Browsing by Issue Date, starting with "2016-06-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A inclusão de uma criança com perturbação do espectro do autismo.Publication . Teles, Sandra; Almeida, Ana PatríciaA inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é o tema desta dissertação. Através deste estudo pretendemos dar a conhecer esta problemática, tendo como base uma investigação fundamentada e rigorosa, no que diz respeito ao enquadramento teórico, bem como no que concerne à metodologia de trabalho de campo. Sendo esta uma temática atual, é de extrema importância estudar e aprofundar mais tudo o esteja relacionado com a mesma. Optou-se por abordar este tema, devido ao facto de termos observado alguns comportamentos de duas crianças autistas durante o estágio tanto no pré-escolar, como no primeiro ciclo. Todas as suas caraterísticas despertaram um interesse muito grande em entender como lidar com crianças com PEA. A presente investigação baseou-se num Estudo de Caso, de uma criança à qual foi diagnosticada a PEA. Este estudo teve como base tentar compreender de que forma a inclusão de uma criança, pode contribuir para o seu desenvolvimento, tentando perceber a progressão das suas aprendizagens desde o pré-escolar até ao presente (2.º ano do Ensino Básico). Através do mesmo, pretendemos compreender as estratégias utilizadas pela educadora e pela professora para incluir esta criança, bem como as estratégias utilizadas para que a evolução da mesma fosse mais eficaz. É ainda de extrema importância perceber a relação família/escola, devido ao facto de esta ser um dos pontos principais na evolução destas crianças. De modo a conseguirmos concretizar este estudo, foram realizadas três entrevistas: aos pais, à educadora de infância e à professora titular que o acompanha neste momento. Através destas, o objetivo principal foi compreender a evolução do aluno e adquirir algum conhecimento em relação às estratégias para intervenções futuras. Para além da realização destas entrevistas e, devido ao facto de termos realizado estágio na sala onde o aluno está incluído, foi possível observar alguns dos comportamentos e registá-los num diário de bordo, fazendo com que fosse possível complementar as informações dadas pela professora titular de turma. Inicialmente esta era uma criança muito introvertida e com comportamentos bastante distintos dos que apresenta hoje em dia. Apresentava também caraterísticas que já não são visíveis, conseguindo-se controlar melhor em situação de sala de aula. Ao nível da socialização é também notória a sua evolução. Tudo isto só foi possível através da relação sólida existente entre a escola e a família. Observamos também, que esta criança está integrada em contexto escolar e consegue adquirir as competências delineadas para o seu nível etário dentro das Orientações Curriculares definidas. O contexto escolar em que esta criança se insere é benéfico na aquisição de novos saberes e competências, onde a Educadora e a Professora, respeitando a diferença, foram/são os principais agentes da sua formação, promovendo o seu desenvolvimento integral. Com este estudo, pudemos verificar que a utilização de todas as estratégias tiverem um impacto muito grande no desenvolvimento do aluno, fazendo com que este tivesse uma evolução muito positiva. Também o apoio e cooperação da família foi crucial para o seu desenvolvimento, pois a sua participação e colaboração no processo educativo/terapêutico foi um fator decisivo no seu desenvolvimento. Concluímos que a inclusão de uma criança com PEA no ensino regular pode trazer benefícios tanto para a mesma, como para todos os que a rodeiam, sendo uma mais-valia no desenvolvimento das suas competências comunicativas e na interação social.
- Experience facilitation process e o posicionamento estratégico de unidades hoteleirasPublication . Barreiro, Pedro Manuel Jorge; Correia, AntóniaA indústria hoteleira é hoje reconhecida como uma indústria global, com produtores e consumidores espalhados por todo o mundo. Um dos grandes desafios dos nossos dias passa por maximizar a satisfação do seu consumidor e simultaneamente garantir um crescimento exponencial da procura face à concorrência. O EFP (Experience Facilitation Process) tem levantado novos desafios na gestão do turismo e da hotelaria, associado aos novos processos de gestão de negócios turísticos e à emergência de novos produtos e atributos valorizados pelos turistas. O presente estudo visa compreender até que ponto os hotéis facilitam a experiência turística e o usufruto dos seus hóspedes, maximizando a sua satisfação. Pretende-se, neste contexto, perceber se o posicionamento estratégico preconizado pelo sector coloca o enfase no elemento mais importante de uma organização, o cliente. Para o efeito, é proposto um modelo em que a EFP (Experience Facilitation Process) influencia a recomendação do hotel. O EFP é por sua vez explicado pela easiness in performance, pela tecnologia adotada, pela qualidade de F&B e pelas facilidades. O modelo foi empiricamente testado através da aplicação de uma amostra de 299 questionários recolhidos online. Tendo o modelo conceptual sido testado a partir dum modelo de equações estruturais, por recurso ao AMOS 21. Os resultados indicam que a perceção de experiência facilitada se traduz em indicadores tangíveis tais como a easiness in performance e a tecnologia. A facilitação da experiência determina a recomendação, ainda que esta recomendação seja modesta. As implicações teóricas e de gestão foram discutidas mostrando que a facilitação da experiência é um processo determinante para a satisfação dos turistas. Estes resultados empíricos, ainda que não generalizáveis, revelam a complexidade do serviço hoteleiro ao mesmo tempo que emprestam à análise do posicionamento competitivo uma nova perspetiva.