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- ATMOSFERAS: A EXPERIÊNCIA NA OBRA DE PETER ZUMTHORPublication . Dias, Ricardo; Mendes, SérgioO presente trabalho académico reflecte o interesse em aprofundar a relação que se dá entre o carácter construtivo e material da arquitectura, e do lado sensorial e emocional do ser humano. O nosso principal interesse é o de estudar o desenrolar da experiência sensorial que decorre nos edifícios, e como é que isso pode ser manipulado pelo arquitecto. Procurámos a princípio abordar brevemente o tema dos órgãos sensoriais humanos, como seus instrumentos de percepção e a vertente fenomenológica da filosofia, para conseguirmos ter um melhor entendimento dos complexos fenómenos da percepção humana. De seguida concentrámo-nos na discussão do tema das "atmosferas" em arquitectura, que representa a relação que decorre entre todas as características físicas e materiais componentes dos espaços arquitectónicos e a percepção humana deles. Analisámos ainda o método de trabalho do arquitecto Peter Zumthor, para compreendermos melhor o papel deste tema no seu processo conceptual. Na fase final do trabalho realizámos uma investigação a duas obras deste arquitecto que visitámos, o Museu Kolumba (Colónia, Alemanha) e a Capela de Bruder Klaus (Wachendorf, Alemanha). Tentámos descrever e analisar a experiência vivida nestes edifícios, e verificar como o arquitecto trabalhou em função desse tema.
- “O Uso das Energias Renováveis no Seio do Consumidor Final Residente em Famalicão”Publication . Carneiro, Fernanda
- Impacto da comunicação Cruelty-free na indústria cosméticaPublication . Pereira, Ana Rita da Silva; Costa, Sandra PereiraNos tempos de hoje, os consumidores têm-se tornado mais sensíveis às questões ambientais, bem como às origens dos seus produtos e à preservação da natureza. Desse modo, começaram a surgir mudanças substanciais no comportamento dos mesmos e nos seus hábitos. Como tal, essa nova consciencialização por parte do consumidor, tornar-se-á vantajosa para as marcas e empresas que se posicionem como amigas e protetoras do ambiente e cuja estratégia tenha por base a responsabilidade social e ambiental (Squadra 2017). Surge assim o conceito de Green Marketing. O presente estudo surge no âmbito da necessidade que os consumidores têm demonstrado de se preocupar com o meio ambiente, uma vez que frequentemente se ouve falar da forma como os recursos do planeta em que vivemos andam a ser geridos de forma irresponsável. Essa preocupação ambiental traduz-se, muitas das vezes, numa mudança no comportamento de compra e da escolha dos produtos. Será realizado um estudo de design experimental sob a forma de um inquérito de perguntas fechadas a um grupo diversificado e heterogéneo de pessoas, de modo a analisar as variáveis influenciadoras nesse processo de escolha e decisão. Essas variáveis são a perceção de qualidade, intenção de compra e disponibilidade de pagamento e serão analisadas de acordo com a relação com o nível de perceção de cruelty-free, tendo como moderadora a comunicação da marca. Esta tese está organizada da seguinte forma: revisão da literatura, hipóteses e modelo conceptual, metodologia, análise dos resultados e discussão.
