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- Os eventos como estratégia de marketing experiencial das marcas: o caso dos festivais de música em PortugalPublication . Torres, Mariana Coutinho Dinis; Trindade, Pedro Alves; Gustavo, Nuno SilvaPerante um mercado em constante mudança, incrivelmente competitivo, no qual os canais de comunicação se encontram massificados e os consumidores são constantemente bombardeados com todo o tipo de informações, os profissionais de marketing sentem a necessidade de reinventar as suas estratégias de atuação. Com esta necessidade surge a inevitabilidade de envolver a vertente emocional do consumidor, com o intuito de comunicar e aplicar ferramentas de marketing sensorial e experiencial. A presente dissertação pretende reconhecer a importância do marketing sensorial. Tendo como objetivo compreender como os festivais de música em Portugal podem gerar grandes níveis de satisfação aos seus participantes. Durante a revisão bibliográfica, foram abordados os conceitos mais relevantes no âmbito do turismo, marketing, dos eventos e do comportamento dos consumidores, passamos ao estudo do caso dos festivais de música em Portugal. Como também os intervenientes-chave dos eventos tanto a nível da comunicação com os consumidores como da criação de envolvências sensoriais, de modo a garantir uma experiência emocionalmente memorável. Numa segunda fase realizamos um estudo empírico, baseado num inquérito por questionário, com uma amostra de 103 respostas válidas, abrangeu unicamente os consumidores de festivais de música em Portugal, maiores de 18 anos que participaram no último ano e iram participar neste presente em festivas de música. Estudaram-se e comprovaram-se as relações previstas nas hipóteses, nomeadamente, a relação positiva do impacto das experiências no comportamento do consumidor, designadamente, na sua emoção e satisfação e o impacto destas na sua intenção de voltar. Desta forma provamos como uma experiência multissensorial garante a capacidade de influenciar a perceção dos consumidores em relação à marca do evento e a obter reações psicológicas e comportamentais desejadas, sendo que, os festivais de música são provedores de altos níveis de prazer. No final prova-se que se encontram intrinsecamente envolvidos com a emoção, fantasia e todos os aspetos multissensoriais do ser humano que de alguma forma refletem os desejos hedonistas dos que neles participam. São a ferramenta eficaz de promoção, gestão de lealdade e amor às marcas.
- A Transição do Pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico: Trabalho Colaborativo entre Educadores e ProfessoresPublication . Gomes, Sónia; Runa, AnaO presente estudo debruça-se sobre a transição das crianças do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo e o trabalho colaborativo entre os educadores e professores. Com o desenvolvimento deste trabalho de investigação pretendemos, a partir das perceções dos inquiridos, perceber se existe a valorização do processo de transição, se existem práticas colaborativas entre os educadores do PE e professores do 1.º CEB e, se esse trabalho colaborativo, caso exista, se reflete numa melhor transição das crianças para o 1.º CEB. Para dar resposta ao propósito deste estudo, formulámos as seguintes questões de investigação: a) Quais as perceções dos inquiridos sobre o processo de transição para o 1.º CEB?; b) Quais as práticas concretizadas no processo de transição?; c) Quais as perceções dos inquiridos sobre o trabalho colaborativo entre os educadores e professores?. De acordo com as questões formuladas, definimos ainda os seguintes objetivos: a) Perceber as conceções dos educadores e professores sobre o processo de transição do PE para o 1.º CEB; b) Conhecer algumas estratégias que os educadores e professores utilizam para uma melhor transição para o 1.º CEB; c) Perceber as conceções dos educadores e professores sobre o trabalho colaborativo entre os mesmos. Em termos metodológicos, o presente estudo centra-se numa abordagem mista e os dados foram recolhidos através de entrevistas realizadas aos coordenadores do PE e 1.º CEB e de inquéritos por questionário entregues aos educadores do Pré-Escolar e professores do 1.º CEB. Os dados obtidos permitiram concluir que: todos os participantes deste estudo reconhecem a importância do processo de transição das crianças do Pré-Escolar para o 1.º CEB; Durante o processo de transição existem diversas práticas/estratégias utilizadas pelos educadores e professores, sendo muitas destas comuns tanto no Pré-Escolar como no 1.º CEB; Embora se identifique a presença de trabalho colaborativo entre educadores e professores nas diferentes instituições, esse trabalho acontece, muitas vezes, apenas em momentos pontuais e estes profissionais sentem a falta de mais trabalho colaborativo. No entanto, nem sempre é possível devido, principalmente, à falta de tempo e incompatibilidade de horários.