Browsing by Issue Date, starting with "2014-04-03"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A importância do jogo no processo educativo de crianças com Perturbação Hiperativa com Défice de AtençãoPublication . Reis, Maria de Fátima de Almeida; Gonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva PiresO jogo pode ser utilizado como uma metodologia de trabalho extremamente rica permitindo à criança que, ao mesmo tempo que se diverte e descontrai, beneficie ainda de momentos de aprendizagem criativa. Com este trabalho pretendemos apresentar de forma resumida a Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), as suas causas, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de verificar a importância do jogo no desenvolvimento de crianças com esta perturbação. Pretendemos mostrar que os jogos podem ser ferramentas muito úteis no desenvolvimento destas crianças, ajudando para que aprendam a viver em sociedade, e uma ajuda para que o processo de ensino e aprendizagem seja bem-sucedido. Ao professor compete decidir usar ou não o jogo como metodologia, motivando os seus alunos e proporcionando-lhes momentos de aprendizagem singulares.
- Concepção do balanced scorecard na Fisipe S.A.Publication . Páscoa, João Manuel Dionísio; Ribeiro, Joaquim SilvaFace à actual conjuntura económica, a gestão das organizações tornou-se um grande desafio. O Balanced Scorecard poderá ser uma ferramenta de gestão estratégica fundamental. A formulação dos objectivos, iniciativas, metas e indicadores, pelas quatro perspectivas do modelo, considerando as relações causa-efeito entre as mesmas, permite uma gestão mais coerente com a nova realidade. Em varias organizações mundiais, o Balanced Scorecard é já uma ferramenta utilizada, pois permite melhorar o planeamento estratégico e consequentemente cumprir a missão. As organizações que possuam uma fraca cultura de gestão estratégica, têm através do Balanced Scorecard a possibilidade de melhorar o seu desempenho. Em organizações que não seja normal definir uma estratégia, verifica-se a necessidade de desenvolver um modelo, com as necessárias adaptações à realidade da organização, que permita a comunicação, clarificação e gestão da estratégia. O presente trabalho pretende desenvolver um Balanced Scorecard para a Fisipe, cuja concepção irá auxiliar a alcançar os objectivos estratégicos da empresa. Neste sentido, definiram-se os objectivos estratégicos, as iniciativas, as metas e os indicadores para as diferentes perspectivas (financeira, clientes, processos internos, e recursos), considerando as relações de causa-efeito entre elas. Foram também apresentados os vectores estratégicos, que conduzirão à realização da missão. O modelo concebido vem complementar a informação financeira existente na organização, com informação proveniente dos clientes, processos internos e aprendizagem e inovação.
- Versatilidade no aparelho pré-ajustado MBT - uma revisão sistemáticaPublication . Melancia, Tanya; Barata, Ana Raquel; Alves, Valter; Delgado, Ana
- Manual/Instruções de Trabalho para a Integração de Enfermeiros e Alunos no Programa de Saúde Infantil e JuvenilPublication . Duarte, Alcina; Carvalho, GraçaAtualmente a melhoria da qualidade nos cuidados de saúde implica a passagem de uma prática baseada na experiência para uma baseada na evidência científica; na melhoria tendo por premissa não só o desempenho profissional, mas também os cidadãos como parceiros; de uma qualidade mono-disciplinar, para cuidados partilhados; de uma educação profissional contínua e avaliações de qualidade, para uma gestão da saúde, num contexto de melhoria contínua da qualidade. À Ordem dos Enfermeiros é imputada a defesa da qualidade dos cuidados de enfermagem à população. Cabe a cada enfermeiro, individualmente e em coletivo no contexto do seu exercício, refletir, analisar e prosseguir diariamente na procura da excelência do exercício. A gestão da qualidade parte do empenhamento dos profissionais que funcionando como um todo dentro de um núcleo específico com o objetivo de atingirem o mesmo fim, estabelecem estratégias que visem alcançar esse fim. Neste contexto surge a elaboração do Manual / Instruções de Trabalho para a integração e prestação de cuidados dos enfermeiros e alunos de enfermagem no Programa de Saúde Infantil e Juvenil na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Baixa da Banheira. Visando a melhoria da articulação, comunicação, continuidade de cuidados, entre a equipa de Enfermagem, pois só em conjunto se poderá desenvolver ações que visem a aquisição dessa qualidade e que contribuam para o desenvolvimento / harmonioso da criança / jovem e sua família.
