Browsing by Issue Date, starting with "2014-01-28"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição para o desenvolvimento de uma tela biodegradável para o controlo de infestantesPublication . Rodrigues, Luís Miguel da Silva Magalhães; Ferreira, Célia Maria DiasRESUMO Atendendo ao incremento sucessivo do custo do petróleo, a opção pelo uso de telas anti-infestantes terá, muito certamente, a longo prazo, que implicar a substituição dessa matéria-prima no seu fabrico. Este estudo visou desenvolver e testar um novo modelo de tela para o controlo de infestantes, recorrendo a fibras de Cyperus longus. O comportamento desta tela protótipo, no controlo de grama (Cynodon dactylon) e junça (Cyperus rotundus) e na produtividade de morangueiros, foi comparado em ensaios em vaso com o de outras coberturas do solo – tela de polietileno, de polipropileno e casca de pinho. Comparando as mais-valias permitidas pela tela protótipo face à casca de pinho, também um material proveniente de fontes naturais renováveis, o uso desta tela revelou-se bem mais vantajoso, atendendo aos parâmetros analisados neste trabalho. Equiparando com as telas de utilização mais convencional, de polietileno e de polipropileno, a tela protótipo mostrou constituir uma excelente alternativa, com mais-valias, no geral, ao mesmo nível, atendendo aos parâmetros de análise aqui considerados. Para viabilizar tirar partido dos resultados bastante promissores advindos do uso desta tela protótipo, o seu fabrico deverá ser suscetível de industrialização. Palavras-chave: controlo de infestantes, Cynodon dactylon, Cyperus longus, Cyperus rotundus, matérias-primas biodegradáveis e renováveis, telas para cobertura do solo Página V ABSTRACT Given the ever increasing oil cost, the decision to use anti-weed mulch covers will, very certainly, in the long term, involve the replacement of this raw material in its manufacture. This study aimed to develop and test a new model for a mulch cover to control weeds, using Cyperus longus fibers. The behavior of this prototype mulch cover to control bermudagrass (Cynodon dactylon) and purple nutsedge () and in strawberry productivity was compared to other mulch covers – polyethylene and polypropylene films and pine bark. The prototype mulch cover is a superior material to pine bark, when comparing mulch covers made from natural renewable sources, within experimental parameters analyzed. Results have showed that prototype mulch cover had the same performance than conventional mulch covers (polyethylene and polypropylene), and so it can be a viable technical alternative. To take advantage of the very promising results arising from the use of this prototype mulch cover, its production must be susceptible of industrialization. Key-words: biodegradable and renewable raw materials, Cynodon dactylon, Cyperus longus, Cyperus rotundus, soil mulch covers, weed control
- Ética e educaçãoPublication . Lara, Maria do Carmo; Vale, Paulo
- O educador enquanto mediador entre a criança e as obras de arte - estratégias observadas na prática educativaPublication . Oliveira, Filipa; Quintela, Maria
- Filigrana: do presente para futuros em PortugalPublication . Ribeiro, JoanaUma das técnicas de joalharia mais antigas e mais difundidas do mundo é a filigrana. Em Póvoa de Lanhoso, existe a crença de que esta técnica terá surgido e ter-se-á fixado em Portugal nesta região. A Oficina do Ouro, onde estagiei, é uma empresa de tradição familiar sediada em Póvoa de Lanhoso, cujas origens remontam a três gerações dedicadas ao trabalho do ouro e da prata e, em particular, à arte da Filigrana. Neste relatório de estágio é descrita a minha experiência enquanto primeira designer de joalharia da Oficina do Ouro. São apontadas as dificuldades e lacunas existentes nesta área e algumas soluções através de comparações com empresas e designers na área da joalharia e do produto. Como forma de comparação de experiências e opiniões, efectuei entrevistas a Liliana Guerreiro, Liliana Alves (com empresas em nome individual), Carla Gomes (designer residente na Ouronor desde 2005) e a profissionais da área do marketing como Ana Gomes, marketer da empresa Boca do Lobo e Isabel Garcia, técnica de comunicação e marketing da marca TIFFOSI. Desta forma são mostrados vários pontos de vistas de pessoas com experiência na área, para enriquecer o texto.
