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- Plano de Comunicação do projeto Gitscale para a Web SummitPublication . da Silva Teixeira, FranciscaO relatório pretende demonstrar a relevância de um plano de comunicação numa startup, que está integrada num mercado cada vez mais saturado. Ermano (2013) defende que um plano de comunicação para startups é pensado de uma maneira diferente, pois estas crescem rapidamente e, um plano normal, não acompanha esse crescimento. Sendo a realidade das startups diferente, este relatório constata que estas têm necessidade de estratégias excecionais, personalizadas e que vão de encontro à sua realidade. O estudo realizado tem como objetivo perceber a capacidade de crescimento de um projeto de Open Source, o Gitscale, e como é que este é visto pelos utilizadores, investidores e criadores de software. O relatório foi elaborado com base em revisão de literatura e pesquisa de campo. A revisão de literatura foi feita através da plataforma ABI/INFORM e RCCAP, para consulta de relatórios de estágio, teses e dissertações, e para recolha de informação presente em artigos científicos relevantes. Posteriormente, foi realizado um questionário online como suporte à elaboração do plano de comunicação, permitindo conhecer o perfil do consumidor. Este estudo indicou que o projeto deverá ser bem-recebido por parte da comunidade Open Source, e que a empresa tem os requisitos para crescer e sobreviver no mercado. Através do mesmo, foi possível recolher a informação pretendida, mas deixa em aberto uma futura investigação sobre o interesse em termos da sua contribuição para projetos Open Source.
- Contributo para a melhoria da presença digital das marcas Milaneza e NacionalPublication . Celestino Silva, Juliana SofiaO presente relatório surge no seguimento da realização de um estágio curricular no grupo Cerealis, envolvendo as marcas Milaneza e Nacional. Foram realizadas várias atividades com o objetivo último de melhorar a presença digital destas marcas. O aparecimento de novas tecnologias e o desenvolvimento da Internet levaram a mudanças ao nível do mercado e do comportamento do consumidor. Quando tal acontece, é exigível que o marketing se adapte ao novo cenário, passando a considerar novas ferramentas (Gabriel, 2010). Atualmente, é importante que uma marca esteja devidamente presente online, uma vez que neste meio estas podem estabelecer um contacto próximo com os seus clientes, proporcionando-lhes boas experiências, ao mesmo tempo que lhes é possível obter um retorno favorável. No entanto, mais do que ter presença online, uma marca deve certificar-se que esta é adequada, para que tenha os resultados desejados. Neste sentido, é crucial fazer uma monitorização permanente, para que se possam identificar aspetos que podem ser melhorados ou potenciados. Neste contexto, foi desenvolvido um diagnóstico digital das duas marcas, com o intuito de analisar a sua performance neste meio e contribuir para a sua melhoria. Para além disto, no estágio foi possível participar no desenvolvimento de um website direcionado para o segmento B2B, que representa uma oportunidade para as marcas e um novo ponto de presença digital.
- Harry Potter: graphic design methods of converting textual references into film propsPublication . Ribeiro, Inês; Raposo, AnaThis thesis aims to analyse the work method of the graphic designer in a cinematographic context and the way in which textual references present in the books are adapted to film props. I analysed the graphics in the Harry Potter films, because it is very rich at a graphic level, since tens of thousands of props were developed and many of them were highlighted in the filming process. Graphic design, applied to film props, is an area that has yet been explored to its full extent. There isn't a lot of published material that talks about the work of the graphic designer and how he develops fictitious graphical objects. This thesis aims to contribute to a better understanding of the studied area and may be used as a basis for designers who might want to explore the field of graphic design, applied to the development of film props, since the investigation and gathering of information on its own, represents a major contribution, as it enabled the development of a data base, which could be used as a resource for future conclusions. It does not exist, at the moment, a thorough research, such as this about fil props associated with graphic design. A thorough research was made, of the objects created by the design team, of interviews, sketches, textual and visual references. After assessing the gathered information, a comparison was made between the original textual content and the final object. Each of these objects was individually planned, and the development of film props works on a basis of trial and error. While trying to create a fictitious object, with which the audience should relate to, the designers simply look to alter reality a little, in order to create something specific for the film but, at the same time, avoid strangeness and distancing of the audience. In addition to the props referred in the scrips, there's also the need to create a panoply of other objects to fill in the set, from product's packages, to everyday objects. There are news with personal stories and titles ans manes of authors, which are often inspired in members of the team or their relatives. Graphic design in the world of film props works as an invisible hero. While rarely given any highlight in the film, props help decorating the set and facilitating the actor's role. However in Harry Potter films, graphic design had a crucial role in the development of the story, since props have a vital importance to the whole work.
