Browsing by Issue Date, starting with "2015-02-20"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A importância atribuída pelos pais ao ato de brincar dos seus filhosPublication . Saraiva, Sara; Barone, António
- Manifestações observadas no desenho infantil, no seguimento da narração de um contoPublication . Martinho, Vanessa; Quintela, MariaO presente Relatório Final, intitulado “Manifestações observadas no desenho infantil, no seguimento da narração de um conto”, teve como principal objetivo observar e explorar o desenho infantil posteriormente ao conto de uma história. Sendo duas temáticas que de algum modo se interligam, o conto de histórias e a representação gráfica infantil. Deste modo, pretendo investigar e analisar as manifestações observadas nos desenhos infantis após o conto de uma história, refletindo acerca do mesmo, baseando-me em autores de renome que façam referência a este mesmo tema, ou seja, a minha finalidade centra-se em explorar a contribuição de um conto para a realização do desenho infantil. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de investigação qualitativa, dado que, recorri à observação interpretativa que fiz ao longo do estágio realizado em valência de Jardim de Infância, como também, à análise de conteúdo de fontes documentais escritas, nomeadamente, livros pertencentes a autores que trabalharam os temas retratados ao longo do Relatório Final. Como conclusão, pretendo evidenciar a relação existente e notória entre o conto de uma história e posteriormente a sua representação através do desenho. Refletindo, sobre a importância que o tema de uma história tem no desenho, e também sobre o facto de as histórias influenciarem o desenvolvimento da imaginação e criatividade nas crianças. Por fim, refletirei acerca das representações realizadas pelas crianças sobre os contos, considerando que, as suas produções podem ser criadas através do desenho livre e/ou orientado.
- Infância, Média e Educação: conhecer e agir no pré-escolarPublication . Nogueira, Patrícia; Barone, António
- As percepções dos docentes sobre a inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo.Publication . Oliveira, Diana Isabel Bernardes Morais; Torres, ZéliaDesde 1994, com a Convenção da Declaração de Salamanca, todos passaram a ter direito à educação. Em consequência, as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) estão cada vez mais presentes nas salas de aula, em particular as portadoras da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Esta problemática carateriza-se essencialmente por dificuldades ao nível da socialização/interação social, a comunicação/linguagem e a imaginação/jogo simbólico. Quais as perceções que os educadores de infância e professores do ensino básico têm relativamente à Inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo? Foi esta a questão em que se baseou o presente estudo considerado de carater exploratório e descritivo, cujo objetivo foi perceber se os professores conhecem as principais características do autismo; saber a opinião deles face à inclusão destes alunos. Através da revisão bibliográfica, delineou-se um questionário, que foi realizado a 41 educadores/professores do ensino básico, que tiveram nas suas salas alunos portadores de PEA. Os resultados revelaram que os docentes, apesar de colaborarem no processo inclusivo, manifestam dificuldade em identificar e avaliar estes alunos por não terem formação especializada, por terem falta de conhecimentos científicos, pela falta de um método de ensino diferenciado, falta de recursos humanos e principalmente por terem excesso de alunos por turma, das quais consideramos estas dificuldades como uma barreira à inclusão.
- Measurements of the Nuclear Modification Factor for Jets in Pb+Pb Collisions at $\sqrt{s_{\mathrm{NN}}}=2.76$ TeV with the ATLAS DetectorPublication . ATLAS collaboration (2890 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, Helmut
Measurements of inclusive jet production are performed in pp and Pb+Pb collisions at sNN=2.76 TeV with the ATLAS detector at the LHC, corresponding to integrated luminosities of 4.0 and 0.14 nb-1, respectively. The jets are identified with the anti-kt algorithm with R=0.4, and the spectra are measured over the kinematic range of jet transverse momentum 32<pT<500 GeV and absolute rapidity |y|<2.1 and as a function of collision centrality. The nuclear modification factor RAA is evaluated, and jets are found to be suppressed by approximately a factor of 2 in central collisions compared to pp collisions. The RAA shows a slight increase with pT and no significant variation with rapidity.