Browsing by Issue Date, starting with "2019-04-08"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Dinâmicas e interacções na EurásiaPublication . Ribeiro, José Félix; Ferreira, Marcos Farias; Rego, Helena Cristina; Daehnhardt, Patrícia; Gaspar, Carlos
- Anaphylaxis to clavulanic acid: seven-year surveyPublication . Silveira, AM; Gaspar, A; Benito-Garcia, F; Couto, S; Matias, J; Chambel, M; Morais-Almeida, M
- Práticas de responsabilidade ambiental corporativa: das perceções aos comportamentos dos colaboradoresPublication . Ferreira, Marta Vaz; Lopes, SílviaAs mudanças climáticas e as condições ambientais ganham cada vez mais relevância nos dias de hoje. As pessoas estão mais conscientes e mais preocupadas com o meio ambiente e por isso é imperativo para as empresas agirem em conformidade com tal situação. No presente estudo de design transversal, foram estudadas as relações entre as perceções dos colaboradores sobre as práticas de responsabilidade ambiental (RA) na empresa onde trabalham, a dimensão da empresa, o compromisso ambiental dos colaboradores e por fim os comportamentos de cidadania organizacional voltados para o ambiente (OCBE). A amostragem deste estudo é relativa à população ativa portuguesa (n = 156), a qual foi reduzida apenas aos indivíduos que se sentiam familiarizados com as práticas de RA na empresa onde trabalham (n = 116). Os resultados obtidos permitem verificar, que ao contrário do que seria esperado, a perceção das práticas de RA dos colaboradores não é mais favorável nas grandes empresas do que nas PMEs. As restantes hipóteses foram suportadas, como era previsto, verificou-se que existe uma relação positiva e significativa entre a perceção das práticas da RA e os OCBE, assim como, o comprometimento ambiental foi observado como sendo a variável mediadora da relação entre a perceção dos colaboradores sobre a RA e os seus OCBE. Os resultados deste estudo permitem concluir que a perceção dos colaboradores sobre as práticas de RA contribui significativamente para os OCBE, adicionalmente, o compromisso com a RA parece ser um mecanismo que contribui para explicar totalmente a relação entre a perceção dos colaboradores sobre a RA e os OCBE. As implicações destes resultados serão discutidas.
- Análise ao comportamento do consumidor na indústria de luxo: fatores de influência na intenção de compraPublication . Auger, Luís Paulo Fernandes; Saur-Amaral, IrinaApelando aos nossos conhecimentos, as investigações anteriormente conduzidas, destinaram-se essencialmente no entendimento dos motivos que conduziam à compra de artigos de luxo, descurando as características dos consumidores e a perceção das similitudes e diferenças nos seus respetivos processos de tomada de decisão. Assim sendo, o fim último desta dissertação foi oferecer um melhor entendimento daquilo que são os clientes de luxo, realçando as suas convicções e motivações, de modo a caracterizar variados perfis do consumidor global de bens de luxo. Para conduzir esta análise, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura com o fim de perceber quais poderiam ser os fatores de orientação para que determinada pessoa deseje ou necessite um artigo de luxo. Esta análise desencadeou um modelo conceptual que possibilita ao leitor vislumbrar dois tipos fundamentais de orientações que dirigem o consumidor no momento da aquisição de um artigo de luxo: pessoal e social. De seguida, foi conduzida uma análise de clusters com o objetivo de verificar grupos homogéneos de consumidores que apresentassem comportamentos semelhantes. No fim, foram identificados três grupos, possibilitando assim, definir três perfis distintos de consumidores e as suas convicções no momento da compra de bens de luxo. À parte das limitações e sugestões para futuras investigações, o fundamental contributo desta dissertação foi o de construir uma estrutura conceptual do consumo de bens de luxo, integrando os fatores de orientação social e pessoal, com o fim de identificar e definir padrões comportamentais nos mais variados segmentos de consumidores no mercado. Este estudo visou possibilitar às marcas de luxo compreenderem melhor os seus clientes e a suas características de modo a criarem estratégias de marketing mais eficazes e eficientes.
- Economia de partilha: o caso da plataforma 2WASHPublication . Marcão, Eduardo Abel Pateiro; Saur-Amaral, IrinaO projeto 2WASH está relacionado com o tema economia de partilha, um termo mencionado pela primeira vez em 1986 por Weitzman, no volume “The share economy – Conquering stagflation”, quando o autor alterou um sistema alternativo do tradicional pagamento de salários, para um sistema onde as empresas eram incentivadas a contratar mais trabalhadores partilhando uma fração de dividendos da empresa. Nos dias de hoje, a economia de partilha evoluiu ao ponto de qualquer pessoa poder partilhar os seus bens e serviços através de plataformas online. Com a aceleração do mercado e a necessidade de criar uma economia mais sustentável e um planeta mais limpo, o modelo de economia de partilha está a substituir o tradicional modelo de posse do bem. Deixando de ser uma simples tendência e tornando-se numa atividade que envolve muitos utilizadores em todo mundo. Assim, este projeto tem como principal objetivo estudar a viabilidade da criação de uma plataforma inserida na economia de partilha em Portugal. Para que fosse possível chegar à resposta sobre a viabilidade do projeto, estudou-se o estado atual do tema “economia de partilha” (sharing economy) através da revisão de literatura baseada em artigos recentes, recolheu-se dados de um estudo acerca da perceção da economia de partilha e das plataformas da Universidade de São Galo (University of St. Gallen) e analisou-se o ambiente externo e interno onde a plataforma se insere. Com a ajuda da análise do tema, dos dados recolhidos no focus group e na análise das plataformas que operam na Europa, foi possível o desenvolvimento do plano estratégico e financeiro. Com o estudo do tema e com o planeamento desenvolvido, é possível comprovar e estimar resultados aproximados à realidade.