Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Cuidando de mim para cuidar do outro: percepção do profissional de enfermagem sobre a relação entre o trabalho e a saúdePublication . Cordeiro, Maria; Costa, Lúcia Maria Simões FernandesEste estudo tem como tema central o cuidado dos profissionais de enfermagem consigo mesmo. Estes profissionais, apesar de terem o cuidado como instrumento essencial das suas ações profissionais, na maioria das vezes não dispensam os devidos cuidados a si mesmo, fato que contribui para o aparecimento de situações que os prejudicam na vida pessoal, profissional e social. O estudo foi realizado em um Hospital de São Luís do Maranhão com uma amostra de 32 profissionais de enfermagem. Utilizou-se um questionário para avaliação da percepção dos aspetos positivos e negativos do trabalho e da condição de saúde dos enfermeiros, antes e após um conjunto de ações de intervenção. Os resultados mostram diferenças nos dois momentos, sendo que sintomas de falta de cuidado como qualidade do sono, exposição a ruídos, alimentação inadequada, falta de atividade física não são verificados da mesma forma após a intervenção. Assim, os profissionais de enfermagem se tornaram mais conscientes sobre os riscos do seu trabalho e suas consequências, sobre os sinais e sintomas presentes no trabalho que interferem na sua saúde e também sobre a importância de se tornar vigilante com o autocuidado.
- A importância do checklist para obtenção de uma cirurgia segura: um estudo em um hospital público em São Luís - MAPublication . Costa, Maria Francinete Lima; Pereira, Telmo António dos SantosO estudo em questão apresenta como temática a importância do checklist para uma cirurgia segura delimitando-se o estudo em profisionais de enfermagem do Centro Cirurgico de um hospital público de São Luis-Maranhão-Brasil. Portanto, a falta de acesso à assistência cirúrgica de alta qualidade no Brasil, ainda é um problema significativo. O estudo tem como objetivo analisar a importância da checklist para obtenção de uma cirurgia segura, através do ponto de vista da equipe de saúde em um hospital público em São Luís – MA. Trata-se de um estudo de campo, do tipo descritivo, analítico com abordagem quanti-qualitativa. Os sujeitos do estudo foram 31 profissionais de enfermagem sendo 21 técnicos e enfermagem e 10 enfermeiros. A coleta dos dados foi realizada em dois momentos: antes da intervenção, aplicou-se um questionário investigativo aos profissionais de enfermagem do centro cirúrgico para ter-se o primeiro diagnóstico da situação dos profissionais em elação ao checklist. O segundo momento constou da intervenção de enfermagem onde realizou- se diversas atividades como: afixação de cartazes, palestra, treinamento e aplicação do questionário avaliativo das ações. o perfil dos profissionais de enfermagem percebendo-se que a maioria tem idade entre 31 a 40 anos, prevaleceu o sexo feminino e é técnico de enfermagem, sendo que 90% tem pós graduação, mais de 10 anos de profissão, e trabalha há mais e 10 anos na Clinica Cirúrgica. Quanto ao conhecimento do checklist, a maioria tinha capacitação ou treinamento em Cirurgia Segura, uma minoria passou por treinamento há 2 anos, e conhece e preenche o instrumento corretamente. Um número significativo relacionou a influência do checklist à segurança ao paciente, relacionou as etapas de aplicação do checklist ao antes da indução, antes da incisão, término da cirurgia, e afirmaram não ter problemas para preenche-lo. Entretanto, apontaram como dificuldades a quantidade de cirurgias/dia, o não entendimento da importância do checklist, e a quantidade de itens, e o fator urgência. Todos afirmaram que o checklist é de extrema importância para o processo cirúrgico e acham importante haver treinamento sobre essa ferramenta. Após a intervenção os entrevistados relataram que o treinamento trouxe segurança ao processo cirúrgico e que houve mudanças na comunicação interpessoal. O treinamento proporcionou a aplicação prática da proposta, maior domínio no preenchimento do formulário e contribuiu para evitar erros/iatrogenias. Os benefícios do treinamento deram-se no âmbito pessoal e profissional onde estes afirmaram ter mais autonomia, facilidade para preencher o formulário, melhorou a interação e a comunicação pessoal, além de proporcionar a descentralização das ações da equipe.
