Browsing by Issue Date, starting with "2013-07-17"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Individual determinants of self-employment entry: what do we really know?Publication . Simões, Nádia; Moreira, Sandrina Berthault; Crespo, NunoThe analysis of the decision to enter into self-employment is a hot topic in economic literature. Among the elements that most directly influence this decision, individual factors are central. This study produces a comprehensive survey of the impact of these factors, covering both the theoretical arguments and the main conclusions emerging from the empirical studies. We analyze twelve critical determinant factors of the entry into self-employment grouped into seven categories: (i) basic individual characteristics (gender, age, and marital status and children); (ii) family background (parents and spouse); (iii) personality characteristics (risk attitude and other psychological traits); (iv) human capital (education and experience); (v) health condition; (vi) nationality and ethnicity; and (vii) access to financial resources. While for some of the factors solid conclusions can be found, for others additional research is still needed in order to shed further light on their influence.
- A intencionalidade educativa nas atividades lúdicasPublication . Mourão, Ana TeresaConsiderando o relevo que as atividades lúdicas alcançam no dia-a-dia do jardim-de-infância, é importante refletir sobre a intencionalidade que as anima. No presente trabalho, tenta-se mostrar em que medida havia autentica intencionalidade educativa nalgumas atividades lúdicas que apareceram no decorrer da minha prática pedagógica. Suportados na literatura que sustenta as atividades lúdicas como estratégias e oportunidades de aprendizagem das crianças, mais quanto se refere à presença da intencionalidade educativa no próprio processo de aprendizagem, tentou-se avaliar se a intencionalidade do educador era reconhecido na fase do planeamento da atividade, na definição de objetivos, na condução da atividade e na sua avaliação final.
- O papel do Educador na brincadeira das crianças, em contexto de crechePublication . Simão, Lúcia; Delgado, RaquelNo âmbito da Área Científica de Prática de Ensino Supervisionada PES, foi-nos proposto realizar um estudo exploratório. Assim, este trabalho consiste no relatório final sobre o referido estudo exploratório e que emergiu de uma situação corrente verificada na minha prática pedagógica e que se prende com a temática do papel do educador na brincadeira das crianças, tendo como principal preocupação analisar e perceber a eventual interação e mediação que este poderá ou deverá adotar nessa situação. Após uma reflexão sobre o tema escolhi o problema que pretendo estudar, e compreender, que é o seguinte: “Qual o papel do educador na brincadeira das crianças em contexto de creche?”. Este trabalho, tem como referencial teórico diferentes autores, entre eles: Catherine Garvey, Jean Piaget, Vigotsky, Erikson, Fein, Gabriela Portugal, Buhler e Lopes da Silva, e a metodologia utilizada foi baseada no paradigma qualitativo-interpretativo, utilizando como o instrumento de recolha de dados – notas de campo. Depois de analisadas as notas de campo estas foram organizadas em quatro categorias: Brincadeira Funcional, Ficcional, Recetiva e Construtiva, tendo como referência o autor Hugs. A partir da análise dos dados observou-se que as crianças de idades compreendidas entre os 18 e os 36 meses nas suas brincadeiras utilizam diferentes tipos de comportamento e utilizam materiais/objetos em função do significado que lhe atribuem e do seu nível de desenvolvimento. Este trabalho termina então, com algumas considerações finais relacionadas com as conclusões do estudo efetuado e, portanto, com as respostas que dou às questões levantadas no início do mesmo, referindo, ainda, constrangimentos sentidos e pistas para futuras investigações.
- Dando voz às crianças: Experiências de etnografia com criançasPublication . Tavares, Ana Raquel; Aires, AnaO presente relatório, foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar. Este relatório refere-se a um estudo que teve por base a minha intervenção com as crianças, sujeitos da investigação, na minha tentativa de compreender o modo como as crianças pensam a sua própria experiência de vida. Deste modo a problemática do estudo está intimamente ligada à importância de conhecer as crianças e ao modo como são capazes de atribuir sentido às suas experiências de vida, tentado dar resposta à pergunta “Como é que as crianças expressam o sentido que dão às suas vidas?”. O objectivo geral do estudo é, desse modo, compreender como é que as crianças dão sentido às suas experiências de vida através das narrativas que constroem sobre elas. Os objectivos específicos são: analisar de que forma as crianças são capazes de incluir nas suas narrativas experiências e vivências pessoais, compreender de que forma as crianças representam as suas famílias através da visualização de imagens e experimentar uma metodologia que dê voz às crianças e perceber se esta cumpre o objectivo de melhor conhecer as crianças. Para tal, foi utilizada uma Metodologia do tipo qualitativa interpretativa com recurso a instrumentos que potenciavam essa interacção, considerando o tempo de estágio como tempo “prolongado” de estadia em terreno. Com este estudo pretendo também conseguir chamar à atenção para a importância de dar voz às crianças, com o intuito de melhor conhecer as crianças e o que revelam saber como elemento instigador das práticas intencionalizadas dos educadores e professores.
- Characterisation and mitigation of beam-induced backgrounds observed in the ATLAS detector during the 2011 proton-proton runPublication . ATLAS collaboration (2914 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oliveira, Miguel Alfonso; Onofre, António; Palma, Alberto; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThis paper presents a summary of beam-induced backgrounds observed in the ATLAS detector and discusses methods to tag and remove background contaminated events in data. Trigger-rate based monitoring of beam-related backgrounds is presented. The correlations of backgrounds with machine conditions, such as residual pressure in the beam-pipe, are discussed. Results from dedicated beam-background simulations are shown, and their qualitative agreement with data is evaluated. Data taken during the passage of unpaired, i.e. non-colliding, proton bunches is used to obtain background-enriched data samples. These are used to identify characteristic features of beam-induced backgrounds, which then are exploited to develop dedicated background tagging tools. These tools, based on observables in the Pixel detector, the muon spectrometer and the calorimeters, are described in detail and their efficiencies are evaluated. Finally an example of an application of these techniques to a monojet analysis is given, which demonstrates the importance of such event cleaning techniques for some new physics searches.