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- Ganhos sensíveis aos cuidados de Enfermagem de Reabilitação a pessoa com alterações neurológicas, dependente no autocuidado - contexto domiciliárioPublication . Duarte, Andreia; Fonseca, CésarO número de pessoas com alterações do foro neurológico, com idade superior a 65 anos de idade tem vindo a aumentar ao longo dos anos. A intervenção do enfermeiro de reabilitação visa a capacitação da pessoa para a execução dos seus autocuidados e a demonstração dos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação, permitindo comprovar a qualidade dos cuidados prestados. Este relatório desenvolveu-se através da aplicação de uma proposta estruturada de intervenção dos cuidados de enfermagem de reabilitação, seguindo a metodologia qualitativa de Robert Yin (estudos de caso múltiplos), a teoria de médio alcance de Lopes e o modelo de Fonseca e Lopes, baseado na teoria do défice do autocuidado de Orem. A intervenção realizada mostrou os ganhos sensíveis aos cuidados da enfermagem de reabilitação. Este relatório permitiu a demonstração da aquisição de competências na área de especialidade de enfermagem de reabilitação e de mestre em enfermagem
- Intervenção sistematizada de enfermagem de reabilitação na prevenção de complicações decorrentes da imobilidade: andar comprometidoPublication . Mourato, Ana; Grilo, EugéniaCom este relatório de estágio pretendeu-se descrever o processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e de mestre em enfermagem e, descrever os contributos dos cuidados de enfermagem de reabilitação para a capacitação da marcha segura nos doentes internados. Os idosos, devido ao processo natural de envelhecimento, apresentam uma deterioração orgânica fisiológica, à qual se somam as perdas funcionais decorrentes e sequelas de doenças agudas anteriores ou crónicas. O andar é uma atividade da vida diária complexa que pode ser influenciada entre outros fatores pela idade e pela presença de patologias, e a incapacidade para andar deve ser superada precocemente de forma a que a pessoa recupere tão rápido quanto possível a sua independência para as outras atividades. A partir de um projeto de intervenção com a metodologia investigação-ação foi possível avaliar e identificar alterações no andar decorrentes de alterações da força muscular, equilíbrio, dor e falta de conhecimento dos doentes e a partir daqui implementar planos de intervenção de enfermagem de reabilitação individualizados de acordo com os problemas identificados e avaliar os resultados em 7 doentes. Na generalidade foi verificado o aumento do desempenho a nível do autocuidado andar, em consequência da melhoria da força muscular e do equilíbrio corporal. A reabilitação do andar comprometido revelou ser um processo complexo que exige continuidade, e o seu sucesso requer envolvimento do doente e cuidador/ família, dos cuidados de enfermagem de reabilitação e dos restantes grupos profissionais
- Estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais: estudo de marcas de joalharia portuguesasPublication . Coração, Mafalda Nogueira Dias; Figueiredo, RonnieO marketing ao longo dos tempos acompanhou a evolução da tecnologia, bem como o desenvolvimento progressivo dos métodos de comunicação da informação. Transitou de uma comunicação em massa para um tipo de comunicação segmentada. As marcas agora verificam a importância de estar no mesmo nível dos consumidores, promovendo uma comunicação mais direcionada. Por meio das plataformas digitais, as marcas disponibilizam conteúdo, através de um ambiente mais recetivo e interativo para os consumidores compartilharem opiniões sobre as suas marcas e produtos. Considerando o fenómeno descrito acima, esta investigação procura analisar o setor de joalharia em Portugal. Esse tipo de análise é relevante, devido à forte componente histórica de produção manual e artesãos de joias. Este estudo procura entender o impacto da evolução dos métodos de comunicação neste setor. Esta investigação tem como objetivo responder à seguinte pergunta: Quais são as estratégias de marketing de conteúdo adotadas pelas marcas de joias em Portugal? Além da pergunta acima, esta investigação procura entender de que forma o marketing de conteúdo é criado, preparado e entregue às plataformas digitais, como Facebook e Instagram, para três marcas de joalharia em Portugal. Os resultados mostraram que as marcas ainda valorizam a existência de lojas físicas, no entanto, reconhecem que as redes sociais oferecem um suporte sustentável para as marcas através da exposição e notoriedade. A utilização do marketing de conteúdo em Portugal ainda está em fase embrionária, uma vez que não compreendem claramente qual é o objetivo a que a marca se propõe e quem é o seu público-alvo. Contudo, as tendências atuais mostram que as marcas estão a adotar progressivamente ferramentas modernas de comunicação com os consumidores, como é o exemplo do WhatsApp. Nesta dissertação, foi realizada uma investigação qualitativa descritiva, que procura relatar um fenómeno por meio de entrevistas semiestruturadas, onde a aquisição dos dados foi baseada na análise de conteúdo.
- O impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portuguesesPublication . Guerreiro, Patrícia Belmonte Lopes do Carmo; Soares, RaquelO crescimento e constante reinvenção das redes sociais, veio alterar profundamente a forma como comunicamos, bem como o modo como recebemos e interpretamos essa comunicação e informação. As redes sociais, nomeadamente o YouTube, permitiram que as marcas passassem a encarar os influenciadores digitais, os youtubers no caso, como representantes do seu negócio, que possuem o poder de transmitir aos seus seguidores, mensagens que as próprias não conseguem, devido à falta de confiança que existe na relação marca/ consumidor. Com este estudo, pretende-se explorar a influência dos youtubers e responder à questão de investigação “qual o impacto dos youtubers na intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses”. Procura-se ainda compreender a relação entre a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber e o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turísticos. Bem como a ligação entre o envolvimento do consumidor e a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses. O presente estudo seguiu uma abordagem quantitativa, aplicou uma amostragem por conveniência e recorreu-se à implementação de um questionário online, obtendo uma amostra total de 300 inquiridos. Os resultados da investigação demonstram que a credibilidade, número de subscritores e regularidade de publicação de um youtuber afetam positivamente o envolvimento do consumidor, assim como o envolvimento do consumidor com uma marca/ produto turístico recomendado por um youtuber afeta positivamente a intenção de compra e, por conseguinte, os youtubers impactam a intenção de compra de experiências turísticas dos portugueses.
- Optimizing prognosis in atrial fibrillation: A call to action in PortugalPublication . Ferreira, J; António, N; Cortez-Dias, N; Gonçalves, LR; Sargento-Freitas, J; von Hafe, P; Gil, VictorAtrial fibrillation (AF), the most common arrhythmia in the adult population worldwide, represents a significant burden in terms of cardiovascular mortality and morbidity and has repercussions on health economics. Oral anticoagulation (OAC) is key to stroke prevention in AF and, in recent years, results from landmark clinical trials of non-vitamin K oral anticoagulants (NOAC) have triggered a paradigm shift in thrombocardiology. Despite these advances, there is still a significant residual vascular risk associated with silent AF, bleeding, premature sudden death and heart failure. The authors review AF epidemiologic data, the importance of new tools for early AF detection, the current role of catheter ablation for rhythm control in AF, the state-of-the-art in periprocedural OAC, the optimal management of major bleeding, the causes of residual premature death and future strategies for improvements in AF prognosis.