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- As dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do ensino básico, na lecionação da educação físicaPublication . Oliveira, Daniela; Rebolo, Maria AmáliaA Educação Física é uma disciplina comum a todos os anos de escolaridade. Esta disciplina por vezes é marginalizada, pois pode ser interpretada como a simples prática de exercício físico sem nenhuns complementos. A Educação Física tem bastantes conceitos associados, pois permite aos indivíduos algum tempo de prática de actividade física e desta forma, por exemplo, ajuda ao combate ao sedentarismo e não só – “As aulas de Educação Física na escola devem ser consideradas de muita importância e isso deve ser atribuído ao facto de promover o desenvolvimento integral do aluno, a socialização, a vida saudável, espírito de equipa, (…) relaxamento, prática de desportos, entre outros.” (Oliveira, Souza, Oliveira, Postigo & Borragine, 2010) Desta forma, senti necessidade de perceber como é vista a lecionação da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico, perceber essencialmente como é que os professores a interpretam e as dificuldades que sentem, conforme os seus currículos de formação e aquilo que lhes é proposto face ao ensino desta disciplina. A amostra é constituída por todos os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, vinte (20) indivíduos, do Agrupamento de Escolas de Santo André. Os resultados permitiram-me retirar algumas informações acerca das dificuldades sentidas no ensino da Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico e as justificações dos professores deste Ciclo – por exemplo, pouca formação na área da Educação Física e assim, apresentam ter dificuldades na lecionação das aulas. Este acompanhamento/coadjuvação aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o estudo em si, poderá contribuir para uma melhor perceção das dificuldades ao lecionar a Educação Física, do ponto de vista dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e também apresentar algumas propostas para a tentativa de resolução das mesmas.
- Trabalho emocional em contacto direto com o cliente: um estudo exploratório em estágios na hotelariaPublication . Menezes, Maria Carolina Branco Azevedo e; Marques, GabrielaNa última década a literatura tem revelado um interesse crescente sobre o trabalho emocional realizado pelos empregados que contactam diretamente com os clientes quando confrontados com regras de apresentação emocional definidas pelas entidades hoteleiras. Os estudos efetuados nesta área têm recorrido essencialmente a metodologia quantitativa. O presente estudo versa sobre estudantes universitários que realizaram um estágio no setor hoteleiro em departamentos que implicam um contacto direto com o cliente. O objetivo do estudo consiste em comparar as expetativas e a realidade praticada sobre trabalho emocional, as regras de apresentação emocional e a perceção do impacto do trabalho emocional no cliente. Foram realizadas 10 entrevistas a estudantes que efetuaram este tipo de estágio em unidades hoteleiras. Os principais resultados sugerem a existência de diferenças entre as expetativas e a realidade praticada. Os participantes recorreram a estratégias de trabalho emocional perante a obrigatoriedade da demonstração de determinadas emoções, que implicou uma mascarização emocional que fez com que estes sofressem custos ao nível do seu bem-estar psicológico. Da mesma forma foi possível averiguar que existe uma comunicação precária entre a entidade e os empregados em relação à comunicação explícita das regras, destacando-se a falta de formação adequada nesta área.
- O que os empregados de contacto sentem com as regras de apresentação emocional: um estudo de casoPublication . Barbosa, Jéssica; Marques, GabrielaAs regras de apresentação emocional são normas ou expetativas organizacionais que indicam as emoções que devem ser expressas no desempenho de uma função (Grandey, 2003). Compreender o que sentem os colaboradores sobre a existência das regras emocionais é primordial para um ambiente de trabalho saudável e para o atendimento de qualidade. Este trabalho tem por objetivo saber o que os empregados de contacto do hotel ONJ São Lázaro sentem com as regras de apresentação emocional. Para a realização deste trabalho foi realizado um questionário que foi aplicado em uma amostra de cinco pessoas (os três empregados de contacto do hotel e dois ex-empregados de contacto da mesma unidade hoteleira). O hotel possui atualmente 3 empregados de contacto (todos foram entrevistados). A metodologia qualitativa foi utilizada no estudo, com questionário semi-estruturado. A pesquisa foi norteada através de três principais temas interligados: regras de apresentação emocional, satisfação no trabalho e trabalho emocional. Com a realização deste estudo é possível perceber a necessidade de se realizar formações mais aprofundadas sobre as regras de apresentação emocional e suas estratégias para que os empregados de contacto possam realizar atendimentos com mais qualidade. Foi observado durante a pesquisa que os empregados de contacto sabem da existência das regras de apresentação emocional, no entanto, até o momento da entrevista, desconheciam as estratégias de trabalho emocional e como estas influenciam na qualidade de seus serviços. Recomenda-se para estudos futuros que se realize a pesquisa em unidades hoteleiras maiores, que possuam mais empregados de contacto, para que haja mais riqueza e diversidade nas informações coletadas.