Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Programas e Instrumentos para el Fomento de la innovación en el sector productivo Colombiano, con incidencia en la región Bogotá-CundinamarcaPublication . Benavides, Dalia; Rodrigues, AntónioEl trabajo presentado tiene como objetivo analizar el panorama, estado del sector y programas de cofinanciación con recursos públicos que fomentan la innovación empresarial en Colombia, con incidencia en la región Bogotá-Cundinamarca, presentar casos de estudio y formular oportunidades de mejora para diversificar los mismos y mejorar los parámetros de diseño de los instrumentos que empresarios y emprendedores de alto valor agregado tienen a disposición para el incremento de capacidades en innovación en el sector productivo. Se presenta una exposición de las etapas y mecanismos de financiación del ciclo empresarial en las que pueden estar inmersos procesos de innovación, las principales políticas públicas nacionales que integran la ciencia, tecnología y la innovación, así como desarrollo productivo y competitivo y, diagnóstico nacional para Colombia y regional para Bogotá-Cundinamarca en materia de innovación con indicadores de gestión y de impacto. Se describen variables y algunas tendencias en programas de cofinanciación alrededor de innovación implementados en el país y se genera una propuesta de mejora para su armonización en el diseño. El análisis de tres casos de estudio de programas de cofinanciación, arroja lecciones y resultados generales y con foco en la región, a partir de los cuales se formuló una propuesta de mejora para el instrumento colombiano de Beneficios Tributarios en ciencia, tecnología e innovación para que los emprendedores dinámicos e innovadores puedan participar de dichos beneficios por la inversión propia o de terceros.
- Relatório de Estágio: Júpiter Lisboa HotelPublication . Barbosa, Raúl do Carmo Rodrigues Teixeira; Gouveia, Cláudiapresente relatório tem como referência o estágio realizado entre Setembro e Outubro de 2018 no Júpiter Lisboa Hotel, com o propósito de obtenção do Grau de Mestre em Gestão do Turismo e Hotelaria pela Universidade Europeia. São revistas as áreas de Turismo e Hotelaria, sendo apresentado o Grupo Hoteleiro e o Hotel. O estágio decorreu sob supervisão do Front Office Manager Diogo Nunes e o Governante Geral António Mateus, visando a integração nas equipas de Recepção e Housekeeping, respectivamente, assim como a realização das tarefas diárias afetas a estes dois departamentos. O relatório está dividido em seis capítulos: no primeiro analisa-se o panorama Turístico e Hoteleiro nacional e internacional. No segundo apresenta-se o Grupo Hoteleiro e o Hotel. Seguidamente são descritas as actividades e funções realizadas durante o estágio. No quarto capítulo apresenta-se uma proposta de valor com o intuito de melhorar a operação do hotel. Por fim, relacionam-se as funções desempenhadas no estágio com as unidades curriculares do curso de Mestrado e apresentam-se conclusões finais.
- Departamento Comercial - EVOLUTION Lisboa Hotel: Relatório de EstágioPublication . Stoltenborg, Catarina Gonçalves Ribeiro; Gouveia, CláudiaNo decorrer do estágio realizado no departamento comercial, no EVOLUTION Lisboa Hotel, tornou-se possível pôr em prática e aperfeiçoar as aptidões adquiridas ao longo do mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria. O pensamento estratégico, um maior sentido de responsabilidade, adquiridos através das propostas do departamento, foram alguns dos temas desenvolvidos pelo estágio, que contribuíram para a plenitude de conhecimentos. O departamento comercial ocupa-se da satisfação das necessidades do público alvo, do mercado hoteleiro em que se encontra inserido, através da prestação de um serviço com qualidade, fazendo desta forma, com que o cliente adquira o produto. Os serviços prestados por este departamento, focam-se ainda na vertente das reservas, eventos e no marketing direcionado para as redes sociais. Estas tarefas, possibilitaram uma análise critica ao departamento comercial, bem como aos restantes departamentos e ao funcionamento do hotel. Como forma de solucionar os problemas mencionados na proposta de valor, foram encontradas soluções que incidiram sobre: a forma como são geridas as redes sociais; as reviews em plataformas online; uma melhor comunicação entre o E-Leader e os vários departamentos. A vertente tecnológica do hotel, merece especial referência, como principal fator atrativo do mesmo, tendo-se encontrado inovações neste parâmetro. A implementação da proposta de valor mencionada exige tanto investimentos monetários, para atualizar tecnologicamente o hotel e melhorar alguns dos serviços disponíveis, como também exige a reorganização das prioridades de alguns departamentos, como é o caso do departamento comercial.