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- Casamentos em quintas de turismo rural: os atributos do consumidor no processo de decisão e compraPublication . Deus, Pedro Henrique Loureiro Faria Guerreiro de; Costa, Gilberto Santo Cristo Soares daNos últimos anos as quintas rurais que, originalmente desempenhavam apenas um papel no sector primário e tantas vezes de cariz estritamente familiar, têm vindo a ser exploradas como espaço e/ou venue para a realização de eventos, tais como arraiais, reuniões de negócios ou de formação relacionadas com a actividade empresarial ou para a realização de diferentes cerimónias, entre as quais se destacam os casamentos no seu todo, ou apenas do copo de água a eles associado. Na presente investigação procurou-se perceber quais as principais motivações de um indivíduo que o levam a decidir por realizar o seu casamento numa quinta rural. Nesta, como forma de enquadramento, são abordados os diversos conceitos do sector do turismo interligando-os com o segmento dos eventos. No decurso da pesquisa bibliográfica, foi possível notar que o segmento dos casamentos, em muitos países, tem vindo a contribuir positivamente para a economia nacional, o que legitimou a introdução do conceito de turismo de casamento. Portugal, não é excepção e tem vindo a registar uma crescente procura de espaços alternativos para a realização de casamentos, à qual não será alheia a riqueza da oferta que tem vindo a ser preparada, de uma forma diferenciada, associada ao “saber receber” que lhe são próprios. Contudo, a oferta poderá não ficar restrita ao mercado interno, assim saibam os agentes envolvidos promover, no estrangeiro, esta riqueza potencial. Por recurso a um inquérito lançado a nível da rede social Facebook, foram inquiridos casais portugueses, que haviam celebrado ou pensavam vir a celebrar o seu casamento numa quinta rural, quanto às motivações que os levaram ou levavam a escolher um espaço desta natureza para a celebração e/ou copo de água do seu casamento. Como resultado deste inquérito foi possível apurar duas ordens de factores como os principais: factores económicos e factores geográficos. De facto, a riqueza da oferta, no que à diversidade de experiências diz respeito, o custo dessa oferta e o espaço geográfico apelativo, contribuem decisivamente para a escolha final. Os factores social e tecnológico também revelaram ter alguma importância no processo de decisão, visto que, não só, em muitos casos, se haviam consultado amigos e familiares, como também publicações de fotos e/ou vídeos, de quintas rurais, como parte desse processo.