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- Desempenho da publicidade online no Facebook e GooglePublication . Marques, Vasco
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- NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO E O CICLO DE VIDA DAS PME PORTUGUESASPublication . Mota, Wilson
- Impact of Instagrammers on consumers travel behaviour in the hospitality sectorPublication . Fonseca, Patrícia Duarte Rosa da; Gustavo, Nuno SilvaEsta dissertação tem como objetivo refletir como é que as inovações na tecnologia têm sido um forte fator que contribuíram para a transformação das categorias tradicionais de informação e, consequentemente, transformaram a perceção e experiência prática do turismo. As plataformas de redes sociais são um dos maiores fenómenos derivados dos avanços tecnológicos e têm tido uma adesão mundial extraordinária. Compreender como o novo turista viaja e como é que estes pesquisam por informação é crucial para todas as marcas e marketeers. Desde modo, a análise de novas tendências no turismo resultantes do uso de redes sociais, em particular da plataforma Instagram e do uso de Influencers em estratégias de marketing, é o ponto fulcral deste projeto dado que estas novas tendências não podem ser ignoradas se um negócio/destino quer manter a sua vantagem competitiva. As razões pelas quais a plataforma Instagram foi a escolhida para ser estudada, serão explicadas adiante, bem como detalhado o funcionamento da plataforma. Os influenciadores relacionados com o turismo, os Travel Instagrammers - também denominados influenciadores digitais - são um dos tipos de Instagrammers que existem e que estão agora a ser usados por hotéis e destinos. Perspetiva-se que terão um poder influenciador maior sobre os consumidores do que estratégias tradicionais de marketing e mesmo mais do que celebridades tradicionais. Deste modo, através deste projeto, será possível melhor compreender quem são estes indivíduos que são chamados de influenciadores digitais, a diferença entre eles, o porquê de serem tao influenciadores e, por fim, quais os benefícios para as marcas em trabalharem com eles. De acordo com os resultados do estudo de caso desta dissertação, influenciadores de viagem aparentam ter um impacto positive em duas dimensões do comportamento do consumidor, nomeadamente no Brand Awareness e Brand Loyalty. É, no entanto, importante mencionar que esse impacto é sentido em maior escala no conceito de Brand Awareness que na lealdade do consumidor. No entanto, relativamente à intenção de compra, os resultados obtidos não permitem dizer que os Instagrammers têm impactos positivos no comportamento do consumidor. As conclusões que podemos tirar relativamente à intenção de compra do consumidor é que os resultados são apenas parcialmente validados. De modo geral, os Instagrammers são considerados úteis para estratégias de marketing de hotéis que tenham por objetivo criar uma comunidade online bem como fomentar o reconhecimento da sua marca e alimentar boas relações com os seus clientes.
- Customer Brand Identification e a sua influência na fidelização na hotelaria: um estudo sobre o caso portuguêsPublication . Basílio, Catarina Isabel Andrade; Gustavo, Nuno SilvaCustomer Brand Identification (CBI) entende-se pela perceção e sentimentos do cliente em relação a uma determinada marca, bem como a forma como esta lhe traz valor ao satisfazer as suas necessidades. É constituído por quarto dimensões: Brand Self-Similarity (BSS), Brand Social Benefits (BSB), Brand Identity (BI) e Brand Memorable Experiences (MBE). Este estudo teve como objetivo perceber a influência de Customer Brand Identification (e, em consequência, das dimensões BSS, BI, BSB e MBE) na fidelização e perceção do cliente em relação a marcas hoteleiras. Foi feita uma revisão da literatura que percorreu todos os temas inerentes: Marketing, CBI e Fidelização do Cliente. É através das técnicas de marketing que as marcas criam a sua própria identidade e desenvolvem o seu produto ou serviço em conformidade com as necessidades e motivações dos seus clientes. Ainda assim, mais importante do que atrair novos clientes, é satisfazer e fidelizar através das experiências e perceções. Através da realização de um inquérito, foi possível confirmar que CBI e todas as quatro dimensões que o compõem têm uma grande influência na fidelização do cliente. Isto é, na hotelaria, os clientes procuram marcas que sejam distintas dos seus concorrentes, que tenham uma identidade própria e próxima dos seus valores, que proporcionem interações sociais positivas e experiências únicas e memoráveis. Além da fidelização, percebeu-se que o cliente tende a ter um comportamento mais favorável, a propagar word of mouth positivo e a recomendar marcas que reúnem as condições de CBI. Foram ainda identificados grupos homogéneos que permitiram clarificar que os clientes mais fiéis à marca não tiveram, necessariamente, nenhuma experiência física com a mesma. Assim, entende-se que a dimensão MBE, embora tenha uma influência significativa, não é essencial para a fidelização do cliente.
- NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO E O CICLO DE VIDA DAS PME PORTUGUESASPublication . Mota, Wilson
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Wakabayashi, Paul; Lousan, Beatriz; Sousa, Bernardo; Marques, Inês; Félix, Edney; Almeida, Margarida; Vaz, Inês; Figueiredo, Sónia; Ferreira, Miguel; Leal, André; Mirra, Tiago; Esteves, Diana; Martins, Laura; Hespanha, Ana; Pires, PedroBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 5 de Dezembro de 2019 na Residência Assistida Domus Vida Estoril em Parede no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Marques. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Quintas com Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Moita, Alexandra; Morte, Carolina; Oliveira, Luís; Bandjai, Ândria; Clemente, Mafalda; Silvério, Inês; Ubeda, Llüisa; Paiva, Mariana; Carmona, Inês; Bonacho, Francisca; Baptista, Nuno; Casal, André Libório; Doujak, IvanBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 5 de Dezembro de 2019 no ESTÚDIO ABERTO, SEDE da METROPOLITANA em Lisboa no âmbito da Temporada 2019/2020 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras do Poulenc, Mendelssohn, Mozart e Frühling. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- On-Site vs. Off-Site practices of MSD intervention and its impact on Organizational - Productivity, Absenteeism and Costs.Theoretical analysis with applicationPublication . Hatch, Andrew Phillip; Tomé, EduardoPurpose: To establish to what degree musculoskeletal disorders (MSDs) impacted employee productivity, and to compare the impact of an On-Site, verses an Off-Site care strategy in the context of MSD related productivity losses, absenteeism and the associated costs. Theoretical Foundation: MSDs have been shown to be the single greatest cause of long, short and permanent work disability globally and a primary driver of direct and indirect costs. Presenteeism, has been shown to cost organization more in productivity losses than absenteeism or direct medical costs. Methods: Two studies were performed to evaluate similar, seated computer-based employees from three large corporations. Productivity study, done in two phases to measure the impact that MSDs have on employee productivity and to measure the impact of the On-Site MSD treatment. The instrument used was; the WLQ or Work Limitations Questionnaire. The Absenteeism study measured and compared absenteeism rates between employees who used the On-Site clinics in the past year, with employees with MSDs who chose Off-site options. An Absenteeism Questionnaire was used to measure MSD related absenteeism in the context of disability days, treatments, medical consults and diagnostics. An average wage method was used to calculate the average cost per-year, per-case (employee). Findings: Phase 1: WLQ average Lost Productivity Score of 10.5% which translated into an average total lost productivity cost of €1,478.25 per year. The Phase 2 follow up revealed the study group WLQ score dropped from 10.5% to 1.86% at a saving of €1,197.71 per person per year. The Control group average WLQ score was 11.2% and rose to 12.06%, or an additional loss of €118.13 per person per year. Absenteeism study; Total average absenteeism in working hours per-person, per-year, On-Site vs. Off-Site were, 16.62 hours and 68.38 hours respectively costing €108.07 and €444.72 respectively. The average time an employee needed to wait, from the time of onset of symptom, to the time of first treatment, was 3.6 days (28.8 working hours) for On-Site and 14.09 days (119.2 working hours) for Off-Site respectively. Conclusion: MSDs contributed greatly to costly employee productivity losses and presenteeism, and an On-Site treatment strategy significantly reduced productivity losses. The On-Site intervention demonstrated significantly lower absenteeism rates and lower disability rates, required fewer treatments, external consults and external diagnostics and less waiting time than employees seeking Off-Site care. Originality: Measuring the comparative economic impact on organizations between On-Site and Off-Site treatment strategies for MSDs. This study measured productivity losses as presenteeism, and absenteeism, in terms of days and hours lost for medical treatments and exams as well as the impact of a presenteeism lowering strategies for MSDs. Limitations: On-Site MSD clinics are rare. The sample did not represent the general Portuguese population. The average wage formula did not allow for actual costs. Study was not blinded. Practical and Research Implications: The On-Site model can be used with larger samples representing a wider spectrum of the population which could potentially lead to a cost-effective strategy for the government (SNS), and a decreased burden on the health care systems.