Browsing by Issue Date, starting with "2014-01-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Design epidérmico: do uso à experiência uma perspectiva de design experiencialPublication . Albuquerque, MiguelA necessidade do culto da imagem e o exponencial aumento do consumo, bem como a urgente intensificação da dimensão da moda, revelam-se em algo que se expressa à flor da pele. Se em tempos a pele foi sendo entendida como estanque e imutável, como produto de um acaso da natureza, como algo perene e eterno, esta parece ter vindo, aos poucos, a perder essa dimensão axiomática. Assim, e ao invés de uma obrigatoriedade, a pele encerra-se cada vez mais como uma possibilidade, como uma alternativa, como fruto de uma opção individual e contextual. As crescentes possibilidades de alterar a forma e feitio, bem como a sua dimensão eminentemente reactiva e interactiva, fazem com que o conceito de pele se aproxime cada vez mais do design: na sua forma potencialmente mutável (morfologia), na íntima relação que o sujeito desenvolve com o tempo e o espaço em que se insere (“espumas”), na construção de um acontecimento e acção constantes (performance), na possível experiência que dela se pode retirar (experiência e uso). Neste sentido pele e design remetem, ambos, para algo que determina e é determinado, que julga e é julgado, que molda e é moldado proporcionando, a todo o instante, uma possível realidade e experiência centradas no design e no utilizador.
- Novas abordagens de experiência e participação social no projeto suburbanoPublication . Portugal, MariaO fim da cidade moderna encontrou a demolição, reestruturação ou requalificação como os factores activos na alteração das suas estruturas internas e externas, tentando acompanhar, a partir da década de 60 do século XX, uma emergente e crescente era na urbanidade e da suburbanidade. A actualização e transformação da cidade despontavam, desta forma, um novo desafio à Arquitectura, Engenharia e Design, criando, já no século XXI, uma nova dimensão participativa e humana, em detrimento de uma tipologia historicamente industrializada, que respondia somente aos problemas quantitativos da habitação e vivência social. A intenção central desta dissertação analisa a intersecção de sistemas descentrados no contexto urbano, que adequam uma estrutura social a uma estrutura habitacional, remodelando os modos de actuação no projecto, através de uma visão cooperativa e produtora de profissionais e utilizadores, entre o projecto e o Homem. Procurando reflectir sobre o papel do Design e da Arquitectura como mediadores de novos conceitos transdisciplinares, esta dissertação demonstra como o seu diálogo se estende no mundo físico. A condição contemporânea considera e adapta uma forma harmoniosa à urbanística dos grandes empreendimentos, sendo as obras da dupla artística Haas and Hahn, do colectivo Bureau des Mésarchitectures e do arquitecto Alejandro Aravena, depois de rigorosamente contextualizadas e examinadas, elementos dessa atitude projectual. O cenário arquitectonicamente progressista e socialmente regressivo surge de uma metrópole sem solução de continuidade e com uma manifesta falta de interacção pessoal, desencadeadas por uma vontade de construção rápida e uma complexa e estratificada malha suburbana. A partir desta lógica, a reflexão assegura, através da articulação de um conjunto de exercícios projectuais contemporâneos, que a cidade transcultural é procurada e demandada, envolvendo os seus sujeitos migrantes no processo participativo, tirando partido dessa conquista mútua.
- Estudo e análise da sinalética presente em placas de nomes de rua: proposta de criação de um tipo de letra para identificação de ruas em placasPublication . Nogueira, JoanaA presente investigação consiste em reflectir sobre a importância da representação da identificação local de placas de nomes de rua, através da tipografia como valor de diferenciação, num mundo global, bem como das contribuições do design, nomeadamente do design de informação. Propõe-se, para isso, o desenvolvimento de um projecto que contempla a criação de um tipo de letra para placas de nomes de ruas num contexto real.