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- Marketing cultural: desenvolvimento de um plano de marketing para a Orquestra Académica da Universidade de LisboaPublication . Peixoto, Catarina Maria Silva; Sá, CarlosA Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) é uma orquestra destinada a criar um espaço de convívio e partilha da cultura e da música entre todos os elementos da comunidade académica da Universidade de Lisboa que tocam um instrumento. Com a elaboração deste projeto, pretende-se criar um plano de marketing, para a temporada 2017/2018, para a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa com a intenção de aumentar a sua visibilidade e torná-la numa referência no mundo das orquestras amadoras do país. Este plano de marketing procura encontrar soluções para os problemas reais desta organização criada em 2014 e conta com o apoio e informações fornecidas por membros da mesma. Na sua elaboração utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos através de inquéritos e entrevistas. As principais conclusões deste projeto relacionam-se com a aplicação do marketing no setor cultural e nas associações sem fins lucrativos e na necessidade subjacente de interligar estas áreas à OAUL. A valorização de um plano de marketing numa organização cultural é vital para estabelecer metas e atingir os objetivos pretendidos.
- Plano de Negócios: Epic Centro, uma Startup especializada em experiências turísticas na Região Centro de PortugalPublication . Milheiro, Ana Beatriz Dias de Jesus; Valentim, LuísO objetivo deste projeto é desenvolver um plano de negócios para criar a startup Epic Centro, um operador turístico especializado na zona turística mais versátil de Portugal, a Região Centro. Estamos perante uma nova vaga de crescimento turístico onde a procura por novas experiências é uma constante. Os turistas querem conhecer novos destinos e investir os seus recursos em experiências que realmente lhes proporcionem mais-valias. É importante conhecer as expectativas do mercado e procurar desenvolver ofertas que correspondam às suas necessidades, desejos e gostos. A Epic Centro estima este contexto e procura ter em atenção as expectativas que os potenciais clientes revelam ter, para criar experiências úteis, únicas e autenticas. Na revisão da literatura são abordados conceitos-chave ao projeto: marketing turístico, operadores turísticos e agências de viagem, marketing experiencial, experiências turísticas e plano de negócios. A natureza do projeto envolve uma metodologia secundária e primária. A primeira com o propósito de serem estudados conceitos-chave do projeto e a segunda com o objetivo de se conhecer em primeira mão o setor. Para tal foi feito um trabalho de campo onde se recolheram dados qualitativos junto de players de mercado e dados quantitativos através da aplicação de um questionário online a 322 inquiridos. Tendo sido meticulosa a construção das políticas de marketing-mix, o projeto termina com uma conclusão sobre a sua viabilidade estratégica e económico-financeira.
- Plano de Marketing Digital para a marca de Restaurantes ´Mercantina´Publication . Santos, Carolina Nunes Carvalho dos; Sá, CarlosNos últimos anos houve um grande crescimento de acesso à rede de internet, tornando-se num local privilegiado de comunicação, onde as pessoas pesquisam informação. O digital tornou-se importante nas decisões estratégicas de marketing, funcionando como uma ferramenta de obter uma vantagem competitiva sustentada. A marca Mercantina abriu o seu primeiro restaurante no Centro Comercial de Alvalade sob o lema “cucina per amici”, em novembro de 2013. Precisamente dois anos depois, em 2015, o segundo restaurante abriu no Chiado. A sua carta é composta por pizzas feitas em forno a lenha e serve outros pratos de inspiração italiana feitos com ingredientes frescos e caseiros. Este trabalho académico tem como finalidade a elaboração e aplicação de um Plano de Marketing Digital para os restaurantes Mercatina, uma vez que é notória a necessidade de proceder a algumas modificações no panorama da gestão de marketing digital. Para o desenvolvimento do plano de marketing digital irão ser utilizados os modelos dos autores: Adolpho (2016), Smith (2013), Horton (2015) e Torres (2010). O plano digital, parte integrante do plano de marketing global, faz uma análise da situação atual da organização e do seu meio ambiente, define a estratégia pretendida no online e posteriormente apresenta as táticas a adotar em termos de marketing digital, identificando as variáveis de medição para controlo de resultados, definindo o plano de ação e o respetivo orçamento. Com a execução deste plano espera-se que se verifiquem melhorias significativas, ao nível do número das visitas diárias, notoriedade do espaço e aumento da fracturação tanto na Mercantina Alvalade como na Mercantina Chiado.