Browsing by Issue Date, starting with "2017-05-03"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Como contribuir para o conhecimento dos alimentos e para escolhas alimentares saudáveis com um grupo de crianças em idade pré-escolarPublication . Vilhena de Mendonça Lobo, Maria Clara
- Trabalhar e envelhecer no meio ruralPublication . Oliveira, António Carlos Velez de; Amiguinho, AbílioA presente investigação debruça-se sobre o estudo do envelhecimento rural, escolhemos o concelho do Crato distrito de Portalegre por este se encontrar demasiado envelhecido e porque a sua população se dedicou ao trabalho agrícola no passado recente. Pretendeu-se com este estudo compreender a problemática, recorrendo a histórias de vida de pessoas que sempre trabalharam na agricultura, atividade predominante na época do Estado Novo e só abandonada após a democracia. Através de entrevistas semiestruturadas tentámos compreender esta problemática, tivemos como objetivo dar voz a todos aqueles que foram silenciados no período do Estado Novo e ignorados por esta democracia, para que assim as suas vidas sejam valorizadas pelas gerações mais novas e para que o seu esforço não tenha sido em vão. Este estudo revela que tiveram vidas atribuladas, passaram por grandes dificuldades e que tanto a democracia como a adesão à união europeia pouco lhes valeu, as suas pensões de reforma não lhes permite sair do limiar da pobreza. Pretendemos avaliar a satisfação dos ganhos adquiridos em relação aos cuidados primários de que hoje usufruem, de que forma o trabalho rural e as dificuldades vividas lhes permitem enfrentar a velhice de uma forma mais saudável ou o contrário se precisam nos dias de hoje de mais cuidados médicos na velhice, derivado à falta de condições que lhes causou doenças profissionais, isto porque ser trabalhador agrícola na época significava um esforço físico enorme. Para uma melhor avaliação utilizámos a escala de barthel. Foi do nosso interesse saber através das suas histórias de vida de que forma ocupam o seu tempo, quais os tipos de necessidades que sentem, o que lhes faz falta para que a velhice seja agradável e prazerosa.
- Como promover o desenvolvimento das relações sociais numa sala com crianças de três anos?Publication . Barradas Teixeira Lopes da Silva, Sofia Alexandra
- À descoberta das ciências na literatura infantil numa sala de educação pré-escolarPublication . Rodrigues Chambel Ferreira, Maria João
- Performance of the ATLAS Transition Radiation Tracker in Run 1 of the LHC: tracker propertiesPublication . ATLAS collaboration (2839 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe tracking performance parameters of the ATLAS Transition Radiation Tracker (TRT) as part of the ATLAS inner detector are described in this paper for different data-taking conditions in proton-proton, proton-lead and lead-lead collisions at the Large Hadron Collider (LHC). The performance is studied using data collected during the first period of LHC operation (Run 1) and is compared with Monte Carlo simulations. The performance of the TRT, operating with two different gas mixtures (xenon-based and argon-based) and its dependence on the TRT occupancy is presented. These studies show that the tracking performance of the TRT is similar for the two gas mixtures and that a significant contribution to the particle momentum resolution is made by the TRT up to high particle densities.
- Observation of $\Upsilon$(1S) pair production in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeVPublication . CMS collaboration (2279 authors); Calpas, Betty; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoPair production of Y(1S) mesons is observed at the LHC in proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=8 $ TeV by the CMS experiment in a data sample corresponding to an integrated luminosity of 20.7 fb$^{−1}$. Both Y(1S) candidates are fully reconstructed via their decays to μ$^{+}$ μ$^{−}$. The fiducial acceptance region is defined by an absolute Y(1S) rapidity smaller than 2.0. The fiducial cross section for the production of Y(1S) pairs, assuming that both mesons decay isotropically, is measured to be 68.8±12.7 (stat)±7.4 (syst)±2.8 ( $ \mathrm{\mathcal{B}} $ ) pb, where the third uncertainty comes from the uncertainty in the branching fraction of Y(1S) decays to μ$^{+}$ μ$^{−}$. Assuming instead that the Y(1S) mesons are produced with different polarizations leads to variations in the measured cross section in the range from −38% to +36%.
