Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Integração do P-3C CUP+ Orion no NATO Alliance Ground SurveillancePublication . Pimenta, PedroO presente trabalho de investigação tem como temática a possível integração do sistema de armas P-3C CUP+ ORION, da Força Aérea Portuguesa, no programa multinacional de vigilância terrestre da NATO, o Alliance Ground Surveillance (AGS). O estudo realizado envolve a verificação da existência de requisitos operacionais definidos para os meios aéreos empregues no âmbito do programa AGS, a análise das capacidades Intelligence Surveillance and Reconnaissance (ISR) da plataforma P-3C, a fim de verificar o cumprimento dos referidos requisitos e validar a sua possível integração no sistema NATO AGS como um ISR National Asset. De modo a cumprir o objetivo inicialmente proposto, a análise efetuada permitiu interligar o conceito de capacidade no âmbito do programa AGS, com o conceito de capacidade ISR da plataforma aérea P-3C. Ambos os conceitos são analisados através do conteúdo obtido pelas diversas fontes bibliográficas, entrevistas realizadas e conversas exploratórias, com a finalidade de se retirarem conclusões que permitiram dar resposta às questões de partida e às questões derivadas. Considerando o enquadramento da cooperação internacional a nível da vigilância, concluiu-se que o sistema de armas em apreço pode integrar o programa da NATO, uma vez que possuí sensores de recolha de informação tecnologicamente evoluídos. Por outro lado, foi possível identificar limitações ao nível da transmissão de informação para outros sistemas, o que poderá trazer alguns problemas ou mesmo comprometer a possível integração no NATO AGS. É recomendada uma análise, avaliação e proposta da: participação da aeronave P-3C no programa NATO AGS; melhoria das capacidades ISR e comunicações da plataforma.
- A Colaboração de Portugal no Programa NATO Alliance Ground SurveilancePublication . Castelão, FranciscoEste trabalho de investigação, que se insere na área científica de Guerra de Informação, procura estudar o programa NATO Alliance Ground Surveillance (AGS), focalizando a investigação na participação de Portugal, através da contribuição da Força Aérea Portuguesa (FAP), com o objetivo de discutir as várias formas de participação no AGS, e respetivos benefícios. O AGS irá fornecer em breve à Aliança uma importante capacidade de Intelligence Surveillance and Reconaissance (ISR) com o objetivo de aumentar o seu situacional awareness, atuando como ferramenta de criação de superioridade de informação. Com o objetivo de responder à pergunta de investigação: Poderá Portugal, através da participação da Força Aérea Portuguesa, contribuir para a edificação do Programa NATO AGS e simultaneamente obter benefícios?; procede-se à análise dos custos e benefícios associados às diferentes participações no AGS, através de uma metodologia que aborda as seguintes dimensões: condições de contribuição no AGS e os benefícios para a FAP e para Portugal, de forma a explicar os conceitos de Contribuição, Benefício e Smart Defense. Através desta análise é possível concluir que a contribuição em género é particularmente vantajosa para Portugal no NATO AGS, abrindo espaço para uma participação da Força Aérea Portuguesa neste programa, através da disponibilização de meios.
- Integração do P-3C CUP+ Orion no NATO Alliance Ground surveillancePublication . Pimenta, PedroO presente trabalho de investigação tem como temática a possível integração do sistema de armas P-3C CUP+ ORION, da Força Aérea Portuguesa, no programa multinacional de vigilância terrestre da NATO, o Alliance Ground Surveillance (AGS). O estudo realizado envolve a verificação da existência de requisitos operacionais definidos para os meios aéreos empregues no âmbito do programa AGS, a análise das capacidades Intelligence Surveillance and Reconnaissance (ISR) da plataforma P-3C, a fim de verificar o cumprimento dos referidos requisitos e validar a sua possível integração no sistema NATO AGS como um ISR National Asset. De modo a cumprir o objetivo inicialmente proposto, a análise efetuada permitiu interligar o conceito de capacidade no âmbito do programa AGS, com o conceito de capacidade ISR da plataforma aérea P-3C. Ambos os conceitos são analisados através do conteúdo obtido pelas diversas fontes bibliográficas, entrevistas realizadas e conversas exploratórias, com a finalidade de se retirarem conclusões que permitiram dar resposta às questões de partida e às questões derivadas. Considerando o enquadramento da cooperação internacional a nível da vigilância, concluiu-se que o sistema de armas em apreço pode integrar o programa da NATO, uma vez que possuí sensores de recolha de informação tecnologicamente evoluídos. Por outro lado, foi possível identificar limitações ao nível da transmissão de informação para outros sistemas, o que poderá trazer alguns problemas ou mesmo comprometer a possível integração no NATO AGS. É recomendada uma análise, avaliação e proposta da: participação da aeronave P-3C no programa NATO AGS; melhoria das capacidades ISR e comunicações da plataforma