Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-09"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- EDIFÍCIO STATERAPublication . Silva, Amanda; Castro, Jorge TelmoEste trabalho de dissertação é oriundo de um processo de pesquisa e reflexão crítica agregados aos conhecimentos prévios e à vivência da aluna sobre o tema escolhido por ela. Nele é abordado como foi desenvolvido o programa de necessidades do projeto prático, as soluções adotadas para este programa, e como ele foi pensado e desenvolvido para corresponder ao conceito idealizado, às condicionantes e às condições específicas do terreno e às necessidades dos utilizadores do edifício. A proposta do Edifício Statera foi desenvolvida com o objetivo de ser um local onde as pessoas possam usufruir de diversos serviços e procedimentos voltados para os cuidados da saúde física e mental. Ele foi idealizado com várias polivalências e com espaços que podem ser utilizados por vários profissionais, baseado no funcionamento de um edifício coworking de saúde. O conceito que direcionou o desenvolvimento da proposta foi para que o programa fosse distribuído no edifício de forma que os ambientes estivessem integrados, fossem pensados em conjunto, em que todos são importantes para que o edifício funcione e cumpra seu objetivo. Além disso, houve preocupação com o tratamento da iluminação natural, a interação com a natureza, a visibilidade e transparência, com o intuito de trabalhar as sensações dos indivíduos em cada espaço e percurso do edifício.
- Comunicar para cuidar: contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica para a transição segura de cuidadosPublication . Brito, Ana; Malcata, Margarida; Ramos, AnaA comunicação efetiva em enfermagem na transição de cuidados de saúde é uma prática profissional centrada no trabalho em equipa e considerada como um elemento chave para a segurança e qualidade dos cuidados. A relação entre uma adequada comunicação e a melhoria dos resultados em saúde tem sido claramente evidenciada ao longo dos últimos 20 anos, no entanto, a realidade atual mostra que as falhas de comunicação continuam a existir e a constituir-se como a principal causa de erros/eventos adversos nos serviços de saúde que comprometem a segurança das pessoas. A forma como se comunica é um processo complexo, exigindo uma especial atenção por parte dos enfermeiros para compreendê-lo e adotarem estratégias que promovam a efetividade da comunicação na transição de cuidados de saúde, nomeadamente na população pediátrica, que pelas suas características específicas apresentam um maior risco de ocorrência de incidentes durante a prestação de cuidados, quando comparada à do adulto. A utilização de ferramentas padronizadas é recomendada a nível mundial pelas organizações de saúde e tem sido considerada como a melhor estratégia para a efetividade da comunicação e consequente prevenção e minimização de erros/eventos adversos decorrentes da prestação de cuidados de saúde. O presente relatório pretende espelhar todo o percurso formativo e reflexivo desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da aquisição e desenvolvimento de competências de mestre, comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica. A realização deste relatório permitiu-nos refletir sobre o percurso de aprendizagem e atividades realizadas, nomeadamente na área temática do projeto, inscrito na linha de investigação “Segurança e Qualidade de Vida”, dando resposta aos objetivos a que nos tínhamos proposto para a elaboração do presente trabalho