Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-17"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância do controlo de gestão em empresas de sucesso: estudo de caso Delta Cafés SGPS, S.A.Publication . Silva, Ana Maria Pereira da; Reis, HenriqueA globalização, em resultado do progresso tecnológico, conducente a uma maior velocidade na circulação da informação, bem como a melhoria dos meios de transporte, permitindo maior proximidade entre os territórios, implicam uma maior criatividade na gestão dos negócios, uma maior capacidade de inovação e um espírito mais empreendedor, dado que os clientes se tornaram mais exigentes e mais conscientes dos seus direitos. Nos anos mais recentes os gestores mudaram a sua forma de actuar e adoptaram métodos inovadores que privilegiam cada vez mais o controlo, quer a nível operacional, quer a nível estratégico, o que permite medir o desempenho das Organizações e implementar medidas correctivas sempre que se verifiquem desvios face ao planeamento realizado e aos objectivos definidos. Neste contexto, o Controlo é uma função muito relevante da Gestão, uma vez que o processo de acompanhamento da estratégia se tornou fundamental. Após revisão de alguma literatura relevante sobre o tema, definiu-se o objectivo principal deste trabalho, o qual consiste em compreender como o Controlo de Gestão da Delta Cafés SGPS, S.A. se processa e qual a sua relevância para o processo de gestão. Para atingir este objetivo optou-se pela metodologia de estudo de caso, com recurso a entrevista e análise documental como fontes de informação. Os resultados obtidos foram objecto de análise qualitativa que permitiu traçar considerações fundamentais à conclusão do estudo. Na abordagem sobre a temática, ficou claro que o controlo de gestão deve ser a junção perfeita de indicadores financeiros e não financeiros que transmitam a visão e missão da empresa a todos os elementos da organização de modo a potenciar a criação de valor e permitir a avaliação do desempenho. A Delta Cafés SGPS, S.A. destaca-se sem dúvida pela sua apetência à mudança, responsabilidade social e ambiental, diálogo entre os diferentes níveis hierárquicos e serviço voltado para o cliente. Aliado a um sistema de gestão integrada a empresa aplica diversas ferramentas de controlo que lhe conferem sucesso. Assim, o princípio fundamental para que uma empresa obtenha sucesso é a integração e processo contínuo entre a definição de objectivos e respectivo controlo e monitorização do desempenho, permitindo avaliar os resultados e verificar desvios, concluindo das suas origens.