- Contributos para a melhoria da Estratégia de Comunicação da Pib - Design & ComunicaçãoPublication . da Silva Ramos, CatarinaEste relatório tem por base o relato de 400 horas de estágio curricular do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, cumprido na empresa Pib – Design & Comunicação, decorrido no período entre 10 de setembro a 20 de novembro de 2018, com a supervisão do Professor Doutor Victor Tavares. Este trabalho académico tem como finalidade contribuir para a melhoria da comunicação externa da referida empresa, uma vez que é notória a necessidade de implementar novas estratégias de comunicação visando aumentar a notoriedade e reconhecimento da marca, assim como, angariar novos clientes e aumentar o volume de vendas. Foi analisada a perceção dos clientes da Pib – Design & Comunicação através da realização de questionários, utilizando o modelo SERVQUAL, de maneira a avaliar a sua satisfação e a qualidade percebida do serviço prestado pela empresa. A aplicação destas ferramentas possibilitou identificar lacunas, os pontos a melhorar, novas apostas e os pontos fortes. O plano de comunicação apresenta novas propostas de ações e estratégias tendo em vista o crescimento contínuo da Pib – Design & Comunicação e pretende-se vir a constatar a ocorrência de melhorias significativas ao nível da notoriedade da marca, conquista de novos clientes e aumento da satisfação dos clientes.
- Estratégia de comunicação das Práticas de Sustentabilidade Ambiental praticadas no Hilton Brussels CityPublication . Rocha, Joana Rita Neves; Rodrigues, ÁureaAo longo do tempo, mas principalmente nos últimos anos, o turismo mundial tem vindo a ter um desenvolvimento rápido e bastante diversificado, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico (OMT, 2017). A Bélgica não é exceção e Bruxelas tem visto o turismo de negócios a ter um desenvolvimento cada vez maior, nomeadamente na realização de eventos, conferências ou reuniões em consequência de Bruxelas ser a capital da Europa e a sede de várias empresas mundialmente conhecidas. Os segmentos de mercado mudam e consequentemente a isso, novos mercados surgem, assim como novos públicos-alvo. A dificuldade em comunicar para os diferentes targets é um desafio que as empresas enfrentam hoje em dia, bem como tentar ir ao encontro das suas necessidades e exigências. Durante o estágio no Departamento de Reservas e de Front Office do Hilton Brussels City foi possível desenvolver atividades de responsabilidade que iriam interferir com o funcionamento e dinâmica dentro de cada departamento, mas também, em todo o hotel. Atividades essas que correspondem especialmente a processos internos, de comunicação com outros departamentos, e externos devido ao intenso contacto com o cliente. Com isto, o objetivo deste estudo é apresentar sugestões de melhoria, proposta de valor, nos processos internos do departamento de front office e consequentemente do departamento de Sales&Marketing. A sugestão apresentada resulta, essencialmente, de uma análise crítica desenvolvida tendo como base os conhecimentos adquiridos no mestrado e na experiência adquirida durante o estágio. A implementação da proposta de melhoria é um pouco exigente, pois envolve o desenvolvimento e aplicação de um novo software na empresa Hilton e por sua vez a elaboração de um plano de marketing para comunicar a superação de certos aspetos que são melhorados.