- eBike - sharingPublication . Dias, EmanuelO documento apresentado consiste num relatório de estágio com a duração de sete meses. Este trabalho serve para efeitos de conclusão do Mestrado em Design de Produto e Interfaces da ESAD-Escola Superior de Artes e Design situada em Matosinhos. O Estágio Curricular que consolida este trabalho foi efectuado na empresa IDEIA.M situada no Porto. Um dos projectos e objectivos desta empresa consiste na entrada no mercado dos sistemas de equipamentos dedicados á mobilidade urbana, equipamentos de partilha de bicicletas. Desta forma fomos chamados a configurar um sistema de bike-sharing funcional e operacional num ambiente urbano desde a estrutura de interfaces até ao desenvolvimento da bicicleta neste caso eléctrica, um sistema de doca, um quiosque e finalmente a orgânica do sistema em si. A descrição deste trabalho sob forma de relatório de estágio, visa a explicação do processo de desenvolvimento projectual, que conduziu à experimentação de soluções distintas, tanto para a doca como para o quiosque. O objectivo seria a avaliação das diferentes propostas, a ponderação das suas qualidades inerentes e exequibilidade, tanto a nível de prototipagem e testes como a coerência entre os recursos disponíveis e os mais ambiciosos objectivos pré estabelecidos.
- O CONTRIBUTO DAS SOCIEDADES DE CAPITAL DE RISCO PARA O EMPREENDEDORISMOPublication . Pires Caldeira, Rui Manuel; Magalhães, JoséO impacto do capital de risco no desenvolvimento económico, como catalisador do empreendedorismo e inovação, assumindo um papel muito importante nos mercados financeiros mais desenvolvidos, é ainda relativamente incipiente na economia Portuguesa. Contudo, existem sinais de mudança. Ao longo desta tese iremos estudar a hipótese que a indústria de capital de risco portuguesa ser ainda pouco desenvolvida, servindo principalmente como fonte alternativa de financiamento de expansão da actividade maduras ou saneamento de dívida. A não assunção de um papel activo no desenvolvimento do empreendedorismo, resulta principalmente de um mercado financeiro bank-oriented? O aumento das investigações sobre o empreendedorismo, acaba por ser um reconhecimento da importância que o fenómeno assume no desenvolvimento das economias. É um incentivo para que cada vez mais gente arrisque, e inicie um negócio. O porquê de estudar o empreendedorismo? Não existe uma resposta certa mas sim uma lista de respostas: • o empreendedorismo é uma fonte de criação de emprego muito importante, para alguns autores é mesmo a mais importante; • o empreendedorismo desempenha um papel fundamental na introdução de inovações na economia e constitui, inclusive, o mecanismo que leva a economia e a própria sociedade a evoluir e progredir; • o empreendedorismo constitui uma importante opção de carreira para uma parte importante da força de trabalho; • o empreendedorismo tem um impacto muito importante no desenvolvimento regional e no crescimento das economias.
- Análise Financeira da RHmaisPublication . Silva, Soraia; Magalhães, JoséO presente relatório descreve as atividades realizadas no período de estágio curricular, no âmbito do Mestrado de Gestão Financeira no Instituto Superior de Gestão. Este estágio teve a duração de 120 horas e foi realizado na área financeira da empresa RHmais, uma empresa portuguesa especializada na Organização e Gestão de Recursos Humanos. O relatório presente destina-se não só a descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio mas também a fazer uma ligação com a matéria abordada durante a licenciatura e o mestrado. Durante o período de estágio foquei-me em realizar a análise financeira da RHmais, calculando indicadores de estrutura, equilíbrio, rendibilidade, funcionamento e risco. Estes indicadores permitiram-me analisar a evolução da empresa nos últimos 4 anos. Este trabalho está assim dividido em 3 capítulos: o primeiro onde é realizada uma breve apresentação e análise da empresa em causa, o segundo onde é feita uma contextualização teórica da análise financeira e por último, a análise económica e financeira da RHmais. Para a concretização desta análise recorri a documentos financeiros disponibilizados pela empresa, como o balanço e a demonstração de resultados. Estes documentos contabilísticos permitiram-me analisar indicadores como a autonomia financeira, endividamento, solvabilidade, fundo de maneio, entre outros, podendo desta forma avaliar a RHmais em termos económicos e financeiros. Em anexo a este relatório seguem os vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que serviram de base para algumas conclusões realizadas.