- Coabitação de humanos com animais domésticos em ambiente familiar urbanoPublication . Albuquerque, Paula Cristina Fonseca de; Batista, António SarmentoO devir dos padrões sociais e das famílias com permanente vínculo aos animais de estimação, esta a ampliar na cultura de consumo a indústria dos produtos pet’ e consequente I&D destes. A presente monografia pretende aferir na domesticação do cão e/ou gato (AE), a realidade concreta nas estruturas familiares urbanas, hábitos sanitários dos AE e saúde pública. Identificar fatores caracterizadores de sensibilidade. Sugerir uma plataforma de união com o bem-estar, nos direitos, deveres, com obrigações reguladas pela legislação, na coabitação de humanos com AE. Constata-se o desenvolvimento de esforços comerciais, legislativos, tecnológicos e associativos que, entre outros, caminham para mitigar os novos paradigmas de higiene e saúde pública. Este estudo assenta num problema difícil de mitigar, nas atitudes da coabitação com os AE e densidade populacional dos mesmos em espaços urbanos. Ou seja o problema do ponto de vista dos munícipes do fim a dar aos excrementos deixadas involuntariamente pelos AE nas habitações urbanas e nos espaços públicos, na ótica da higiene e saúde pública. Com intuito de alertar para o problema e minimizar as zoonoses. Beneficiando as famílias, os AE (e.g. abandonos) e a comunidade em geral. Menos dispendiosa para o governo, para a sociedade, que ajude na organização jurídica e que permita enraizar uma nova cultura de hábitos de higiene na coabitação com cão e/ou gato, conduzida por uma patente registada. Toda esta solução coliga em si, numa forte gestão comercial e de I&D de produtos Pet’s. A metodologia da investigação quantitativa, efetivada com a análise estatística no SPSS, ao questionário divulgado entre o fim de 2012 e 1ºtrimestre de 2013, da qual resultou uma amostra aleatória de 1180 munícipes na junta de freguesia de Agualva, Cacém, Cascais e Estoril. Aferiu-se pelos resultados que os munícipes com ou sem AE reivindicam uma legislação mais atuante que controlo e mitigue os excrementos dos AE, deixados involuntariamente nas habitações e espaços públicos. Incentivam uma nova cultura que mitigue zoonoses e melhore hábitos de saúde pública. Os munícipes manifestaram sensibilidade antropomórfica e assumem que colaboram com as obrigações legais. A presente dissertação está organizada em cinco capítulos: o Capitulo I, introduz a espectativa da investigação; o Capitulo II trata a revisão da literatura; o capítulo III apresenta a investigação metodológica; o Capitulo IV apresenta os resultados da metodologia aplicada; e o Capitulo V encerra o estudo com conclusões, contribuições esperadas e sugestões para futuras investigações.
- A Rentabilidade Financeira como Alavanca da Competitividade das PME em PortugalPublication . Alarcão, Ana Sofia; Magalhães, JoséO tecido empresarial português é constituído maioritariamente por Pequenas e Médias Empresas (PME). O estudo procura identificar as estratégias a adotar por parte das empresas para serem mais competitivas no mercado nacional e internacional. Assim, realizou-se uma breve caracterização do tecido empresarial português, onde foram referidos temas como a estrutura das PME, a Competitividade e as PME em Portugal. Posteriormente foi feita uma análise sobre o efeito patamar como alavanca da competitividade das empresas em Portugal.
- A Tributação do Rendimento das Empresas em Portugal e no Brasil: Um Estudo Comparado Sobre Otimização do Sistema FiscalPublication . Costa, Marluce; Caiado, António; Pereira da Silva, LuísEste trabalho procede à comparação do imposto sobre o rendimento das empresas em Portugal (IRC) e no Brasil (IR). Parte da definição de sistema fiscal ótimo e do papel da tributação para a competitividade das empresas como objetivo a alcançar pelos países. Analisa os conceitos legais fiscais básicos como empresa e rendimento e descreve os impostos IRC e IR nos dois países. Utiliza um estudo de caso concreto de uma empresa a que em condições iguais são atribuídos os mesmos números contabilísticos para o balancete geral de 2012, quer para Portugal, quer para o Brasil. Feito esse exercício é apurado o imposto devido nos dois países. A conclusão básica é que em Portugal e no Brasil o nível de imposto sobre o rendimento das empresas é idêntico, sendo, no entanto muito elevado, não contribuindo para um sistema fiscal ótimo e competitividade das empresas.
- Contributo da Contabilidade Analítica para o Aumento da Produtividade das PMEs PortuguesasPublication . Macedo, Ana Isabel; Magalhães, JoséAs PMEs representam cerca de 99,9% das empresas em Portugal. Na área da gestão, a análise das PMEs representa uma fonte inesgotável de temas. A produtividade é um dos temas mais importantes para a sobrevivência destas empresas. A utilização da contabilidade analítica pode ser uma ferramenta de gestão que contribui para esse sucesso. O aumento da produtividade pela implementação da contabilidade analítica deve implicar que as empresas se tornem mais competitivas. O título desta dissertação é “Contributo da contabilidade analítica para a produtividade das PMEs portuguesas”. Apesar dos diversos estudos e artigos existentes sobre a contabilidade analítica, e outros sobre a importância da produtividade das empresas, não foi encontrado nada que relacionasse estas duas variáveis. Encontrar uma correlação entre elas pode trazer uma mais-valia às empresas e inclusivamente ao meio académico. Este estudo vai procurar responder à pergunta “Qual o contributo da contabilidade analítica para o aumento da produtividade das PMEs portuguesas?”. Para isso, vai procurar confirmar a hipótese da existência de uma correlação positiva entre estas duas variáveis: a existência de contabilidade analítica e um bom nível de produtividade. A metodologia a seguir será a realização de um questionário a uma amostra de 1000 empresas do universo das PMEs, na área industrial, de comércio e serviços, para perceber se usam ou não a contabilidade analítica e de que forma. Serão recolhidos dados secundários obtidos no INE, IAPMEI e nos relatórios de contas das próprias empresas com vista à medição da produtividade. Este estudo esperava encontrar uma correlação entre a utilização da contabilidade analítica e o aumento da produtividade, de forma a contribuir para ajudar as PMEs a alcançar o sucesso de forma sustentada, tornando-se mais competitivas. Isto não foi conseguido, mas sugere-se a elaboração de um estudo mais profundo e diversificado, para tentar provar esta correlação.