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- USO E APROPRIAÇÃO EM ARQUITECTURA - DOIS CASOS DE ESTUDOPublication . Ramos, João Gonçalo; Maia, HelenaPartindo de alguns pressupostos teóricos de autores que trabalharam este tema, como é o caso de noção de Arquitectura Pobre de Pedro Vieira de Almeida, dos estudos de Nuno Portas dos anos 60/70 e da interpretação de territorialidade de Robert David Sacks, entre outros, procurei compreender as relações entre o projecto e o seu uso. A partir do corpo teórico estudado sobre o tema, tentei identificar os mecanismos de apropriação da arquitectura construída, os processos e expectativas de uso presentes no projecto e a articulação com as condicionantes legais e sociais que em cada caso lhe são inerentes. Para isso, selecionei dois casos de estudo, a partir dos quais tentarei construir uma interpretação espacial analítica assente no programa de projecto, no valor do uso, nos modos de apropriação e no eventual engajamento político e económico presente nos exemplos em causa. Como exemplos de demonstração escolhi tratar as propostas de habitação evolutiva de Álvaro Siza para a Quinta da Malagueira (1973) e de Alejandro Aravena para a Quinta Monroy (2010).
- Evidence informed practicePublication . Alves Lopes, António
- Impacto do Word-of-Mouth Eletrónico na Comunidade de Marca Online da NOSPublication . Castelo Branco, Filipa Taborda Morales; Soares, RaquelAssistimos a um volte-face no que concerne à propagação de conteúdo respeitante a uma marca. Passamos da partilha de opiniões e avaliações, entre consumidores, em contexto real, para os comentários, gostos e partilhas, em contexto digital. Neste ambiente ocorre a troca de informações e de experiências, acerca de produtos e serviços, o chamado word-of-mouth eletrónico. O estudo em causa tem como objetivo testar o impacto que o word-of-mouth eletrónico vai ter na comunidade de marca online do grupo de comunicações da NOS. Neste sentido, para dar resposta aos objetivos propostos, procedeu-se a uma análise netnográfica da comunidade supramencionada, cujo objeto de estudo são as publicações da NOS e 1166 comentários de consumidores. O estudo organiza-se em duas fases distintas: a primeira na categorização por temas das publicações, de forma a identificar a categoria mais popular e que gera mais interação entre marca-consumidor e a segunda fase, através da recolha dos comentários, em detetar as falhas do serviço da NOS e, consequentemente, se a recuperação do serviço é satisfatória, ao ponto de restabelecer a satisfação do consumidor. Os resultados indicam que existe dinâmica e diversidade em termos de conteúdo publicado, bem como um elevado grau de interação entre marca e consumidores. Quanto às falhas do serviço, a que mais sobressaiu foi o desempenho e qualidade da internet. No que remete à recuperação do serviço, este revela-se pouco eficiente, tendo em conta a demora no processo. Conclui-se que estamos perante um caso de eWOM negativo, o que, consequentemente, acarreta repercussões negativas, quanto à imagem que a respetiva comunidade de marca transmite. Nesta medida, confirma-se o impacto que o eWOM tem na comunidade de marca online da NOS.
- Comunicação de serviços de online gambling em social mediaPublication . Elvas, Ana Cristina Ferreira Pinto; Soares, RaquelAs plataformas de social media vieram tomar um papel relevante na forma como os indivíduos se comportam e se relacionam nos meios virtuais, dotando estas de diversas funcionalidades de interação, hoje são o palco da comunicação, seja esta interpessoal ou de cariz empresarial. À medida que estas evoluem e se dissipam, surge a dúvida de como é que as empresas em ambientes B2B poderão tirar proveito de forma eficaz destas plataformas, interagindo de forma coesa com os seus públicos. Este estudo tem como principal objetivo dar resposta ao problema identificado no período de estágio realizado na empresa eGamingServices, nomeadamente a falta de interação por parte dos cibernautas, aos conteúdos partilhados na plataforma Facebook pelos demais clientes da EGS. Surge deste problema a necessidade de identificar qual a melhor forma de comunicação na rede social Facebook, tendo em consideração o segmento em que a empresa opera. Foi realizado um enquadramento teórico que permitiu desvendar o estado de arte dos social media, para que posteriormente se implementa-se uma alteração na comunicação da empresa através do método Action-Research, onde foi possível interagir no terreno a partir de diversas ações de forma a contornar a problemática assinalada, entre elas a conceção de personas e targets, a realização de campanhas de Facebook Ads bem como o planeamento estratégico de publicações em grupos de especialidade no Facebook. Após diagnosticadas as estratégias de social media da EGS e a consecutiva finalização do plano operacional, surtiram resultados positivos ao nível da presença dos clientes na plataforma Facebook, na medida em que foi possível constatar um aumento significativo do número de seguidores, da quantidade de interações nas páginas e do número de indivíduos alcançados perante as publicações estrategicamente planeadas. Já em termos de conteúdo partilhado este foi repensado mediante o sugerido pelo estagiário.
- Propaganda do Medo / O Marketing do CaosPublication . Silva, Francisco Manuel Leite; Silvestre, ManuelPropaganda do Medo, o Marketing do Caos Na década passada os ataques terroristas que aconteceram em Madrid e Londres, assim como aqueles que aconteceram mais recentes em França e na Bélgica, demonstram que o Jihadismo deixou de ser um fenómeno importado, passando a ser realizados na Europa por cidadãos nascidos e posteriormente radicalizados ou recrutados neste continente. Por todo o território europeu as células Jihadistas multiplicaram-se, sendo muitas delas intercetadas pelas forças de segurança locais. Se até agora podemos considerar que esta ameaça estava distante, neste momento é vista como o principal problema a assolar a segurança europeia. Esta ameaça subiu exponencialmente o seu nível devido à utilização das novas tecnologias pelos grupos terroristas, com maior relevo a Internet, assegurando-lhes estar sempre em contacto, bem como, elaborar os atentados terroristas com antecedência e com uma maior taxa de sucesso. Concede-lhes também o anonimato e a privacidade necessários para disseminar a sua mensagem e espalhar a ideologia radical, tornando mais difícil de concretizar a missão de os vigiar e monitorizar, por parte das forças e serviços de segurança. Perfazendo-se cada vez mais como um combate de longa duração contra o terrorismo e o extremismo islâmico, a luta dos governos europeus contra estes grupos Jihadistas, encabeçados pela al- Qaeda e, principalmente, pelo auto proclamado Estado Islâmico, tem sido marcada por ataques e contra-ataques efetuados por ambas as partes.