Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Turismo Cinegético em Portugal : a caça como estratégia para o desenvolvimento ruralPublication . Gamito, José Eduardo Allen; Completo, FernandoNesta tese pretende-se realizar um trabalho objetivo de caracterização da caçapartindo de uma análise macro para a análise particular do caso português avaliando sua importância na sociedade portuguesa assim como na atividade turística em Portugal.Incompreensivelmente a atividade turístico-cinegética é praticamente inexistente em Portugal desaproveitando as condições únicas do nosso país que deveriam proporcionar, não só a quem reside em Portugal, a quem nos visita a possibilidade de combinar a atividade turística com a atividade cinegética e, dessa forma permitir combinar as tendências do turismo -principalmente o turismo em família -com o turismo de caça.O turismo cinegético, bem explorado, deveria permitir a criação de valor económicoassim comoa dinamização dos espaços turísticos nas zonas menos desenvolvidas do paísfavorecendo afixação das populações e assim, de alguma forma,combater a desertificação do interior do país.Assim executar-se-á um processo de desenvolvimento do trabalho de campo através de um sistema de diagnóstico da informação existente e através deconsultas aos operadores existentes que explorem, simultaneamente ou não, quer a atividade turística quer a cinegéticanas zonas do interior (inquéritos, entrevistas, pedidos de dados) que permita, entre outros, a elaboração de um “Plano de Desenvolvimento” do turismo cinegético.Por fim apresentar-se-ão as devidas conclusões sobre todo o trabalho realizado e a recomendações de medidas a adotar que permitam simultaneamente promover o desenvolvimento das regiões rurais através da combinação do turismo cinegético com o turismo nos espaços rurais.
- Estudo e desenvolvimento de protocolos operacionais e de segurança na utilização de simuladores biomédicos de alta e média fidelidade : estágio no CSB/CHUCPublication . Gomes, Catarina de Oliveira; Santos, João Cândido BatistaEste relatório de estágio apresenta-se como a descrição do Estágio Curricular do Mestrado em Instrumentação Biomédica do Instituto Superior de Engenharia, realizado no Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra. A simulação biomédica é um instrumento educativo que visa a formação na área da saúde, proporcionando a aprendizagem através do treino de competências e atitudes de uma forma segura, sem recurso a pacientes humanos ou animais. Indo de encontro à prática da simulação biomédica, alguns dos recursos utilizados são os simuladores biomédicos. O desempenho dos simuladores biomédicos de um centro de simulação é um aspeto fundamental para a prática da simulação, portanto, é fulcral a criação de protocolos operacionais padrão e de segurança, para que a fiabilidade dos equipamentos se mantenha constante, a durabilidade aumente e para que sejam assegurados todos os benefícios que a simulação pode proporcionar. Os procedimentos operacionais padrão e de segurança, são a base da manutenção preventiva dos equipamentos, por isso, é de extrema importância a sua elaboração e aplicação prática. Deste modo, o estágio realizado enquadra-se perfeitamente no âmbito do mestrado, uma vez que permite aprofundar conhecimentos já adquiridos e abrir caminho para novos saberes. Neste estágio, foram elaborados e aplicados os procedimentos para os simuladores médicos de baixa e alta fidelidade, abrangendo também o sistema de câmaras existente no Centro de Simulação. Para além do referido, existiu também o acompanhamento e colaboração nas restantes atividades no Centro de Simulação. Para além dos protocolos operacionais padrão e de segurança, encontram-se documentados neste relatório a fundamentação da simulação e dos simuladores médicos, nomeadamente os existentes no Centro de Simulação. São também descritas todas as atividades realizadas durante o estágio.
- Measurements of Higgs boson properties in the diphoton decay channel in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2302 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeMeasurements of Higgs boson properties in the H$\to\gamma\gamma$ decay channel are reported. The analysis is based on data collected by the CMS experiment in proton-proton collisions at $\sqrt{s}=$ 13 TeV during the 2016 LHC running period, corresponding to an integrated luminosity of 35.6 fb$^{-1}$. Allowing the Higgs mass to float, the measurement yields a signal strength relative to the standard model prediction of 1.18$^{+0.17}_{-0.14}=$1.18$\ ^{+0.12}_{-0.11}$ (stat) $^{+0.09}_{-0.07}$ (syst) $ ^{+0.07}_{-0.06}$ (theo), which is largely insensitive to the exact Higgs mass around 125 GeV. Signal strengths associated with the different Higgs boson production mechanisms, couplings to bosons and fermions, and effective couplings to photons and gluons are also measured.