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- SÍTIO DAS ARTES E CULTURAS DE CASTELO DE PAIVAPublication . Reis, Francisca; Guimarães, José LuísAtualmente, as práticas artísticas e culturais estão direcionadas às zonas urbanas de Portugal, o que deixa os territórios rurais afastados destas atividades, que resulta num atraso do desenvolvimento local e na falta de falta de ofertas artísticas frequentes. Isto reflete-se no envelhecimento populacional e na difícil permanência dos jovens na sua terra natal, pela falta de um ambiente estimulante e convidativo à sua fixação e de estratégias que impulsionem o desenvolvimento do foro artístico, criativo e cultural, potenciando o crescimento territorial e comunitário. Os territórios rurais possuem memórias artísticas e culturais que não são devidamente exploradas e que podem contribuir para o desenvolvimento do território local. O projeto do “Sítio das Artes e Culturas de Castelo de Paiva” resulta num equipamento pensado para reavivar a cultura e as tradições de uma vila rural e é o resultado de um estudo realizado sobre o território de Castelo de Paiva, que demonstrou carecer de um programa artístico e cultural que pudesse reafirmar as memórias coletivas do passado, reconhecendo o seu potencial. O lugar do projeto, localizado na entrada da vila, oferece ao equipamento a centralidade que este necessita para estar ao alcance de todos, colocando-se num ponto estratégico que lhe dá a visibilidade necessária. De arquitetura contextualista, o projeto contemporâneo envolve-se num meio rural e o equipamento surge embutido na natureza de forma a preservar a paisagem do local. Um edifício multifuncional foi a opção encontrada para resolver várias problemáticas artísticas e culturais, mais propriamente no que refere à insuficiente divulgação dos ofícios tradicionais, permitindo que Castelo de Paiva, um território rico em tradições e saberes, tenha meios de partilha e de difusão dos mesmos, dando a conhecer os seus produtos e evidenciando a sua arte, salvando a tradição de se diluir no tempo e cair no esquecimento. Um mercado, um auditório, ateliers artísticos e espaços de exposição, são parte integrante do programa proposto para o equipamento que, através de uma praça central que unifica todos estes elementos, se reflete num espaço coletivo e social, que providencia o encontro entre gerações e o desenvolvimento social da vila. A elaboração do projeto sustenta-se através de uma análise da cultura local e das necessidades do concelho e a sua conceção baseia-se em referências arquitetónicas e casos de estudo que permitiram encontrar a melhor solução para o mesmo. O objetivo deste trabalho de projeto foi encontrar, através da arquitetura, uma solução que pudesse responder a questões reais e, neste caso, foi a partir desta arte que se encontrou a resposta para a divulgação de outras artes, que são parte da herança cultural da vila de Castelo de Paiva.
- A leitura em voz alta: Contributos da leitura em voz altaPublication . Coradinho, Catarina; Esteves, SandrinaAs investigações relativas à leitura em voz alta têm vindo a aumentar. O interesse por esta competência surge da assunção de que a mesma assume um papel determinante na aprendizagem da leitura, traduzindo-se numa fonte de conhecimento e contribuindo para uma leitura proficiente. O presente relatório reflete as evidências encontradas num projeto de investigação-ação. Contando com 26 participantes do 1.º ano de escolaridade de um contexto de ensino particular na área metropolitana de Lisboa, o projeto teve como objetivos: compreender em que medida a leitura em voz alta é importante numa fase inicial de aprendizagem da leitura, desenvolver a leitura em voz alta no grupo de alunos participantes e conhecer a perceção da professora cooperante relativamente à leitura em voz alta. Através das estratégias de leitura mediada pelo professor, a pares e em coro foi possível compreender que, no grupo de alunos onde foram implementadas, as mesmas contribuíram significativamente para que estes desenvolvessem o gosto pela leitura, estabelecessem relações com o professor e entre os pares, compreendessem a importância da partilha com o outro e conhecessem diferentes tipologias textuais. Os momentos de leitura em voz alta contribuíram para o aumento da autoestima e/ou autoconfiança dos alunos, para o aumento do seu léxico e para que fossem verificadas melhorias nas suas leituras individuais. Assistiram-se ainda a melhorias ao nível da dicção, da colocação da voz e da fluência nas leituras feitas pelos alunos. Por sua vez, a professora cooperante acredita na importância da leitura em voz alta, assumindo que deve ser trabalhada desde cedo. Mais, remete o conceito da leitura em voz alta para a oralidade e para a verbalização dos escritos e apesar de, até então, não diversificar as estratégias de leitura em voz alta em contexto de sala de aula, admite a necessidade de passar a introduzir novos momentos de leitura em voz alta nas rotinas do grupo.
- Um simulador de ArduinoPublication . Gonçalves, Paulo Alexandre Figueiredo; Durães, João António Pereira AlmeidaA aprendizagem de sistemas embebidos e microcontroladores em particular, está a tornar-se muito importante nas escolas, tanto no ensino secundário como no ensino superior, entre outros, devido ao crescimento da Internet of Things (IoT). Neste contexto, a necessidade de ferramentas para a formação de profissionais para este tipo de sistemas é muito relevante. A Plataforma Arduino, dada a sua simplicidade, está ser cada vez mais usada como um componente central nesta área. No entanto existem vários aspectos a considerar que podem ser vistos como desvantagens para uma utilização na sala de aula, como por exemplo a manutenção dos equipamentos, o desgaste dos dispositivos ou a habitual má utilização por parte de quem está a aprender, entre outros. Para mitigar estes aspectos negativos apresentamos um simulador de Arduino pensado especificamente para a área do ensino. Com este trabalho, propomos melhorar a usabilidade, o custo e a eficiência da aula, permitindo melhorias e até novas formas de uso e benefícios para a aprendizagem. Desenhámos, implementámos e testámos o simulador em ambiente real, e concluímos que tem um impacto muito positivo na eficiência do tempo da aula sem qualquer impacto negativo observado nos restantes aspectos.
- APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS NO SETOR DA INDÚSTRIA TEXTIL E VESTUÁRIO Questionário a empresas do setor da indústria Têxtil e VestuárioPublication . CAMILO FRANCISCO, ANA ISABEL; Morais, HenriqueAs empresas não estão fechadas sobre si mesmas, pelo que a realidade onde se inserem é dinâmica, devido às muitas alterações no meio envolvente, tanto a nível económico, como social ou tecnológico. Nos dias de hoje, tem-se assistido a uma grande evolução do mercado financeiro internacional, particularmente na oferta de produtos financeiros cada vez mais complexos, que permitem às empresas protegerem-se dos vários tipos de riscos a que estão expostas, na sua atividade. Os Instrumentos Financeiros Derivados têm sido muito utilizados por instituições financeiras e não financeiras, na cobertura de risco de oscilações de determinadas variáveis económicas, ou seja, para fazer o hedging. É nossa intenção nesta dissertação avaliar a utilização destes instrumentos derivados pelas empresas do setor têxtil e do vestuário, um dos maiores e mais importantes setores empresariais nacionais. Para esse efeito, apresentamos um referencial teórico acerca da gestão de risco e os instrumentos financeiros, nomeadamente futuros, forwards e swaps, bem como uma caracterização da Indústria Têxtil e do Vestuário. Apresentam-se ainda os resultados de um questionário a várias empresas do setor têxtil e do vestuário, com o objetivo de avaliar o conhecimento das empresas do setor têxtil e do vestuário sobre estes produtos derivados e qual o seu nível de utilização. Concluímos, com o estudo efetuado, que as empresas inquiridas conhecem e utilizam os instrumentos financeiros.