- Contributos do Cluster da Pedra na empresa Fravizel: Uma abordagem aos “distritos industriais” de Santarém e LeiriaPublication . Matias Dias Pereira, Vasco Miguel; Moreira de Carvalho, RuiO estudo contextualiza o comportamento da empresa Fravizel, nomeadamente ao nível da sua evolução tecnológica, tendo em conta o nível do contributo de outras organizações para a sua aprendizagem interna integrada na aprendizagem coletiva. A mobilidade de indivíduos chave, ao nível da região, as baixas barreiras de entrada para empresas inovadoras e da flexibilidade operatória fruto da emergência do cluster da pedra promoveram um reforço de dinamismo e de competitividade que a empresa tende a identificar, e valorizar. O trabalho pretende determinar qual o “modelo estratégico usado pela organização no sentido de adquirir o conhecimento necessário para o ganho de competências”. O estudo, de teor qualitativo, observou o modelo específico de produção da Fravizel apresenta um conjunto de características comuns aos denominados “distritos industriais italianos”, nomeadamente: (1) proximidade geográfica de pequenas e médias empresas; (2) existência de fortes relações entre as empresas, de competição e de cooperação; (3) desenvolvimento de relações informais entre os elementos do cluster; (4) competências complementares e (5) elevado nível de especialização das empresas e dos trabalhadores. A Região onde a empresa em estudo está sediada é caraterizada por fortes interações entre diferentes atores, desde a fileira dos moldes à da pedra, passado pela mecânica, a metalomecânica e a dos moldes o que oferece a um tipo de “fertilização cruzada” de “teres” e “saberes” que favorece o processo de desenvolvimento tecnológico. Assim, o processo de inovação organizacional (cluster) e tecnológico no setor tem apoiado o aumento da criação de valor que se traduz, por exemplo, no aumento das exportações dos produtos portugueses da fileira da pedra. O desafio colocado pelo modelo de cooperação compreende não só os maiores players nacionais, como abriu a estrada global através da participação em feiras e revistas da especialidade. Observou-se que o desejo de criar algo tende a levar a empresa a investigar não só em inovações que utilizam o conhecimento tecnológico existente, mas também em oferecer oportunidades para mudar as regras do jogo.
- Mudança Organizacional numa Empresa Gráfica: O Caso da Traços OriginaisPublication . Pereira Martins, Ana Raquel; Moreira de Carvalho, RuiAs empresas operam em ambientes extremamente dinâmicos e com mudanças disruptivas. A implementação de mudanças organizacionais é muitas vezes abrupta, e motivos como frustração ou pânico dos funcionários que tendem a criar barreiras e a dificultar a adaptação a novos paradigmas ou metodologias de trabalho. A gestão de prazos nas indústrias gráficas está intrinsecamente ligada ao desempenho do trabalhador, sendo por isso vital promover a rapidez de adaptação à mudança por parte dos trabalhadores. Este trabalho procura analisar a aplicação do “modelo de Kotter” na empresa gráfica Traços Originais, situada na Região do Porto, Portugal. A primeira fase da análise quantitativa deste estudo de caso, iniciou-se com um inquérito realizado em 2013 a trinta e três colaboradores. Após a análise e tratamento da informação recolhida, foram criadas medidas para responder aos problemas ou falhas detetadas. Para avaliar se as medidas surtiram alguma alteração no comportamento dos colaboradores repetiu-se em 2016 o mesmo questionário. Assim, analisou-se a aplicação do modelo de Kotter, ao longo dos últimos quatro anos, e explorar-se se as medidas implementadas tiveram impacto na opinião dos trabalhadores relativamente à empresa. Após análise dos resultados concluiu-se que existiu uma evolução positiva da visão dos colaboradores após implementação de mudanças organizacionais. Este estudo contribui para o enriquecimento das investigações na área da Mudança Organizacional, uma vez que conhecendo melhor a reação do Capital Humano à Mudança e a identificação dos pontos que devem ser explorados, mais facilmente as empresas definem as suas estratégias de crescimento e desenvolvimento. Desta forma, este estudo pode a investigação na definição de políticas de valorização deste ativo intangível em empresas do mercado gráfico.