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- Regras - Sim, nós precisamos. Regras e Limites em Educação Pré-Escolar: Estratégias PedagógicasPublication . Oliveira, Joana; Mestre, AméliaO presente relatório de investigação é o culminar de um processo de investigação ação desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar, com um grupo de crianças de três anos de idade. Procurámos aprofundar a reflexão sobre a necessidade de estratégias para implementar regras e limites nas crianças. Assim, concebemos um quadro teórico que nos possibilitasse argumentar a importância da implementação de regras e limites no espaço educativo e perceber quais as estratégias pedagógicas mais adequadas. Este trabalho foi apoiado pela investigação qualitativa, de acordo com o paradigma interpretativo, a partir do qual desejámos apoiar a ação educativa, selecionando e implementado um conjunto de estratégias previamente definidas e teoricamente sustentadas, com crianças de três anos de idade. A recolha dos dados teve por base a observação participante no contexto de estágio, notas de campo e pesquisa documental, em que estes foram sujeitos a análise e reflexão, a partir do quadro teórico apresentado. Os resultados da análise e reflexão das notas de campo e da observação vão ao encontro da opinião dos autores consultados em relação à importância de implementar regras e limites no espaço e ambiente educativo. Comprovou-se também que as regras assumem-se como um apoio prioritário na prática educativa no contexto pré-escolar. As regras e os limites devem ser implementadas logo que as crianças entram na creche e/ou no jardim-de-infância, ajudando e potenciando o desenvolvimento global da criança. Os resultados da análise de conteúdo da intervenção planeada demonstram que as estratégias selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento das crianças em todas as áreas, especialmente na Formação Pessoal e Social (FPS), contribuíram para uma melhoria significativa das interações e do ambiente educativo.
- A perceção dos Professores do Ensino Secundário acerca da Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Jesus Nogueira Fino Zorro, Rosa de
- Perspectivas dos Docentes de Educação Especial face à Inclusão dos alunos com Síndroma de Down no Ensino RegularPublication . Ribeiro de Jesus, Carina Afonso
- Measurement of event-shape observables in $Z \rightarrow \ell ^{+} \ell ^{-}$ events in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=$ 7 TeV with the ATLAS detector at the LHCPublication . ATLAS collaboration (2869 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutEvent-shape observables measured using charged particles in inclusive Z-boson events are presented, using the electron and muon decay modes of the Z bosons. The measurements are based on an integrated luminosity of $1.1~\mathrm{fb}^{-1}$ of proton–proton collisions recorded by the ATLAS detector at the LHC at a centre-of-mass energy $\sqrt{s}=7$ ${\mathrm{TeV}}$ . Charged-particle distributions, excluding the lepton–antilepton pair from the Z-boson decay, are measured in different ranges of transverse momentum of the Z boson. Distributions include multiplicity, scalar sum of transverse momenta, beam thrust, transverse thrust, spherocity, and ${\mathcal {F}}$ -parameter, which are in particular sensitive to properties of the underlying event at small values of the Z-boson transverse momentum. The measured observables are compared with predictions from Pythia 8, Sherpa, and Herwig 7. Typically, all three Monte Carlo generators provide predictions that are in better agreement with the data at high Z-boson transverse momenta than at low Z-boson transverse momenta, and for the observables that are less sensitive to the number of charged particles in the event.