- Perceção de profissionais de enfermagem sobre a sexualidade de pacientes em idade fértil, hospitalizadosPublication . Santos, Ione Nunes; Frias, Ana CarolinaA sexualidade e a enfermagem são domínios intimamente relacionados (Santos, Ribeiro & Campos, 2007). O presente estudo, implementado num hospital público de São Luís-Maranhão-Brasil, teve como principal objetivo analisar a perceção da equipe de enfermagem sobre a sexualidade de utentes em idade fértil, hospitalizados. Procurou assim responder à questão de investigação: Quais as perceções de enfermeiros sobre a sexualidade do paciente hospitalizado? O estudo foi realizado com 31 profissionais de enfermagem, cujo processo de seleção foi do tipo não probabilístico, por conveniência. O instrumento de recolha de dados deu-se primeiramente por meio de uma entrevista estruturada e a partir desse primeiro diagnóstico planeou-se e implementou-se a intervenção educativa, que englobou 3 fases. Após a intervenção procedeu-se à aplicação de uma entrevista estruturada de avaliação. Os resultados, antes da intervenção, evidenciaram que a maioria dos participantes relacionou inicialmente a sexualidade com a preferência sexual e referiu não ter formação específica para lidar com a sexualidade do paciente. A masturbação, a ereção peniana durante o cateterismo vesical, e ereção peniana no momento do banho, foram as manifestações de sexualidade mais citadas pelos ntrevistados, e um número significativo referiu, levar o caso à chefia procurando assim ajuda para a sua resolução. Após a intervenção, as mudanças mais apontadas pelos participantes foram a melhoria da comunicação e convivência com o paciente e com os colegas de trabalho, além de conseguirem responder melhor em diversas situações que requeiram o cuidar do paciente erotizado. A definição da sexualidade após a intervenção foi vista pela equipe de enfermagem como parte inerente ao ser humano, relacionando-a comportamentos e sentimentos do outro. Em relação à saúde sexual, os profissionais de enfermagem relacionaram-na aos direitos da pessoa, sexo seguro e saudável, estar com todos os estímulos sexuais ativos e a prevenção de DST/AIDS. De acordo com os profissionais, após a intervenção educativa agem agora, mais frequentemente, com certa naturalidade, com menos constrangimentos, conseguindo também uma comunicação mais efetiva
- MyESAD: uma app como veículo de comunicação no meio académicoPublication . Barbosa, Sofia; Fonseca, DiogoNuma época em que o crescimento tecnológico marca um ritmo tão acelerado, a utilização dos meios de comunicação digitais julga-se, também ela, significativa. Resultado de uma necessidade constante de partilha de informação e rápida comunicação, surgem novas formas de interacção cada mais direccionadas aos interesses dos utilizadores. Os diapositivos móveis - em particular os smartphones - surgem, deste modo, como uma solução a esta frenética, sendo um meio capaz de reunir aplicações móveis suficientemente diversificadas.O presente projeto analisou a ESAD Escola Superior de Artes e Design, uma escola que se distingue no design e nas artes. Embora dispondo de uma vasta oferta formativa e favoráveis condições de ensino, sentimos necessidade de fortalecer a sua comunicação interna. Nomeadamente, favorecendo o diálogo existente entre quem vive diariamente a escola: mais precisamente entre a instituição e os estudantes, docentes e funcionários. Assim, propomos-nos aqui desenvolver uma interface digital que valide a forma como uma app móvel consegue atingir este objetivo, o de fortalecer e facilitar os serviços deste meio académico. Associada a uma concepção prática, apresentamos uma investigação metódica em torno do tema proposto, a qual nos permitiu adquirir os conhecimentos necessários para sustentar o nosso projeto e toda a sua idealização. Seguindo uma metodologia que apresenta uma análise dos concorrentes, pusemos em prática métodos de user research - um questionário - que nos auxiliaram na compreensão dos comportamentos, motivações e necessidades do nosso utilizador. Desenhamos uma aplicação móvel com base nos dados recolhidos, de modo, a dar resposta às necessidades e preocupações demonstradas pela população que compõe o nosso objeto de estudo.
- Urban public space design - public furniture and landscape planning in FontaínhasPublication . Liu, Yanan; Milano, MariaUma cidade moderna de alta qualidade deve ter uma certa quantidade de espaço público no ambiente, e o seu espaço deve ter funções abrangentes e diversas expressões na paisagem. Ao mesmo tempo, a forma espacial deve enfatizar características históricas humanísticas e características ambientais. A alma da cidade pode mostrar melhor a harmonia entre as pessoas e a cidade através do design e planejamento do mobiliário urbano e a paisagem pública. Com o desenvolvimento da política e da economia em vários países, a aplicação da função do espaço público urbano tende a ser cada vez mais diversificada. Pessoas em cidades com prédios densos estão mais ansiosas por estarem mais próximas do ambiente natural. Portanto, o retorno à natureza é uma maneira de as pessoas que vivem em cidades densas e aceleradas por um longo tempo obterem conforto físico mental e relaxamento. Como parte importante da construção urbana, o mobiliário urbano é um objeto que é centralizado e usado na cidade e um elemento importante no ambiente urbano moderno. Encontrar uma maneira clara de realizar projeto de renovação do site, de modo que todo o sistema de paisagem do espaço público urbano pode ser aperfeiçoado e unificado, e melhorar a experiência funcional e diversificada do espaço público urbano. A integração harmoniosa do "espaço público da cidade-cidade-cidade" é alcançada.
