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- Auto-perceção das alterações da deglutição e da fala em pessoas a partir dos 65 anosPublication . Filipe, Márcia; Guimarães, Isabel
- O processamento sensorial e o sono: que relação?Publication . Branco, Dionísia; Reis, HelenaO presente estudo, tem como objetivo compreender a relação entre o processamento sensorial e o sono. A amostra foi constituída por 86 crianças, com idades compreendidas entre os 24-36 meses de idade, com um desenvolvimento típico. Para analisar o processamento sensorial foi utilizado o Perfil Sensorial da criança e do bebé e para os padrões de sono, o Questionário de Hábitos de Sono das Crianças. Os resultados demonstram correlações entre processamento sensorial e as dimensões do sono, nomeadamente, a sensibilidade sensorial em relação à ansiedade do sono (r= -.265; p=.015) e as parassónias (r= -.258; p=.018); o processamento táctil relaciona-se com a duração do sono (r=-.281; p=.009) e a sonolência diurna (r=-.265; p=.014); o processamento auditivo e sensorial oral com as parassónias (r=-.286; p=.008), (r=-.290; p=.007); o processamento vestibular com a resistência em ir para a cama (r=-.215; p=.049), ansiedade do sono (r=-.330; p=.002) e parassónias (r=-.266; p=.015). Conclui-se que alterações no processamento sensorial, tem influência nos hábitos e padrões de sono das crianças. Deste modo, o estudo, veio contribuir para uma abordagem mais eficiente, por parte dos terapeutas ocupacionais, dado que podem ajudar os pais, a identificar os padrões de processamento sensorial das crianças que podem estar a condicionar o sono, através da intervenção em integração sensorial.
- Modelação e projeto de fibras de vidro no fabrico de autocarrosPublication . Lopes, David José Carvalho; Alcobia, Carlos José de Oliveira Pereira e JorgeUm dos aspetos mais importantes nos autocarros é a sua estética. As fibras de vidro são as peças que definem a estética de um autocarro, logo são as que mais contribuem neste aspeto. A fibra de vidro é um material compósito, o que significa que é composto por mais de um material, este material é utilizado de várias formas como em cascos de barcos, neste caso, o trabalho realizado focou-se nas fibras de vidro aplicadas em autocarros e em saber os detalhes das peças que neles são aplicadas.O método utilizado no fornecimento de informação das fibras, normalmente consiste na observação da peça e na criação de um molde a partir de uma peça final. Para prevenir isto, foi criada uma base de dados onde para cada peça foi feito um levantamento fotográfico da peça, foi criado um documento onde relate todos os detalhes da peça e foram desenvolvidos dois modelos em CAD, um em 2D outro em 3D da própria. Desta forma, quem queira saber os detalhes de qualquer peça aplicada num autocarro, terá acesso a toda a informação remetente à peça que procura. No total, foram modeladas 138 peças, internas e externas aplicadas em 4 dos modelos fabricados pela MOBIpeople sendo algumas utilizadas em mais que um modelo.