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- Plano de Negócios para a estratégia de expansão de produção de produtos apícolas na empresa Favo RealPublication . Morais, Daniel; Romacho, JoãoA apicultura tem sido alvo de uma aposta crescente em Portugal nos últimos anos, o que tem levado a que as explorações existentes necessitem de se modernizar e crescer, de forma a conseguirem dar resposta a um mercado cada vez mais competitivo. Assim, é de todo o interesse perceber se ao expandirmos a produção dos diversos produtos apícolas de uma pequena exploração, se a mesma será viável em termos económicos e financeiros, sendo este o principal objetivo a que este trabalho se propõe. Para tal estabelecemos como efetivo para a expansão duzentas colónias e com base neste valor calculamos as produções de mel, pólen, própolis e enxames. De forma a estabelecer as produções e vendas anuais estimadas, foi realizada a recolha de informação na bibliografia da especialidade bem como outros trabalhos já elaborados nesta área. Já no que diz respeito ao investimento necessário, a recolha de informação centrou-se junto de diversas empresas fornecedoras de material e equipamento apícola. De forma a aferir a viabilidade económica da expansão do efetivo, recorremos ao modelo disponibilizado pelo IAPMEI, preenchendo os diversos campos, como vendas, custos, fornecimentos etc. Após a obtenção dos resultados, procedemos à análise dos diversos indicadores económicos como o Valor Atual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rendibilidade (TIR) e o Período de Retorno do Investimento (PRI). A análise destes indicadores permitiu-nos perceber que a decisão de expandir o efetivo, consequentemente, a produção dos diversos produtos apícolas não só é viável economicamente, como permite que os ganhos sejam substancialmente maiores
- Recolha de Veneno de Abelha: Estudo de Mercado e Análise da Produtividade e Rentabilidade de um novo Coletor Intensivo no Mercado PortuguêsPublication . Serrinha, Vera; Marques, GastãoAs colmeias de abelhas proporcionam vários produtos passíveis de serem explorados com interesse e valor comercial. A utilização dos produtos apícolas é vasta e diversa, para fins alimentares, cosméticos e terapêuticos, sendo crescente a Apiterapia nas sociedades ocidentais. Os objetivos deste trabalho são a análise do mercado português a nível de conhecimento sobre o veneno de abelha – apitoxina – e correspondentes coletores, o desenvolvimento de um protótipo de coletor intensivo e a análise do seu interesse comercial. Com recurso a um questionário, que foi disponibilizado em associações deapicultores a nível nacional e online, foram recolhidos os dados necessários para o esclarecimento das questões relacionadas com o mercado português propostas neste trabalho. Com base na análise dos problemas reportados relativamente aos coletores de apitoxina existentes no mercado, desenvolveu-se um protótipo de um coletor intensivo, que foi objeto de uma análise comparativa, relativamente a um dos modelos considerados mais eficientes existente atualmente no mercado, no que se refere à sua produtividade e rentabilidade. Com base nos resultados obtidos pretende-se contribuir para a divulgação e desenvolvimento do mercado da apitoxina em Portugal
- Bullying em crianças: um estudo qualitativo sobre as vítimas, os agressores e o papel dos observadoresPublication . Valente, Filipa Sofia Patrício; Martins, Maria José D.Esta investigação pretende dar um contributo para a compreensão do fenómeno do bullying na infância, em contexto escolar e de lazer. Para o efeito realizou-se um estudo qualitativo, tendo por base um guião de entrevistas semi-estruturada que foi conduzida com 12 crianças com idades entre os 9 e os 12 anos. Assim, os objetivos desta investigação foram: explorar de que forma os entrevistados ocupam os seus tempos livres, para saber se descrevem ocorrências de bullying espontaneamente; explorar o conhecimento que os entrevistados têm relativamente ao fenómeno do bullying; perceber se os entrevistados já sofreram algum tipo de bullying, se o já praticaram ou se já o observaram, ou seja, se já se encontraram no papel de vítima, agressor, vitima-agressora ou observador, e em que contexto ocorreu (escola, bairro, etc); perceber qual o papel do observador e de que forma e porquê o mesmo intervém ou não face a uma situação de bullying; e perceber como as situações de vitimação/agressão aconteciam e como eram resolvidas. Concluiu-se que a maioria das crianças tinha dificuldade em diferenciar agressão de bullying, que a maioria das crianças não conseguia explicar porque acontece o bullying, que metade das crianças ajudariam perante uma situação de bullying mas também que uma percentagem ainda grande não ajudaria numa situação de bullying, sendo a razão predominante o medo de futuras represálias.