Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-25"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Action verbal fluency in Parkinson’s patientsPublication . Tello Rodrigues, Inês; Ferreira, Joaquim; Coelho, Miguel; Rosa, Mário; Castro-Caldas, AlexandreWe compared the performance of 31 non-demented Parkinson´s disease (PD) patients to 61 healthy controls in an action verbal fluency task. Semantic and phonemic fluencies, cognitive impairment and behavioural dysfunction were also assessed. The mean disease duration of PD was 9.8 years (standard deviation (SD) = 6.13). There were no age (U = 899.5, p = 0.616), gender(chi-square = 0.00, p = 1.00) or literacy (U = 956, p = 0.96) differences between the two groups. A significant difference was observed between the two groups in the action verbal fluency task (U = 406.5, p < 0.01) that was not found in the other fluency tasks. The education level was the only biographical variable that influenced the action (verb) fluency outcomes, irrespective of disease duration. Our findings suggest a correlation between the disease mechanisms in PD and a specific verb deficit, support the validity of the action (verb) fluency as an executive function measure and suggest that this task provides unique information not captured with traditional executive function tasks.
- A percepção da "Brand Personality" da marca BMW pelos consumidores portugueses e brasileiros, através do seu web site institucionalPublication . Merca, Ricardo Alexandre Freitas; Cruz, RuiO Mercado Automóvel tem uma grande relevância na economia global. Este estudo incide directamente no Mercado Automóvel de Portugal, Brasil e Angola. Embora não tenha conseguido fazer uma recolha de dados de todos estes países, pois os dados referentes a Angola são poucos e pouco fidedignos, os dados de Portugal e do Brasil são bastante significativos e espelham muito bem a importância deste Mercado em qualquer um destes países. Com este estudo pretendo conseguir mostrar a Brand Personality percebida pelos utilizadores do site oficial da BMW e perceber as diferenças na percepção, de três públicos de nacionalidades diferentes, em relação a um site que é praticamente igual nesses países, ou seja, quero perceber se a ideia de personalidade que o público tem da marca BMW é reflectida pelo seu website, se este transmite os valores que são intrínsecos a esta marca global. O estudo é efectuado através de um questionário efectuado online em Portugal, Brasil e Angola. No caso deste ultimo país, Angola, o estudo termina no questionário pois a quantidade de respostas conseguidas não consegue espelhar um perfil de personalidade da BMW através do website desse mesmo país. Para a realização deste estudo foi utilizado o modelo de Brand Personality da Professora Jennifer Aaker, que tem como parâmetros de avaliação os seguintos traços: Sinceridade, Entusiasmo, Competência, Sofisticação e Robustez. Além destas cinco dimensões, foi ainda adicionada a dimensão Emocional, retirada do livro Marketing Scales, uma dimensão que foi incluída com a finalidade de aprofundar ainda mais o estudo. Com este estudo conseguimos perceber que os dois países, Brasil e Portugal, têm percepções diferentes da marca BMW através do seu website, e isto é explicado pela personalidade da população de cada país. O Brasil em comparação com Portugal, tem uma percepção com valores mais altos em qualquer uma das 6 dimensões.