Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-29"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Title Sequences: the XX designersPublication . Teles, Djalme; Santiago, ElianaUma "title sequence" é um projecto de design com o objectivo de comunicar informações como o título, o elenco e outras informações técnicas de um filme através de técnicas visuais e do design gráfico de forma a aumentar a atenção do espectador. Apesar de todos os arquivos que existem, deparamo-nos ainda com uma falha quanto à organização visual da linha evolutiva desta temática, então, é exactamente isso que este projecto pretende explorar: um método de organização visual que comunique a linha evolutiva das "title sequences" durante o século XX. A infografia criada liga algumas das title sequences mais icónicas aos respectivos criadores, e consequentemente ao estilo de design nelas utilizado, assim sendo, através das manchas de cor é possível ler quais designers contribuíram com mais trabalho para a evolução do title design. Talvez nomes, como Saul Bass, sejam conhecidos por algum público familiarizado com esta área, no entanto, são inúmeros os criativos responsáveis por esta evolução cujo contributo nãos lhes foi reconhecido e ainda outros que continuam em completo anonimato. Na última etapa deste projecto, é pretendido cativar a atenção de uma equipa profissional para que transformem a maquete no seu aspecto final e que a usem como inspiração para a produção de um filme que comunique ao mundo a história do title design e o seu contributo na industria do cinema.
- O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalasPublication . Rocha, André; Vieira, FernandoNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino da Música do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEITA), realizou-se o presente documento que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte - constituída por um Relatório Final de PES - tem o intuito de procurar descrever, de uma forma analítica e reflexiva, o trabalho desenvolvido e observado pelo mestrando no estágio realizado na Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. A segunda parte - assume um papel mais académico, já que é um projeto de investigação e, neste caso, com uma parte criativa. O jogo como estratégia pedagógica de aprendizagem das escalas será o tema da investigação com a atenuante de ter também uma vertente de criação de um jogo, como método motivacional, para a aprendizagem e prática de escalas nos primeiros anos da prática instrumental. Esta segunda parte terá também uma análise dos resultados da aplicação do jogo e da sua eficiência