sendo uma plataforma de vídeo é a rede social com menor número de publicações e menor número de seguidores.
- Burnout among Portuguese healthcare workers during the COVID-19 pandemicPublication . Duarte, Ivone; Teixeira, Andreia; Castro, Luísa; Marina, Sílvia; Ribeiro, Carla; Jácome, Cristina; Martins, Vera; Ribeiro-Vaz, Inês; Pinheiro, Hugo Celso; Silva, Andreia Rodrigues; Ricou, Miguel; Sousa, Bruno; Alves, Cristiana; Oliveira, Andreia; Silva, Paula; Nunes, Rui; Serrão, CarlaDuring COVID-19 pandemic, healthcare workers (HCWs) have had high workload and have been exposed to multiple psychosocial stressors. The aim of this study was to evaluate HCWs in terms of the relative contributions of socio-demographic and mental health variables on three burnout dimensions: personal, workrelated, and client-related burnout. Methods: A cross-sectional study was performed using an online questionnaire spread via social networks. A snowball technique supported by health care institutions and professional organizations was applied. Results: A total of 2008 subjects completed the survey. Gender, parental status, marriage status, and salary reduction were found to be significant factors for personal burnout. Health problems and direct contact with infected people were significantly associated with more susceptibility to high personal and work-related burnout. Frontline working positions were associated with all three dimensions. Higher levels of stress and depression in HCWs were significantly associated with increased levels of all burnout dimensions. Higher levels of satisfaction with life and resilience were significantly associated with lower levels of all burnout dimensions. Conclusions: All three burnout dimensions were associated with a specific set of covariates. Consideration of these three dimensions is important when designing future burnout prevention programs for HCWs.