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- Procedimentos de manutenção aplicados a dispositivos médicos : estágio na PromeiCentroPublication . Reis, Jorge André Carvalho; Coutinho, Fernanda de Madureira; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daSendo a medicina um campo de elevado grau de responsabilidade, a manutenção hospi talar deve garantir a segurança e o bom funcionamento dos dispositivos que lhe servem de apoio (dispositivos médicos). Os planos de manutenção periódica são elaborados de acordo com as especificações do manual de cada equipamento e necessidades de cada ser viço médico. Uma boa manutenção promove o prolongamento do tempo de vida útil do equipamento médico e será uma mais valia do ponto de vista financeiro. O Engenheiro Bi omédico pode desempenhar um papel ativo nos mais diversos processos, nomeadamente a verificação de bom funcionamento dos equipamentos, processo de aquisição, planeamento e gestão adequada das manutenções. O relatório retrata os processos realizados durante o estágio curricular na empresa Pro meiCentro, referente à manutenção de dispositivos médicos no âmbito do Mestrado em Instrumentação Biomédica lecionado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra que decorreu entre janeiro e julho de 2019. A PromeiCentro é uma empresa especializada na área da manutenção e comercialização de equipamentos hospitalares que surgiu nos anos noventa, para corresponder às necessi dades dos seus clientes. Presta serviços de manutenção periódica (preventiva) e também dispõe de meios para atuar em situações de urgência (manutenção corretiva). Durante o estágio o aluno teve oportunidade de observar e participar nos procedimentos de manu tenção realizados pelas equipas de técnicos de eletromedicina. O aluno integrou a equipa de técnicos do laboratório/oficinas da empresa, a equipa responsável pelos clientes (hospi tais e clínicas) da zona centro do país e o técnico da região de Aveiro. Dos equipamentos intervencionados destacam-se os desfibrilhadores, eletrobisturis e os monitores de sinais vitais.
- Manutenção de dispositivos médicos : estágio na PromeiCentroPublication . Santos, Susana Catarina Gonçalves dos; Coutinho, Fernanda de Madureira; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daEste relatório pretende descrever o trabalho realizado pela aluna, no decorrer do estágio curricular na área de manutenção de dispositivos médicos, efetuado na PromeiCentro, ao abrigo da unidade curricular “Projeto/Estágio”, lecionada no Mestrado de Instrumentação Biomédica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Os dispositivos médicos são fundamentais no auxílio do tratamento e diagnóstico de doenças, pelo que é necessário garantir o seu correto desempenho, fiabilidade e disponibilidade. Assim, a realização de uma correta e rigorosa manutenção a este tipo de dispositivos é imprescindível, de modo a evitar falhas, a otimizar o seu desempenho e a prolongar a sua vida útil. Uma manutenção cuidada, não só é extremamente importante para a prestação de cuidados de saúde ao paciente, como é também muito importante para o bom funcionamento das unidades hospitalares. No estágio realizado, a aluna integrou a equipa técnica de electromedicina, na qual adquiriu conhecimentos técnicos de manutenção preventiva e corretiva de dispositivos médicos, bem como de realização de orçamentos, requisição de material e preenchimento de folhas de obra. A experiência de formação em contexto real de trabalho permitiu à aluna não só perceber o papel de um técnico de electromedicina (formas e locais de atuação), como também permitiu estruturar métodos de trabalho face às dificuldades encontradas. A PromeiCentro trabalha com uma grande diversidade de dispositivos e marcas diferentes, o que permitiu à aluna o contacto com inúmeros dispositivos médicos de diferentes marcas. Por esta mesma razão, é impossível descrever e detalhar pormenores técnicos de todos os dispositivos com os quais a aluna contactou. Assim, ao longo do relatório é dada maior enfâse aos dispositivos com os quais obteve mais contacto. Todas as atividades de manutenção preventiva e corretiva realizadas, bem como processos de orçamentação foram realizados com a supervisão da equipa técnica.
