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- Comportamentos Indesejáveis e Diferenças Geracionais no Sector Hoteleiro de LisboaPublication . Mendes, Ana Catarina Ferraz; Wilks, DanielaO estudo apresentado nesta dissertação teve por objectivo estudar a percepção de comportamentos indesejáveis por parte de colaboradores de unidades hoteleiras e examinar se havia diferenças entre as gerações. Teve por base uma revisão de literatura sobre os temas em análise e focou-se no sector hoteleiro em Lisboa. Um questionário online foi enviado para os emails disponíveis nos websites dos hotéis da Área Metropolitana de Lisboa. No seu todo, foram recolhidas respostas a 142 questionários de colaboradores de diferentes unidades hoteleiras. Os resultados encontrados não permitem concluir que há diferenças geracionais no que respeita às percepções de comportamentos indesejáveis, mas permitem concluir que há diferenças no que respeita às intenções de turnover, exaustão emocional e dissonância emocional. A principal conclusão do estudo é que a gestão de pessoas tem que fazer uso de diferentes métodos para gerir diversas gerações a trabalhar conjuntamente na mesma organização. As unidades hoteleiras de Lisboa necessitam de desenvolver o potencial de cada geração, tendo em consideração a diversidade e a complexidade de cada geração.
- O Papel da Resiliência no Recrutamento de Funções Executivas e de Gestão IntermédiaPublication . Branco, Pedro Miguel da Costa; Wilks, DanielaNuma conjuntura altamente competitiva, vertiginosa e disruptiva, as organizações procuram profissionais de elevado desempenho, capazes de prosperar no caos e de tornar as ameaças num trampolim para o crescimento. Para indivíduos mais passivos, esta realidade pode revelar-se stressante e disfuncional. A resiliência está associada ao desempenho, e os indivíduos resilientes têm uma visão objetiva da realidade, definem objetivos ambiciosos e sabem como alcançá-los, improvisando na adversidade e materializando resultados organizacionais superiores. Realizou-se um estudo transversal, essencialmente quantitativo mas também qualitativo, a um universo de 77 indivíduos, candidatos em nove processos de recrutamento de duas empresas de headhunting (uma no segmento executivo, outra de gestão intermédia), mediante aplicação de uma escala de resiliência para adultos, adaptada à população portuguesa. Procurou-se perceber se a resiliência seria preditora de sucesso em processos de recrutamento de posições executivas e de gestão intermédia. Com base nos resultados obtidos não foi possível provar a hipótese em estudo, por não existir uma relação forte entre as duas variáveis testadas.