Browsing by Issue Date, starting with "2020-04-24"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização da dor lombar numa amostra de grávidas no terceiro trimestre de gestação, em Ponta DelgadaPublication . Dias, Joana; Vieira, Ana Isabel; Soares, Paula
- Caracterização do controlo urinário em desportistas de competição : estudo de jovens atletas femininas de basquetebol e de voleibolPublication . Neves, Patrícia; Vicente, SóniaIntrodução: A incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina. Este problema afeta predominantemente o género feminino e pode ter etiologia multifatorial. A incontinência urinária de esforço é cada vez mais prevalente entre mulheres atletas, em particular nos desportos de alto impacto, como o basquetebol e o voleibol. Estas modalidades apresentam um maior risco no défice do controlo urinário das jovens atletas, pelo facto de implicarem movimentos rápidos e com saltos. Objetivo: Analisar a prevalência do controlo urinário em atletas jovens femininas que pratiquem basquetebol ou voleibol. Metodologia: A amostra estudada foi composta por 125 atletas de basquetebol (n = 62) e de voleibol (n = 63) do género feminino, com idades compreendidas entre os 15 anos e os 30 anos (M = 19.7 e DP = 3.74), nulíparas e que praticam estas modalidades há pelo menos um ano na valência de competição. As atletas foram recrutadas em clubes desportivos das modalidades nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Vila Franca de Xira, entre os meses de janeiro e maio de 2019. A recolha de dados foi realizada através de um questionário de caracterização da amostra e um questionário de avaliação da incontinência urinária (ICIQ-SF). Resultados: Da amostra total 27.2% apresentou perdas de urina, destas 23.2% apresentou incontinência urinária classificada como ligeira e 4% apresentou incontinência urinária classificada como moderada. As atletas de voleibol apresentaram uma maior percentagem de mulheres com perdas de urina (30.2%), no entanto relativamente à severidade as atletas de basquetebol apresentaram mais perdas de urina moderadas (6.5%) que as atletas de voleibol (1.6%). As atletas mais velhas foram as que referiram que as perdas de urina interferiam mais com o seu dia-a-dia (p = .032). A variável Índice de Massa Corporal (IMC) relacionou-se de forma diretamente proporcional com todas as variáveis relativas ao questionário ICIQ-SF (frequência, quantidade, interferência no dia-a-dia e score total da mesma). Conclusões: Com o presente estudo foi possível concluir que em idades jovens já se verificam perdas de urina em atletas de basquetebol e de voleibol.
- Disfunções do pavimento pélvico em mulheres: caracterização de uma amostra que utiliza uma consulta hospitalarPublication . Oliveira, Ana Vanessa; Nogueira, Dália
- Organização e gestão da manutençãoPublication . Cardoso, Ricardo Manuel Costa; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Curricular do Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, na INSCO – Insular de Hipermercados, S.A., empresa que se dedica a gerir a cadeia de abastecimento no mercado de retalho alimentar e de bazar dos Açores. Numa primeira abordagem, visando a contextualização global do conteúdo do relatório, apresenta-se uma revisão literária de conceitos, definições e evolução histórica da Manutenção, bem como um enquadramento atual da sua relevância enquanto promotora de vantagens para a minimização de custos a médio/longo prazo das empresas que procurem a sua otimização. Temáticas, tais como tipos e níveis de Manutenção, custos associados, indicadores de desempenho, expectativas, normas aplicáveis e softwares disponíveis serão detalhados. Nesta perspetiva apresenta-se o plano de implementação de um software de Gestão de Manutenção – Manwinwin, descrevendo-se pormenorizadamente os passos inerentes à sua aplicação à empresa em causa e, paralelamente, descrevem-se os benefícios expetáveis no futuro. Finalmente, descreve-se ainda outra atividade, estratégica para a empresa, que consistiu na elaboração de um plano de prevenção e controlo da infeção por Legionella em contexto laboral, adequado às infraestruturas da empresa.
- Organização e Gestão da ManutençãoPublication . Cardoso, Ricardo Manuel Costa; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio Curricular do Curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, na INSCO – Insular de Hipermercados, S.A., empresa que se dedica a gerir a cadeia de abastecimento no mercado de retalho alimentar e de bazar dos Açores. Numa primeira abordagem, visando a contextualização global do conteúdo do relatório, apresenta-se uma revisão literária de conceitos, definições e evolução histórica da Manutenção, bem como um enquadramento atual da sua relevância enquanto promotora de vantagens para a minimização de custos a médio/longo prazo das empresas que procurem a sua otimização. Temáticas, tais como tipos e níveis de Manutenção, custos associados, indicadores de desempenho, expectativas, normas aplicáveis e softwares disponíveis serão detalhados. Nesta perspetiva apresenta-se o plano de implementação de um software de Gestão de Manutenção – Manwinwin, descrevendo-se pormenorizadamente os passos inerentes à sua aplicação à empresa em causa e, paralelamente, descrevem-se os benefícios expetáveis no futuro. Finalmente, descreve-se ainda outra atividade, estratégica para a empresa, que consistiu na elaboração de um plano de prevenção e controlo da infeção por Legionella em contexto laboral, adequado às infraestruturas da empresa.