Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Production of co-amorphous systems with olanzapine and indomethacinPublication . Bastos, Ana C.; Fernandes, Ana I.; Pinto, João F.
- Otimização do cálculo dos custos de produção numa empresa agroalimentar do grupo Delta CafésPublication . Gaita, Paula Cristina Correia; Silva, Amélia Cristina Ferreira daCom este projeto pretende-se otimizar o cálculo dos custos de produção da Agrodelta. Começámos por procurar conhecer a estrutura de funcionamento da empresa em relação aos custos de produção , bem como estudar o processo já aplicado, com vista à compreensão da lógica da contabilidade de gestão implementada na empresa, de forma a otimizá-la. O nosso objetivo consistiu em desenvolver um processo de cálculo de custos onde fosse possível alocar custos de conversão, com base em horas de laboração a taxa teóricas, aos respetivos produtos. Este não só é de grande utilidade para a empresa que foi objeto de análise , nomeadamente o reporte trimestral dos custos de produção em vez do reporte anual, como representa um importante contributo para outras PME's que enfrentem o desafio de calcular e gerir estruturas de custos industriais no setor agroalimentar
- Estudo da relação entre os níveis de satisfação e taxas de absentismo dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de PortalegrePublication . Prates, Patrícia Alexandra Feiteira Ribeiro; Guerra, CristinaO estudo inseriu-se no projeto final de Mestrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas. A investigação teve como objetivo principal perceber a relação existente entre a taxa de absentismo e o nível de satisfação dos alunos da ESTG-IPP. E como objetivos secundários, identificar a perceção dos alunos nas variáveis antecedentes da satisfação: imagem, expetativas, qualidade apercebida, valor apercebido e nas variáveis consequentes da satisfação: reclamação, lealdade e recomendação, bem como, identificar os principais fatores responsáveis pelo absentismo na ESTG-IPP. O absentismo é um fator considerado preocupante nas instituições do ensino superior e, com consequências no bom funcionamento das mesmas, daqui resulta a importância deste estudo. Após revisão da literatura sobre a temática em questão, optou-se pela aplicação do modelo de satisfação designado por Índice de Satisfação do Cliente Europeu (ECSI) que estuda as variáveis antecedentes e consequentes da satisfação anteriormente referidas. O instrumento de recolha de dados foi o questionário, este instrumento foi adaptado de Duarte, 2012. O instrumento foi estudado no que concerne à sensibilidade, fidelidade, validade de construto e validade externa. Os resultados obtidos apontam para um instrumento robusto capaz de medir o construto satisfação. Como forma a dar cumprimento aos objetivos deste estudo foram formuladas um conjunto de hipóteses de investigação que foram estudadas com recurso ao cálculo do coeficiente de Pearson. Foi possível identificar correlações entre as variáveis antecedentes e consequentes da satisfação e entre estas e a satisfação. Não obtivemos, no entanto, qualquer correlação entre o absentismo e a satisfação, nem entre o absentismo e as variáveis antecedentes ou consequentes da satisfação. Encontrámos relações entre o absentismo e a idade, o curso que o aluno frequenta, o local de residência habitual e em tempo de aulas, e ainda o grau de ensino. Sendo esta a variável que no modelo de regressão linear múltipla, utilizando o método stepwise, aparece como aquele que tem maior poder preditivo do absentismo. De uma forma geral, podemos concluir que os alunos estão globalmente satisfeitos com a ESTG-IPP e que a probabilidade de continuar a frequentar esta IES é elevada, assim como, de _________________________________” Estudo da relação entre os Níveis de Satisfação e Taxas de Absentismo dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre” iv a recomendar a familiares ou amigos. Foi também possível identificar as variáveis que na ESTG-IPP têm influência nas taxas de absentismo.