- Implementação de um modelo de Marketing Relacional na boutique de retalho independente, A RelíquiaPublication . Dias, Francisco João Pereira; Valentim, LuísO presente projeto profissional de conclusão de Mestrado em Gestão de Marketing no IPAM prende-‐se com a aplicação de um plano de marketing relacional na loja de retalho independente “A Relíquia”. Localizada em Casal de Cambra-‐Sintra, a loja entrou no mercado em 2000 e comercializa vestuário feminino e masculino. O target da loja é feminino e as marcas de roupa que englobam o estabelecimento são também maioritariamente de senhora. Mas, a grande mais-‐valia da “Relíquia” é para além da qualidade dos seus produtos e serviço, a preocupação com o cliente. Na realização do projeto desenvolveram-‐se pesquisas bibliográficas aos temas comércio tradicional, Marketing Relacional, plano de marketing e redes sociais, por forma a reter conhecimentos para o desenvolvimento do projeto. De seguida, foram efetuados inquéritos às clientes, tendo este método quantitativo servido para concluir que a maioria das clientes está satisfeita com os produtos, atendimento e serviço da loja, existindo apetência para recomendar o estabelecimento. Nas entrevistas realizadas é de realçar que é benéfico para qualquer negócio, o investimento no online, tratando-‐se de uma oportunidade para criar valor e não uma ameaça. É ainda de salientar neste método qualitativo, que as lojas de retalho já contêm na sua génese, uma vertente relacional, mas falta potenciar essa característica para torná-‐la numa vantagem competitiva. O focus group realizado às clientes da loja permitiu perceber qual a avaliação das mesmas ao funcionamento da loja, tendo sido ainda importante para perceber que havia um potencial para formar a comunidade da “Relíquia”. Na aplicação do plano de marketing, foram definidos quatro objetivos a atingir, dos quais se destaca o objetivo 1 (alcançar 30 novas clientes em 2019) e o objetivo 4 (quantificar 50 clientes a recomendar a loja em 2019 com efeito direto no número de novas clientes). Para alcançar os objetivos, foram delineadas estratégias que se refletem na implementação de medidas de desenvolvimento da vertente online da loja.
- Estratégias de Marketing Interno: Instituto dos Registos e do NotariadoPublication . Lemos, Francisca Nunes de Oliveira Gonçalves de; Farinha, NunoO presente projeto insere-se no mestrado em Gestão de Marketing, na vertente de Marketing Interno e teve como objetivo analisar as práticas de marketing interno existentes na organização a fim de propor e sugerir ações orientadas para o mercado interno, ou seja, para os colaboradores. O relatório apresentado retrata os cinco meses de estágio vividos no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), mais concretamente no Gabinete de Controlo de Gestão e Relações Externas (GCGRE). O principal objetivo do relatório passou por analisar e responder à seguinte questão: “Qual o conjunto de recomendações estratégicas a serem implementadas pelo IRN com vista à aplicação do Marketing Interno na organização”. Para tal, em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia qualitativa. As principais técnicas utilizadas foram a análise documental, as entrevistas e a observação participativa. Após a análise do caso de estudo, conclui-se que o Marketing interno é fundamental para o êxito das organizações. Este pode ser visto como um meio para motivar e satisfazer os colaboradores a fim de melhorar a prestação de serviços dos mesmos. Em termos gerais, os resultados deste estudo de caso mostram que apesar do IRN ainda não ter implementado um plano de Marketing Interno, já efetua algumas ações e estratégias orientadas para o seu mercado interno. Tendo construído meticulosamente um conjunto de ações para o IRN com base no modelo conceptual, o projeto termina com algumas sugestões e orientações para a organização.
- Marca Pessoal: construção e validação de uma escalaPublication . Lopes, Susana Sofia Dâmaso; Costa, Sandra PereiraTodos os indivíduos têm uma marca pessoal, caso tenham conhecimento ou não, que identifica, clarifica e comunica quem é o sujeito para o mundo (Rampersad, 2008). A marca pessoal é um processo estratégico, que envolve como os outros percecionam o individuo e a capacidade de gerir as perceções por forma a atingir os objetivos (Montoya, 2002). Foram identificadas na literatura, oito características para uma marca pessoal: especialização, capacidade de liderar, personalidade, unicidade e distinção, imagem, persistência e comunicação (Montoya, 2002; Rampersad, 2008). No entanto, a marca pessoal (Personal Branding) é um conceito muito vago e a literatura não apresenta escalas que permitam a sua mensuração generalizada. Neste sentido, o objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma medida multidimensional de marca pessoal através de um estudo multi-método, combinando investigação qualitativa/exploratória e quantitativa. A construção deste estudo partiu da revisão da literatura, com recurso à análise qualitativa, com entrevistas a peritos na área e na recolha de dados de uma amostra da população e na operacionalização das dimensões, através da Análise Fatorial Exploratória (AFE). Os resultados mostraram que a marca pessoal apresenta duas dimensões chave, as quais foram denominadas de “auto liderança” e “relações interpessoais”. Relativamente à dimensão auto liderança, os aspetos mais salientes são: melhorar o desempenho do individuo, através de um processo de autoavaliação comportamental e cognitiva, motivação pessoal e comportamento positivo, valorizar a aparência (a imagem), o conteúdo (competências e valores), a comunicação verbal e não-verbal. Por outro lado, as relações interpessoais estimulam as perceções sobre os valores, qualidades, diz aos outros quem é o individuo, o que faz, o que o diferencia, como pode criar valor, o que podem esperar dele. Uma boa marca pessoal permite que o individuo se destaque, possua e demonstre confiança, credibilidade e carisma pessoal.
- Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidorPublication . Fernandes, Rafaela Alexandra Leonardo; Costa, Sandra PereiraO conceito de luxo tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo dos anos, sabe-se que o mercado de luxo está em crescimento, e que por sua vez, as estratégias de marketing desenvolvidas pelas marcas têm vindo a mudar procurando adaptar-se à mudança do mercado e às mudanças do consumo. A tendência para o crescimento do consumo de luxo surge com a simbologia de determinados bens colocarem o consumidor uma posição privilegiada na sociedade e muitos consumidores atribuírem uma maior importância ao status face à função utilitária do bem. Nos últimos anos e apesar da crise económica mundial as marcas de luxo estão em claro crescimento, o mercado torna-se cada vez mais complexo e competitivo e as marcas sentem necessidade em adaptar-se à constante mudança. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar quais são as motivações de compra dos consumidores de marcas de luxo, quais as suas características e perceber se efetivamente o aumento do consumo de marcas de luxo está relacionado com o conceito de consumo conspícuo.
- Be Bold - Marketing & Publicidade: Plano de Comunicação Integrada de MarketingPublication . Gonçalves, Beatriz Maria Marreiros Patricio Forsado; Santos, Ana Paula QueirogaO objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de um Plano de Comunicação para a empresa Be BOLD – Marketing & Publicidade, Unipessoal, Lda, uma empresa de consultoria de Marketing focada no Marketing Olfativo ou, mais especificamente, aromatização de espaços. A comunicação tem um papel fundamental para qualquer organização nos dias de hoje, sendo fundamental a sua integração a todos os níveis, nomeadamente Online e Offline. Numa empresa com apenas um ano de existência, este plano apresenta-se como algo necessário, visto que nunca foi feito nenhum esforço nesta área e, ao tentar apelar a um sentido que não é visível ou palpável, é fulcral ter um argumentário e uma orientação estratégica muito consensual e organizada. Na Revisão da Literatura foram abordados os temas essenciais deste Projeto: Marketing Sensorial; Marketing Olfativo; Comunicação Integrada de Marketing; Facebook; Instagram e Plano de Comunicação. Estes temas foram sintetizados num Quadro de Referências com os conhecimentos mais relevantes para a este Projeto. A nível metodológico, optou-se por uma recolha de dados secundários e primários, com o propósito de recolha de informação relevante sobre os conceitoschave descritos e a sua aplicabilidade, por forma a obter um conjunto de conhecimentos que permitissem elaborar o Plano de Comunicação. Deste modo, apresentam-se oito estratégias cujo foco principal é no online, sobretudo Facebook e Instagram, com o principal objetivo de atingir o mercado por explorar dos particulares, conseguindo maior impacto com menos recursos financeiros. São também considerados outros aspetos da comunicação offline, para que a mesma seja integrada. O investimento total proposto neste Projeto é de 1943,26€, adequado à situação económica da BeBOLD. Após a recolha de informações e desenvolvimento do Plano, uma conclusão crítica aponta limitações e considerações para futuros estudos e desenvolvimentos.