Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Jardins de Infância para Crianças de Famílias com Horários Atípicos - Um Estudo de Caso.Publication . Ribeiro, Daniela; Freitas, AnaA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado de Qualificação para a docência em Educação Pré-escolar e visou caracterizar as perspetivas de Educadores de Infância sobre a organização e funcionamento de um Jardim de Infância que trabalha com crianças filhas de pais com horários de trabalho atípicos (i.e., por turnos, noturno, irregulares). O estudo centrou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho da Amadora com horário de funcionamento contínuo e envolveu a participação de quatro educadores de infância – dois que exercem a sua atividade na componente diurna do estabelecimento e outros dois que exercem na componente noturna. Para concretizarmos o objetivo do trabalho, desenhámos um estudo qualitativo e recolhemos dados através de entrevistas semidiretivas, orientadas por dois guiões construídos para o efeito. Os dados foram posteriormente sujeitos a análise de conteúdo. Os testemunhos dos docentes incluíram descrições sobre a dinâmica de organização e funcionamento daquele estabelecimento e sobre as dificuldades e desafios que se colocam aos educadores que aí trabalham. Os dados reunidos proporcionam uma visão concreta e contextualizada sobre as implicações dos horários atípicos das famílias no desenvolvimento global das crianças e sobre como os educadores procuram responder às suas necessidades. Os resultados mostram que os horários atípicos dos pais influenciam o desenvolvimento global das crianças de forma negativa, tanto a nível emocional, social como cognitivo. São feitas sugestões para estudos futuros tais como alargar este estudo a outras instituições com perfil semelhante ou aproximado para identificar outras dimensões do problema estudado e também soluções ou abordagens pedagógicas encontradas por outros educadores para proporcionar os estímulos necessários às crianças de famílias com horários atípicos.
- Que aprendizagens científicas sobre as plantas são as crianças de jardim de infância capazes de realizar?Publication . Marques, Sara Cristino; Rosa, Celeste