- FAGOTÁSTICO – Conceção de um Método Progressivo e Divertido para a Aprendizagem do Fagote no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sérgio Santos Fernandes, IsaacO Relatório Final de Mestrado e Ensino da Música, encontra-se fragmento em três capítulos. No primeiro capítulo, temos uma exposição e apresentação da escola de acolhimento. De seguida, no segundo capítulo, abordamos o ensino especializado artístico, metodologias e atividades desenvolvidas. Por fim, o terceiro capítulo, destina-se ao projeto de investigação e toda a análise de dados inerentes á conceção de um método de Fagote
- A gravação vídeo/áudio como complemento ao estudo individual – Conservatório de Música de Artes do Centro – GuitarraPublication . Vilarinho, Vasco; Andrade, AlexandreEste projeto trata de entender se o vídeo educativo pode ser uma forma de apoio ao estudo, melhorando os resultados do estudo individual do instrumento (Guitarra), no que diz respeito ao sucesso de aquisição de conhecimentos e aprendizagens, e ao incentivo e proliferação da motivação do aluno do ensino artístico especializado no Conservatório de Música e Artes do Centro. Em primeiro lugar irão ser apresentados alguns conceitos e matérias que irão ser abordadas ao longo da investigação, de seguida, as linhas orientadoras da forma como esta pesquisa decorreu e, por fim, serão apresentados os resultados deste estudo e conclusões finais relativas à utilização deste sistema.
- Manual de Exercícios de Formação Musical para o 1º e 2º graus do Curso Básico de MúsicaPublication . Carvalho, Andreia; Andrade, AlexandreO presente trabalho propõe a realização de um Manual de Exercícios de Formação Musical para o 1º e 2º graus do Curso Básico de Música, de acordo com o programa da disciplina lecionado no Conservatório de Música do Porto, tendo como fundamentação teórica a legislação em vigor sobre: o Ensino Especializado da Música, a disciplina de Formação Musical e os Manuais Escolares, e também sobre a relevância que estes têm no desenvolvimento de competências no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com os contextos em que forem implementados. Através da Prática de Ensino Supervisionada realizada na mesma instituição, com duas turmas, uma do 5º ano – 1º grau e outra do 6º ano – 2º grau, procurou-se retirar conclusões sobre a relevância da realização do Manual, utilizando para tal a metodologia de investigação-ação. Os resultados obtidos apontam para o facto de que, efetivamente, o tipo de manual em questão é um instrumento de trabalho bastante útil, porque aponta fatores que podem ser determinantes na forma de ensinar e de aprender. A sua pertinência pode vir a tornar se objeto de avaliação por parte das entidades competentes, para edição e adoção pelas escolas do Ensino Especializado.
- Perspetiva dos Profissionais sobre a Área de Recursos HumanosPublication . Grilo, Ana Sofia Teixeira; Sabino, AnaOs Recursos Humanos são fundamentais para acompanhar, influenciar e gerir as pessoas dentro de uma organização de forma a atingir-se um objetivo comum, o sucesso da organização. Dessa forma realizou-se uma revisão de literatura onde foram desenvolvidos temas como o que é a Gestão de Recursos Humanos, a importância da Gestão de Recursos Humanos a sua evolução, a perceção de outros departamentos sobre os Recursos Humanos e quais as qualidades fundamentais para uma carreira em Recursos Humanos de forma a responder à questão formulada anteriormente. O presente estudo baseou-se na seguinte questão: qual a perceção que a profissionais que não trabalham na área de Recursos humanos? Onde o objetivo deste estudo é estudar qual a perceção que os outros departamentos e áreas tem sobre os Recursos Humanos e qual a importância dos Recursos Humanos dentro de uma organização. O estudo é realizado através do método qualitativo onde irá ser aplicada a técnica de entrevista semiestruturada a oito profissionais de diferentes áreas de: Marketing, Contabilidade, Serviços Gerais, Informática, Função Pública, Turismo, Engenharia e Educação de Infância. Os resultados obtidos no final do estudo irão permitir compreender qual a perspetiva e opinião que profissionais de outras áreas tem sobre os Recursos Humanos dentro de uma organização.